Por Amanda Doimo

A importância do bem-estar nas viagens corporativas

01/06/2022

3 minutos de Leitura

Viajar a trabalho não precisa ser uma experiência burocrática e estressante.  O setor de viagens corporativas vem se modernizando, criando assim novas formas de planejar o deslocamento dos profissionais, adicionando opções de lazer às reuniões e compromissos de negócio.  É nesse contexto que surgem conceitos como o bleisure – junção de business (negócio) com leisure […]

Viajar a trabalho não precisa ser uma experiência burocrática e estressante. 

O setor de viagens corporativas vem se modernizando, criando assim novas formas de planejar o deslocamento dos profissionais, adicionando opções de lazer às reuniões e compromissos de negócio

É nesse contexto que surgem conceitos como o bleisure – junção de business (negócio) com leisure (lazer), uma nova concepção de viagem corporativa que une esses dois polos para criar experiências de viagem mais satisfatórias

Essas mudanças são incentivadas pela aprovação dos próprios gestores de viagem e seus colaboradores, que dão uma importância cada vez maior ao bem-estar nas viagens corporativas.

Bem-estar é prioridade para 92% dos viajantes

Segundo uma pesquisa realizada em maio pela BCD Travel, com 118 viajantes de vários locais do mundo, 92% deles acreditam que o bem-estar é o segundo componente mais importante de uma viagem corporativa, atrás apenas do Duty of Care (Dever de Cuidar). 

Porém, a mesma pesquisa mostrou que apenas 62% das empresas estão prontas para suprir essa demanda de seus colaboradores, e apenas 14% planejam aumentar o orçamento para esse fim em 2022.

Essa discrepância de resultados mostra como os serviços voltados ao bem-estar ainda são pouco explorados em viagens corporativas. Isso não precisa ser encarado como algo ruim, mas como uma evidência de que há espaço para inovação e desenvolvimento de soluções que impactem positivamente a experiência do viajante

Hotéis bem localizados, voos diretos, poder selecionar sua poltrona e ter a opção de levar um acompanhante em viagens longas são algumas das opções apontadas por gestores e colaboradores como potenciais medidas de bem-estar. 

A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, bleisure e folgas extras para compensar viagens em horários fora do expediente normal também são citados em pesquisas anteriores da BCD. 

O bem-estar como ferramenta de retenção de talentos

Outras pesquisas, como a realizada pela Amadeus, mostram que 75% dos profissionais gostam de viajar a trabalho, apesar dos eventuais transtornos. 

Mesmo com a facilitação de reuniões a distância através de ferramentas como Google Meet e Zoom, a necessidade de conexões presenciais continuam existindo, não somente para criar um relacionamento mais próximo do cliente, mas para compartilhar ideias e criar networking

Dessa forma, funcionários que chegam ao seu destino sem passar por problemas de embarque ou perder horas em conexões trabalham mais descansados, dispostos e felizes, tendo um melhor desempenho. 

No longo prazo, essas boas experiências colaboram para que eles se sintam valorizados dentro da empresa, motivando-os a permanecer nela por mais tempo

Se você é um gestor de viagens e está se perguntando como melhorar a rotina de viagens dos seus colaboradores, existem diversas soluções tecnológicas no mercado para simplificar os processos e deixar os viajantes mais satisfeitos

App VOLL

Tudo que o viajante precisa em um único lugar 

Uma delas é o app VOLL, um aplicativo mobile e com interface desktop, que centraliza todas as etapas da viagem em um único lugar. 

No app VOLL, o viajante consegue reservar passagens e hotéis, chamar carros de aplicativo para transporte terrestre e ainda pedir alimentação de forma autônoma, onde estiver e a qualquer horário do dia. 

Os gestores acompanham todos os pedidos em tempo real, garantindo que todos eles estão dentro da política de viagens da empresa e controlando os gastos de perto. 

Ambos ainda contam com suporte 24h por dia, feito por pessoas de verdade, para solucionar qualquer eventual problema o mais rápido possível, de forma empática e acolhedora.

Quer descobrir todas as funcionalidades do app e como ele pode aumentar ainda mais o bem-estar dos seus funcionários? Agende uma demonstração gratuita!

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.