Blog

06/01/2020
Por: VOLL

Conheça a relação entre carros autônomos e o mercado de mobilidade

O contínuo avanço da tecnologia atrelado à necessidade de aprimoramento no mercado de mobilidade faz dos carros autônomos uma das maiores tendências dos próximos anos.

Em pouco tempo, a possibilidade de uma direção autônoma perpassou do “talvez” para o “definitivamente possível”, depois tornou-se “inevitável” e, por fim, chegou ao “já disponível”.

Diante dessa realidade que tem potencial de permear os métodos tradicionais de mobilidade, é possível antecipar alguns dos seus impactos e sair na frente ao se posicionar.

Elaboramos este artigo para que você compreenda como os veículos que dispensam motoristas vão impactar a forma com que você vive e, inevitavelmente, também a maneira como sua organização se movimenta pelo mundo.. Continue lendo para se inteirar.

A automatização da mobilidade é inevitável; aliar-se a ela é uma escolha

Com o passar do tempo, cada vez mais se discute sobre a posição que máquinas, movidas pela inteligência artificial, podem ocupar entre os humanos.

Especula-se, inclusive, que, em alguns casos, os robôs poderão substituir os seres humanos na execução de determinadas tarefas como, por exemplo, a direção automotiva.

Embora os carros autônomos não sejam classificados exatamente como robôs, esses veículos possuem a capacidade de transportar pessoas sem a utilização de um condutor humano.

Qual é o segredo para toda revolução? Bem, a resposta é simples: a adaptação.

Uma revolução atrás da outra: o transporte urbano afeta a mobilidade no geral

Recentemente, a Uber protagonizou uma das maiores revoluções da mobilidade urbana com seu aplicativo de compartilhamento de veículos.

Agora, o futuro do transporte está na mão de gigantes do mercado, incluindo a própria startup, que segue investindo na tecnologia que consolidará os carros autônomos.

Gigantes da tecnologia como Apple, IBM e Intel estão tentando cortar sua fatia do bolo, em paralelo com empresas como a Ford, General Motors, Nissan, Tesla e Mercedes que investem bilhões de dólares em sua própria pesquisa e desenvolvimento.

Qual a relação entre os veículos independentes e a mobilidade corporativa?

A startup Plus.AI anunciou o sucesso da primeira viagem comercial de um caminhão autônomo que levava uma carga de alimentos perecíveis nos Estados Unidos.

Nota-se que esse elemento do IoT, ou Internet das Coisas, já impacta diretamente o âmbito corporativo — superando em muito as funções de auxiliar na prestação de informações à população sobre o trânsito nas diferentes localidades de uma cidade inteligente.

A maior demanda e segurança para empresas, além de um serviço cada vez mais padronizado e customizável, conforme as necessidades de cada cliente, escancara a necessidade de se posicionar para deixar a empresa da qual você faz parte  apta ao futuro que é agora.

Aliás, a VOLL pode ajudar (e muito) nesse processo. Saiba como, clicando no link.

Quando a tecnologia dos carros autônomos estará pronta em grande escala?

A promessa de reduzir acidentes nas estradas assim como a emissão de poluentes faz dessa tecnologia autônoma algo muito desejado em grande escala, em particular nas cidades inteligentes.

Assim, para tornar os carros autônomos viáveis, os testes que estão em andamento precisam garantir a segurança urbana, mas também será preciso adaptar as leis que regem o código de trânsito local.

Quer saber mais sobre a relação entre mobilidade corporativa e inteligência artificial? É só clicar aqui e ampliar o seu conhecimento sobre o assunto.

Você também pode se interessar:

11/08/2020
Por: Luiz Moura

A vez das novas necessidades na mobilidade corporativa

As constantes transformações na forma de ser de empresas e profissionais têm contribuído para que as necessidades pessoais e coletivas alternem de prioridade. Antes das recomendações de isolamento social, era provável que você tivesse interesse em adquirir um produto ou serviço que, dada a atual circunstância, pode ter deixado de ser uma necessidade latente. Quando […]

Leia mais
28/07/2020
Por: Luiz Moura

O importante papel da tecnologia na mobilidade para o período de retomada

Nada diferente dos demais processos evolutivos dos últimos séculos, a tecnologia vem tendo um papel importante na mudança de comportamentos durante a pandemia do coronavírus. Uma das grandes mudanças se refere à maneira como as pessoas decidem se locomover, tentando manter-se saudáveis e em atendimento às recomendações dos órgãos reguladores sanitários globalmente. Se, por um […]

Leia mais
20/07/2020
Por: Luiz Moura

O MaaS está florescendo para dar às pessoas a liberdade de mobilidade: transição para um novo paradigma

Diante das recentes movimentações econômicas, a indústria da mobilidade inegavelmente foi uma das que esteve em grande evidência. O modelo de ir e vir anterior, com grandes veículos carregando um número elevado de passageiros, começou a ser questionado por instituições e corporações — sobretudo pelas implicações em relação aos impactos na saúde pública. O mais […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.