Blog

15/01/2020
Por: VOLL

Saiba o que é DARQ e por que ele é importante para o futuro das empresas

A comunicação entre o público e as empresas vem se tornando cada vez mais digital e isso torna necessária a atenção ao conjunto de tecnologias que estejam dentro desse meio. Uma delas é o DARQ.

Mas, afinal, o que significa DARQ? E por que ele é tão importante para o futuro das empresas? Redigimos este artigo para responder essas perguntas e convidamos você a lê-lo até o final. Vamos lá?

O que é DARQ?

DARQ é a sigla de distributed ledger technology, artificial intelligence, extended reality and quantum computing, ou seja, é a união das seguintes tecnologias: contabilidade distribuída (D), inteligência artificial (A), realidade estendida (R) e computação quântica (Q).

Individualmente, elas representam oportunidades para as empresas a fim de diferenciarem seus produtos e serviços e gerarem oportunidades para o futuro. Vejamos o conceito de cada uma delas.

Tecnologia de Contabilidade Distribuída (DLT)

O DLT permite que clientes e empresas controlem seus dados e realizem transações com segurança de uma maneira que antes não era possível.

As empresas estão usando o DLT cada vez mais para contratos de execução automática, que podem ser usados ​​para uma ampla variedade de finalidades, incluindo seguro de viagem corporativa e investimentos financeiros.

Inteligência Artificial (IA)

Atualmente, por meio da inteligência artificial, as empresas conseguem processar grandes quantidades de dados para obter insights a fim de otimizar processos e fazer melhores decisões baseadas em dados, o que aumenta a eficiência e ajuda na redução de custos do negócio.

Realidade Estendida (XR)

O XR traz dois principais benefícios para as empresas: a possibilidade de oferecer experiências imersivas aos seus clientes e também a chance dos funcionários trabalharem juntos, mas em locais físicos separados.

Porém, para que o XR atinja todo o seu potencial, é necessária uma boa conectividade de rede, além de aplicativos apropriados e forte poder de processamento. Esses fatores representam o maior desafios dos negócios para a implementação do XR.

👉 Se você quiser se aprofundar sobre como a realidade estendida pode ser utilizada no contexto corporativo, separamos este link com insights divulgados pela Accenture.

Computação quântica (QC)

Por meio desta tecnologia, as empresas podem resolver problemas tecnológicos, sobretudo nas áreas de otimização de tráfego, cadeia de suprimentos, logística e segurança cibernética.

Contudo, os sistemas quânticos ainda são muito frágeis, pouco acessíveis, e caros para a maioria das empresas e isso o torna a tecnologia menos madura do DARQ.

Qual é a importância do DARQ para uma empresa?

Novas tecnologias oferecem novos recursos úteis para as empresas. Cada uma das quatro que compõem a DARQ pode ser usada a fim de trazer uma diferença competitiva de mercado.

Afinal, enquanto a inteligência artificial influencia a tomada de decisões de uma empresa, a realidade estendida cria novas maneiras para que as pessoas se envolvam com o mundo ao seu redor, por exemplo.

Essa imersão digital reforça os elementos que já se encontram presentes nas empresas como, por exemplo, os sistemas de mobilidade. Afinal, se os aplicativos de transporte já fazem parte das nossas vidas, o mesmo vale para os ambientes empresariais.

A VOLL, por sinal, conta com uma plataforma de mobilidade voltada para a gestão de transporte corporativo. Agora que você já sabe o que é o DARQ, que tal saber como a nossa solução pode ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco para agendar uma demonstração.

Você também pode se interessar:

09/03/2020
Por: VOLL

Tudo o que você precisa saber sobre integração de sistemas para gestão de mobilidade na sua empresa

A tecnologia VOLL é nacionalmente reconhecida como o principal marketplace de mobilidade para empresas. Isso significa que ela unifica, em uma única interface e plataforma, os conteúdos dos principais players de mobilidade urbana do mundo (Uber, 99, Cabify, Wappa, EasyTaxi etc). Para além de aumentar a visibilidade do colaborador, para que ele possa selecionar sempre […]

Leia mais
17/02/2020
Por: VOLL

Jornada do viajante corporativo: quais são seus principais percalços e como (sua empresa pode) resolvê-los?

Viajar a trabalho sempre fez parte da rotina de grande parte das empresas, envolvendo desde o time comercial que precisa se reunir com clientes até o C-level que, periodicamente, visita outras filiais. Uma certeza que temos é que este cenário certamente colaborou para o surgimento de novas formas de mobilidade no país — como, por […]

Leia mais
05/02/2020
Por: VOLL

Transporte pela empresa: táxi ou app?

Na última semana, juntamos o time para um happy hour de comemoração aos resultados de janeiro. Inevitavelmente, escutamos uma conversa entre dois amigos que estavam sentados na mesa ao lado, sobre como cada um faz para se locomover em seus compromissos a trabalho e como funcionam as políticas de mobilidade em suas empresas. Eram dois […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.