Blog

Duty of care e viagens corporativas
06/05/2022
Por: Livia Pizza

Duty of care: o que é?

O duty of care é um termo em inglês que, ao traduzir, significa dever de cuidar. No contexto corporativo, trata-se de uma obrigação ética e legal que as empresas têm para garantir a integridade física, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores.

Na prática, cuidar do colaborador traz mais benefícios do que simplesmente promover a sua satisfação. Todo o segredo pode se concentrar na simplificação da mobilidade corporativa: responsáveis pela gestão de viagens das empresas alegam que simplificar os processos facilitam o duty of care contribuem com o controle de despesas empresariais.

Quer saber como manter a segurança do trabalho em viagens alinhada à redução de custos? Acompanhe este post. 

Conceito de duty of care

O duty of care é o conjunto de ações e obrigações que uma empresa deve assumir para que as viagens corporativas ocorram em segurança. 

Elas consideram todos os cenários que podem acontecer em uma viagem. Por exemplo:

  • atos de terrorismo, como o que aconteceu em 11 de setembro;
  • conflitos políticos, como o que a população mundial tem acompanhado no Afeganistão;
  • desastres naturais, como o furacão ida que gerou alerta para pessoas na Louisiana e no Mississippi;
  • emergências médicas, que incluem qualquer tipo de atendimento, seja emergencial ou não, compras de medicamentos e outras necessidades de saúde que uma pessoa pode ter.

Como se aplica na prática

Em linhas gerais, o duty of care também pode ser considerado como parte de uma política de gerenciamento de riscos. No caso das viagens corporativas, é aplicado antes, durante e depois da viagem. 

Antes da Viagem

Antes do profissional embarcar, ele deve receber um relatório bem elaborado sobre tudo o que ele pode encontrar durante a viagem e no destino. O documento deve envolver: 

  • breve histórico sobre possíveis desastres naturais e orientações sobre como proceder em caso de emissão de alerta;
  • cobertura do seguro viagem e lista de estabelecimentos a serem procurados no caso de emergências médicas;
  • informações básicas sobre o local, como o número de habitantes, pontos turísticos, rota gastronômica, destinos próximos;
  • situações em que deve entrar em contato imediatamente com o gestor e os canais abertos para fazer isso;
  • vouchers de transporte e hospedagem.

Durante a viagem

Durante a viagem, o gestor de viagens deve se concentrar em manter contato direto com o profissional.  

É importante eleger um canal rápido e fácil, que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana. Pode ser um aplicativo de troca de mensagens, ou até mesmo um número de telefone especialmente para essa finalidade. 

Como mencionamos no tópico anterior, o colaborador deve saber antecipadamente quando e como entrar em contato com a empresa. 

Pós-viagem corporativa

Quando a viagem corporativa se encerra, chega a hora do gestor conversar com o viajante corporativo, entender o que aconteceu nos dias que esteve fora e colher todas as informações necessárias para melhorar o duty of care.

Aqui, o objetivo é compartilhar ideias, reunir os prós e contras de todo o processo e recursos disponibilizados. Quanto mais dados forem colhidos e analisados, mais bem elaboradora será a política de viagens da empresa. 

Consequentemente, o orçamento será melhor aplicado e os recursos disponibilizados estarão mais alinhados ao colaborador, duração de viagem e destino. Com isso, a empresa aumenta a satisfação do colaborador e otimiza o controle de despesas empresariais.

Relação entre o duty of care e a simplificação da viagem corporativa

72% dos gestores de viagens corporativas acreditam que a simplificação da mobilidade corporativa é fundamental para que as empresas consigam praticar o duty of care. 

Para isso, mais de 80% dessas pessoas apostam em aplicativos que descomplicam a reserva de transporte, hospedagem e a geração de relatórios de despesas de viagem. Como resultado, 94% experimentam a redução de custos e 75% notaram um aumento na satisfação dos viajantes.

O que é a solução da VOLL? 

A VOLL é uma solução que aplica inteligência e tecnologia no universo de viagens trazendo mais praticidade, agilidade e economia. A startup, membro do Cubo Itaú e da Wayra/Vivo, traz todos esses pontos para o mundo de viagens corporativas.

Em uma única plataforma, gestores e colaboradores viajantes podem planejar, executar, pagar e analisar uma viagem.

Como a VOLL pode melhorar a gestão de despesas e reembolsos na prática?

Com todos os processos integrados e apresentados em uma única tela, podemos dizer que contratar a VOLL é ter o controle da gestão de viagens corporativas na palma da mão, literalmente, através do aplicativo.

  • Basta acessar a plataforma para ter as melhores ofertas do mercado à disposição – e o melhor, já filtradas pela sua política de viagem corporativa. Seu colaborador tem autonomia para planejar passagens, hospedagem, escolher companhias de mobilidade urbana e até alimentação, com a tranquilidade de que está tudo dentro do combinado com a empresa.
  • Contratações, recibos e múltiplas formas de pagamento, tudo ali, centralizado e acompanhado por gestores em tempo real. Se os benefícios do antes e durante a viagem já ficaram claros, só nos resta dizer que a VOLL também oferece relatórios de viagens com os dados consolidados.
  • Toda essa inovação e praticidade justifica a VOLL estar na rotina de mais de 300 mil usuários no Brasil e no exterior.

Como a VOLL pode melhorar a rotina do viajante? 

Centralizar todos os processos é um benefício unânime, mas seus funcionários poderão somar mais algumas vantagens:

  • Fim das falhas de interpretação e comunicação da política de viagem corporativa. Como a plataforma VOLL já é customizada com a política da sua empresa, as orientações serão seguidas naturalmente pelos viajantes. 
  • O colaborador tem mais autonomia para decidir seus fornecedores de viagem. Com a garantia de que tem acesso às melhores opções do mercado e a tranquilidade de que não enfrentará problemas com a política de viagem corporativa depois. 
  • Menos tempo gasto com burocracia, mais foco no que importa. Sem a necessidade de se preocupar com a política e com a gestão de despesas e reembolso, sua equipe poderá focar no que realmente motivou a viagem.
  • Equipe mais conectada. Todas essas mudanças experimentadas por gestores e funcionários criará uma relação menos desgastada, sem atritos e que fluirá muito melhor. Esse é o ponto de partida para que a equipe trabalhe melhor juntos e soluções comecem a surgir! 

Como essas melhorias vão impactar no orçamento da empresa?

Já passamos pelas melhorias na rotina dos gestores, dos funcionários e agora chegamos ao tópico de maior relevância para a empresa: a redução de custos. 

A essa altura, você já deve ter percebido que a VOLL oferece uma solução inovadora em todos os sentidos, já que oferece benefícios para todos os envolvidos e ainda impacta positivamente no orçamento. Nesse tópico, então, vamos apenas organizar os 3 principais motivos que levam a esse resultado:

  • Mais controle das contratações e despesas. A plataforma VOLL permite que os gestores acompanhem toda a movimentação feita durante o planejamento, execução e pagamento das viagens corporativas de forma centralizada, com a possibilidade de analisar os dados de forma mais precisa.
  • Acesso garantido às melhores ofertas do mercado. Com o sistema da VOLL, gestores e colaboradores recebem as ofertas das maiores redes hoteleiras, companhias de mobilidade urbana e de passagens aéreas já filtradas pelo custo-benefício. Transparência que só uma travel tech inovadora pode oferecer, gerando praticidade e economia para sua empresa.
  • Apenas uma plataforma para todas as necessidades. Sua empresa não precisará contratar e investir em diferentes plataformas para a gestão das viagens corporativas. Ter apenas uma solução traz não só praticidade, mas também a possibilidade de melhor negociação e redução de despesas. 
  • Maior produtividade para a equipe. Menos tempo despedido com processos burocráticos para a gestão de despesas e reembolso = mais tempo para focar no que é realmente importante para a empresa. Ou seja, além de reduzir os gastos, a VOLL pode ajudar a aumentar o faturamento, já que você e seus funcionários terão mais tempo disponível para prospecção de novos clientes e contratos.  

Talvez agora você queira ver esses benefícios na prática, não é? Então clique neste link para assistir uma demonstração rápida sobre tudo o app VOLL pode fazer pela sua empresa

Se essas informações fizeram sentido para você, compartilhe nas suas redes sociais para que a tecnologia que pode transformar a rotina de viagens corporativas chegue a mais pessoas. 😉 

Até a próxima!

Você também pode se interessar:

Reduza em até 30% seus custos com viagens corporativas!
20/05/2022
Por: Henrique Coelho

Economize 30% ao ano em viagens corporativas

Quando falamos de viagens corporativas, as rotinas administrativas que mais surgem à mente são as relativas a pagamentos. Isso acontece porque, mesmo diante de tantas inovações tecnológicas nesse setor, como apps de pagamento, PIX e carteiras virtuais, os reembolsos e as rotinas financeiras envolvidas na gestão de viagens costumam ser as mais burocráticas. Se a […]

Leia mais
19/05/2022
Por: Amanda Doimo

Sua empresa está preparada para os viajantes corporativos da Geração Z?

O clima de retomada das viagens já tomou conta do ambiente corporativo. Após dois anos de pandemia, viajantes corporativos estão ansiosos para retornar às suas atividades, sejam em reuniões de negócios, eventos ou para gerar networking. Uma previsão elaborada pela Finances Online trouxe alguns dados interessantes sobre o caminho que as viagens corporativas está tomando. […]

Leia mais
17/05/2022
Por: Henrique Coelho

Check-in online: entenda a importância

Fazer o check-in online é um passo importante para quem vai viajar. Com cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas cada vez mais frequentes, os viajantes podem acabar enfrentando muitos transtornos e incertezas na hora de embarcar. Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia para atender os viajantes, […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.