Expectativa, grandes oportunidades e desafios: três itens que vão na bagagem em toda viagem a trabalho internacional – seja do lado da empresa ou do colaborador viajante, não é mesmo?
Além de todos os processos da gestão de viagens corporativas, o deslocamento internacional exige, naturalmente, um planejamento mais cuidadoso de todos os envolvidos. Por isso, nesse texto vamos falar com os gestores, ajudando a entender o cenário e como podem atuar com mais assertividade nesse processo.
Preparamos um material que combina pontos técnicos da gestão de viagens corporativas com dicas e sugestões que poderão ajuda-lo(a) a fazer a diferença para sua equipe e empresa.
Confira, então, a seguir os 10 pontos que merecem sua atenção e depois compartilhe em seu LinkedIn – pode ser útil para mais pessoas que te acompanham por lá ;]
Sim, o destino pode influenciar na escolha de diversos itens de uma viagem, incluindo o seguro. O sistema de saúde do país pode ser precário, por exemplo, exigindo, portanto, um seguro mais abrangente. O contrário também pode acontecer, possibilitando contratar uma opção mais básica.
Esse deve ser o ponto de partida do seu planejamento – pensando no bem-estar do seu funcionário e no duty of care.
Independentemente de ter o seguro viagem contratado, é fundamental estabelecer um canal direto empresa-viajante, disponível 24h por dia/7 dias por semana. Além de trazer mais segurança ao funcionário, também pode ser útil para solucionar dúvidas com a política de viagem corporativa ou até mesmo de assuntos de interesse da empresa que precisem ser resolvidos durante a viagem.
Defina, portanto, se você ou outra pessoa ficará responsável por esse “plantão” – e também qual canal será usado: telefone, app de mensagens instantâneas, etc.
É interessante também pensar em um fluxo de soluções para possíveis imprevistos que possam surgir. Esteja preparado e prepare seu funcionário!
É importante que a empresa tenha os principais dados do funcionário atualizados antes de uma viagem a trabalho internacional. Endereço, WhatsApp, telefone de familiares para contato… prepare uma ficha padronizada e lembre-se de pedir atualização a cada viagem.
Que tal montar um breve manual com informações úteis para o funcionário que irá viajar? Clima que encontrará, expressões idiomáticas que deve evitar, como deve ser portar em seus compromissos, caso exista alguma particularidade sociocultural, etc.
Embarque na viagem com sua equipe, esse papel pode ser sua responsabilidade e fazer toda diferença no resultado.
Seguindo a mesma sugestão do tópico anterior, é interessante que você esteja atento(a) aos acontecimentos do país destino. Mudanças climáticas, cenários econômicos, políticos, eventos, etc: são diversos os fatores que podem ocorrer e impactar uma viagem.
Deixe no radar esse monitoramento e tenha mais ferramentas para se preparar e preparar seu funcionário!
Como falamos, uma viagem a trabalho internacional gera muitas expectativas e, por isso, pode ser muito positivo ouvir a opinião do viajante para alguns detalhes, como horário do voo e necessidades especiais de hospedagem – itens que podem impactar diretamente na permanência e produtividade do colaborador.
Destaque os pontos mais relevantes de forma clara antes de o funcionário viajar. É importante que ele se sinta seguro com as normas e orientações da gestão de viagem corporativa.
Entenda que pode ser a primeira vez do seu colaborador no país ou até mesmo a primeira viagem internacional a trabalho dele. Sendo assim, ofereça ajuda no planejamento, mesmo no que teoricamente não é responsabilidade da empresa, como por exemplo:
É muito comum – e até saudável- que em uma viagem a trabalho internacional o funcionário encaixe um pouco de lazer entre os compromissos, ao fim de semana, em uma escala ou até mesmo estender a estadia para passear um pouco pelo destino. Você já ouvir falar sobre Bleisure? Clique para conferir um artigo mais detalhado sobre essa tendência!
Permitir essa flexibilidade entre trabalho e turismo pode ter um impacto muito positivo para a produtividade do seu funcionário. Nossa sugestão é, mais uma vez, revisar bem a política de viagens corporativas e o compliance da sua empresa para que essa combinação funcione bem para todos.
Informe-se mais sobre o Bleisure em nosso blog. É sempre bom atualizar-se sobre as práticas que são interessantes para o mercado, para sua equipe e empresa.
Uma viagem a trabalho internacional, seja para um congresso, prospecção, parceria com outras sedes ou visita a clientes, colocará seu/sua funcionário(a) frente a frente com novas culturas e formas de trabalhar. Isso pode ser muito positivo. Por isso, dê espaço para que ele(a) exponha as ideias, incentive! Faça uma reunião de feedback que vá muito além dos processos necessários na gestão de viagem corporativa.
Chegamos então ao final do nosso artigo e esperamos que você, como gestor(a) se sinta mais preparado(a) para planejar a próxima viagem a trabalho internacional da sua equipe. Se achou interessante, lembre-se de compartilhar no LinkedIn para que mais pessoas recebam essas informações!
Aqui em nosso blog nós temos diversos outros artigos que trazem informações e novidades do mercado que podem te ajudar a transformar a gestão de viagens corporativas da sua empresa.
Fique à vontade para conferir e até a próxima!