Blog

11/08/2021
Por: Livia Pizza

Bleisure: entenda essa tendência e suas vantagens!

Se você já leu este termo por aí, ou é a primeira vez que tem contato com a palavra, certamente está se perguntando o que é bleisure.  

O conceito está relacionado ao setor de viagens corporativas e tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos, desde que o mercado começou a olhar com carinho para as pessoas que viajam a negócios.  

Grandes empresas já descobriram as vantagens dos viajantes corporativos desfrutarem de algum tempo de lazer durante essas viagens. Continue a leitura e descubra esses benefícios também.  

O que é bleisure?

Bleisure é o termo usado para descrever uma viagem de negócios que abre espaço para o lazer. Neste contexto, os viajantes estendem a duração da sua estadia, para que desfrutem de um período de turismo, relaxamento e lazer no local após encerrar seus compromissos profissionais.  

Mais importante do que saber o que é bleisure é entender que este conceito em viagens traz benefícios para a empresa, para o profissional e para o setor de viagens e turismo:

  • para o profissional: redução do estresse
  • para a empresa: atração e retenção de talentos, aumento da produtividade e do engajamento
  • para o setor de viagens e turismo: estadias mais longas e maior investimento para a classe

O que dizem as pesquisas  

O que não falta são pesquisas para confirmar os benefícios do bleisure e mostrar porque, nos maiores países, já deixou de ser uma tendência para se transformar em uma estratégia de negócios e gestão de pessoas.  

Fundada em 1996, a Expedia — empresa norte-americana de viagens e tecnologia, presente em 29 países — tem parceria com mais de 140 mil hotéis espalhados pelo mundo. (Seu conteúdo vasto e variado está, inclusive, disponível para as empresas que viajam utilizando o app VOLL). Sua expressividade no ramo permite que produza dados e insights interessantes sobre turismo e hotelaria, incluindo viagens de negócios.  

Dito isso, um estudo publicado em 2016 revelou que 43% das viagens praticadas no turismo de negócios são convertidas em lazer, principalmente quando a agenda de compromisso se encerra próxima do fim de semana.  

Apenas um ano depois, a Expedia publicou um novo estudo, revelando que 60% das viagens de turismo estavam sendo convertidas em bleisure.  

A rede hoteleira Hilton Hotels & Resorts descobriu que a prática do bleisure mudou a forma pela qual os profissionais enxergam as viagens de negócios. O que antes era vista como uma obrigação desinteressante, hoje atrai 65% dos profissionais mais jovens dos Estados Unidos — aqueles que têm entre 23 e 35 anos. 

Mais de 30% deles afirmam que o fato de não poderem viajar pode fazer com que recusem propostas de emprego ou procurem uma oportunidade em que possam circular entre conferências, reuniões presenciais, negociações e outras práticas comuns no turismo de negócios.  

Diferença para os negócios 

O mercado de trabalho está lidando com uma geração que valoriza experiências, o que contribui diretamente para a popularização do bleisure e justifica essa prática.  

Esse perfil jovem, dinâmico, comunicativo e bem relacionado das novas gerações faz toda a diferença para os negócios. As reuniões ultrapassam as paredes do escritório, os eventos presenciais são cada vez mais valorizados e consequentemente, o networking se expande.

A alta qualidade das interações traz produtividade para o turismo de negócios, aumentando o desempenho dos profissionais nos objetivos relacionados à viagem.  

Como controlar as despesas com viagens corporativas  

Quando a empresa começa a se mostrar flexível em relação às viagens corporativas, ela sente os benefícios do bleisure no bolso.  

Voos costumam ser mais caros nos finais de semana, assim como a hospedagem.  Portanto, arcar com as passagens de ida na quarta ou quinta-feira e voltar pela segunda de manhã pode beneficiar o orçamento.

No Brasil, otimizar a viagem e seus custos já é possível graças à VOLL. Considerado um dos maiores players de mobilidade do mundo, com o app VOLL as empresas e os colaboradores podem fazer as melhores escolhas em transporte e hospedagem para as viagens de negócios se transformarem em bleisure.

Entre as vantagens, destacam-se:  

  • financeiro descomplicado, com unificação de faturas, facilitando o processo de  pagamento
  • gerenciamento das viagens dos colaboradores em tempo real pelo app
  • possibilidade de personalizar a plataforma 

Pronto! Você aprendeu o que é bleisure. 

É importante que fique claro que, nesta prática, a linha entre o turismo profissional e a viagem de lazer é bem definida. Os turistas corporativos devem possuir maturidade para saber diferenciar quando é hora de agir profissionalmente, e quando é hora de aproveitar para relaxar.  

Cabe às empresas proporcionar uma experiência confortável e produtiva. Conte com a  VOLL para ajudar nessa missão.

Você também pode se interessar:

Executivos entrando no aeroporto
09/08/2022
Por: Luiz Moura

Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida

Quando um colaborador precisa viajar a trabalho, é comum que ele tenha sido orientado a partir de algumas informações e diretrizes da empresa sobre como fazer o pedido de sua passagem aérea, reservar seu hotel e utilizar as opções de transporte urbano para se movimentar entre uma reunião e outra. A este conjunto de recomendações, […]

Leia mais
08/08/2022
Por: Amanda Doimo

Devo fazer o check-in online ao viajar?

Fazer o check-in online é um passo importante para quem vai viajar. Com cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas cada vez mais frequentes, os viajantes podem acabar enfrentando muitos transtornos e incertezas na hora de embarcar. Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia para atender os viajantes, […]

Leia mais
Quais são as habilidades e competências mais necessárias para um gestor de viagens em 2022?
28/07/2022
Por: Fernão Loureiro

Viajando e trabalhando: como manter a produtividade fora do escritório

As viagens a trabalho são uma ótima forma de realizar novos negócios. Com as facilidades do trabalho remoto, muitos profissionais costumam viajar constantemente para visitar clientes, realizar reuniões, prospectar novos parceiros ou participar de treinamentos, cursos e especializações. A alteração de ambientes e a possibilidade de surgirem contratempos no caminho pode prejudicar a produtividade dos […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.