Blog

04/11/2019
Por: VOLL

O que é IoT e qual é a sua relação com a mobilidade?

Relógios inteligentes e carros autônomos são apenas alguns dos exemplos que estão sendo conectados à Web por meio da Internet das Coisas (Internet of Things). Neste momento, uma pergunta permeia a cabeça de muitas pessoas: afinal, o que é IoT? Composta por dispositivos inteligentes, a IoT possibilita, dentre outras coisas, inovadoras formas de gerenciar e monitorar as operações de uma empresa em direção aos seus objetivos.

Atualmente, especialistas preveem que mais da metade dos novos negócios funcionará na IoT até 2020. Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você conheça melhor o mundo cada vez mais conectado. Afinal, quanto mais informações valiosas, mais sua empresa dispara na frente dessa corrida tecnológica.

O que é IoT e por que essa tendência tem grande capacidade de impacto no mercado?

A nova regra para o futuro será: “tudo o que puder ser conectado, será conectado” e isso norteia a resposta deste questionamento.

O IoT, ou Internet das Coisas em português, refere-se a grupos de dispositivos digitais inter-relacionados, tais como sensores industriais, que recebem identificadores exclusivos (UIDs) e a capacidade de coletar e transferir dados pela Internet, sem qualquer interferência humana.

Essa tendência pode culminar na quarta revolução industrial, bem como aumentar a produtividade, criar novas estratégias de produção e conhecer melhor o mercado. 

Carros autônomos dispensam motorista, volante e seguem rotas via smartphone

Veículos que dirigem sozinhos romperam a esfera da ficção e hoje fazem parte de uma realidade desenvolvida e testada por grandes corporações.

Para saber o que é IoT na prática, basta observar o protótipo desenvolvido pela multinacional Google: um carro elétrico que dispensa volante, embreagem, freio e motorista. Além disso, ele se conecta ao smartphone do usuário. Próprio para a mobilidade urbana, a iniciativa trabalha em prol da segurança com o propósito de reduzir o número de acidentes de trânsito.

A Uber, por sua vez, anseia reduzir custos e aumentar os lucros ao substituir motoristas por carros autônomos. Para isso, a companhia formará uma frota de carros sem motorista, compostos por sensores e softwares para dirigirem sozinhos.

IoT nas cidades: ampliação da mobilidade urbana

Reverter o alto índice de congestionamento nos centros urbanos, escassez de transporte público e elevados índices de acidentes de trânsito são algumas das principais razões para a aplicação da IoT nas cidades, como em mecanismos utilizados no controle de tráfego, por exemplo.

Nesse sentido, a Internet of Things representa uma solução que aprimora a vida das pessoas, afinal, mobilidade urbana também está relacionada a estar onde você precisa, com a menor fricção possível. 

Em uma escala mais ampla, a Internet das Coisas pode ser aplicada a redes de transporte, auxiliar a prestação de informações à população sobre o trânsito nas diferentes localidades de uma cidade e, desse modo, desenvolver “cidades inteligentes“.

Agora que você sabe o que é IoT e conhece a pluralidade do seu potencial de resolução, sua empresa também pode usufruir dessa cultura tecnológica para automatizar processos, otimizar o tempo, armazenar e analisar dados que embasam decisões estratégicas. Quer saber como? Agende demonstração da VOLL e veja nossa tecnologia funcionando na prática.

Você também pode se interessar:

22/01/2020
Por: VOLL

O que é democratização da tecnologia e como ela influencia a mobilidade?

A democratização da tecnologia vem transformando indústrias até então maduras. Mas você sabe o que isso representa para a mobilidade? Com o passar do tempo, mais pessoas têm acessado à tecnologia e isso, por sua vez, leva a desenvolvimentos e inovações mais ágeis no setor. Hoje, por exemplo, não é preciso que pessoas tenham o […]

Leia mais
15/01/2020
Por: VOLL

Saiba o que é DARQ e por que ele é importante para o futuro das empresas

A comunicação entre o público e as empresas vem se tornando cada vez mais digital e isso torna necessária a atenção ao conjunto de tecnologias que estejam dentro desse meio. Uma delas é o DARQ. Mas, afinal, o que significa DARQ? E por que ele é tão importante para o futuro das empresas? Redigimos este […]

Leia mais
13/01/2020
Por: VOLL

Por que é mais difícil chamar carro por app em certas áreas?

Adoção do conceito de zonas de risco pelas empresas levanta questões sobre acesso a serviços e segurança dos motoristas nas grandes cidades. Este conteúdo foi produzido pelos autores como trabalho final do Lab 99+Nexo de Jornalismo Digital, com o tema “A cidade como pauta: desafios e soluções de mobilidade urbana”, realizado na redação do Nexo, […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.