Blog

26/06/2019
Por: VOLL

Apps se aperfeiçoam para garantir mais segurança para usuários

Desde a chegada dos aplicativos de transporte no mercado de mobilidade, segurança é uma das pautas recorrentes em discussões sobre o setor. Essa é uma preocupação para usuários e especialmente para empresas, à medida em que a adoção dos apps para uso corporativo aumenta.

Em Salvador, de acordo com levantamento do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia, em apenas três meses, foram 482 motoristas excluídos de aplicativos, devido a queixas dos usuários.

Mas quem é responsável por garantir a segurança? Conforme a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), “as empresas respondem objetivamente pela segurança e integridade dos passageiros“. Diante disso, o que tem sido feito, pela empresas e pelo governo, para aprimorar o serviço e oferecer mais segurança?
No último mês, no Estado de São Paulo, entrou em vigor uma lei que estabelece normas mais rígidas que visam garantir a segurança dentro dos aplicativos. Em relação aos veículos: eles devem ser emplacados somente na capital, só podem ter até oito anos de fabricação e precisam passar por inspeção regular para avaliação de itens de segurança e higiene. Os motoristas, quando cadastrados, fazem cursos de aperfeiçoamento e passam por checagem de antecedentes criminais, a cada 12 meses. As empresas devem, também, compartilhar com a prefeitura dados sobre as corridas em ferramenta da Secretaria da Fazenda.

Uber e Serpro

Recentemente, a Uber fechou uma parceria com a Serpro (empresa de T.I. do Governo Federal), com o intuito de oferecer segurança de forma mais rápida e eficiente. A parceria permite que haja confirmação das informações cadastrais dos motoristas e dos veículos em tempo real, a partir de consulta à CNH do motorista e ao CRLV do carro.

Por meio de um software — Datavalid — existe a possibilidade verificar fotos digitalmente. Uma selfie é solicitada ao motorista no momento em que ele aceita a corrida ou logo ao ficar on-line no app.

Além disso, a empresa está investindo em seu primeiro Centro de Desenvolvimento Tecnológico na América Latina, com foco em segurança. Ao todo, por volta de 150 especialistas integrarão esse novo centro que visa o desenvolvimento de tecnologias que podem eventualmente se transformar em novos recursos e funções do aplicativo de mobilidade para todo o mundo.

Diante de tais medidas, é possível observar que as empresas estão preocupadas em garantir mais segurança para os usuários, e que, juntamente com o governo, vêm utilizando a tecnologia como uma ferramenta que contribui favoravelmente para isso. Para as corporações que utilizam os aplicativos como forma de transporte dos colaboradores, as leis e medidas adotadas são bastante positivas, uma vez que garantam o aperfeiçoamento do serviço prestado e da segurança da equipe. 

Categorias: Tendências

Você também pode se interessar:

Quais são as habilidades e competências mais necessárias para um gestor de viagens em 2022?
24/06/2022
Por: Luiz Moura

Quais as principais habilidades do gestor de viagens para 2022?

Hoje é dia de estreia em nosso blog! Fernão Loureiro agora é nosso colunista mensal e inauguramos este espaço com uma tema muito relevante para o momento. No passado, o nosso embaixador, Fernão Loureiro, fez um artigo conosco sobre quais as principais habilidades do gestor de viagens. Hoje, diante de tantas transformações neste último ano […]

Leia mais
24/05/2022
Por: Henrique Coelho

Não cometa estes erros ao fazer o reembolso dos seus colaboradores

Reembolso de despesas: um assunto temido no mundo corporativo – e não apenas pelos colaboradores, que podem se desgastar no procedimento. Os gestores também costumam se deparar com um cenário desafiador.   Nesse texto, além dos 3 erros que devem ser evitados na gestão de reembolso, traremos uma boa notícia: todos eles acontecem por falhas no […]

Leia mais
19/05/2022
Por: Amanda Doimo

Sua empresa está preparada para os viajantes corporativos da Geração Z?

O clima de retomada das viagens já tomou conta do ambiente corporativo. Após dois anos de pandemia, viajantes corporativos estão ansiosos para retornar às suas atividades, sejam em reuniões de negócios, eventos ou para gerar networking. Uma previsão elaborada pela Finances Online trouxe alguns dados interessantes sobre o caminho que as viagens corporativas está tomando. […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.