VOLL Blog | Gestão de viagens, mobilidade e despesas corporativas

O que é gestão da mudança e como implantá-la na sua empresa

Escrito por Luiz Moura | 05/10/20 08:00

A vinda da pandemia da COVID-19 fez todos mudarmos os nossos hábitos, tanto no campo pessoal quanto profissional. Por essa razão, as empresas precisaram realizar uma boa gestão da mudança para se adaptar aos novos tempos.

Porém, é difícil alterar o status quo de forma tão súbita e rápida, certo? Por essa razão, decidimos produzir este artigo para orientar como fazer as empresas abraçarem a mudança da melhor maneira. Vamos lá?

Gestão da mudança: o que é?

Gestão de mudanças refere-se a um processo que envolve as necessidades de mudança ou adaptações num ambiente de trabalho.

Portanto, se você percebe que a gerência atual não está na direção do que a organização precisa conquistar, é preciso planejar uma mudança e preparar os colaboradores que deverão se adequar a ela dentro de um tempo determinado.

Por essa razão, tenha uma boa comunicação com o seu time e outros departamentos caso a mudança fique sob sua responsabilidade. Afinal, por mais que mudar seja desconfortável, as pessoas envolvidas precisam ter ciência de que é em prol do melhor para todos.

Cases de sucesso de gestão de mudança

Para saber o quão eficiente é a gestão de mudança, separamos aqui quatro exemplos de empresas que a aplicaram e tiveram resultados positivos.

Magazine Luiza

No início de 2016, o Magazine Luiza estava passando por um momento ruim por conta da recessão da economia nacional no setor de varejo. Isso o fez investir na integração dos canais online e offline, o que exigiu mudar toda a logística da empresa.

O que se vê, hoje, é que esta estratégia aparentemente arriscada (à época), é motivo de um dos maiores trunfos nacionais do comércio. 

Sem a decisão e a ação de mudar e inovar, o Magalu, como é conhecido hoje, possivelmente não teria se tornado a menina dos olhos do mercado de varejo multicanal.

Estácio de Sá

No ano passado, a Universidade Estácio de Sá mudou o nome da marca para YQUDS e trouxe uma inovação na sua gestão: a prestação de serviços para outras instituições de ensino, assim como cursos online e fornecimento de material pedagógico.

A companhia figura hoje como um dos mais importantes nomes de inovação em educação do mundo, destacando-se pela sua incrível capacidade de ampliar sua proposta de valor por meio da tecnologia.

Quem imaginava que educação poderia ser um negócio escalável, há dez, vinte anos? A escolha por abraçar a mudança fez com que esta realidade tenha se feito presente para a Estácio.

iFood

O iFood fez o número de usuários subir de 1,5 milhão para 4 milhões em 2 anos. De acordo com Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce, esse salto ocorreu depois que o iFood contratou a ferramenta tendo como base a mudança da gestão com foco na satisfação e engajamento dos clientes.

Um dos gigantes do delivery, a empresa é hoje case de sucesso de várias iniciativas. Com os negócios crescendo mesmo durante a pandemia, o iFood trabalha ao lado da mudança e promove ondas de inovação no mercado.

Recentemente, a empresa foi destaque em uma reportagem da CNN Internacional, em um telejornal nos Estados Unidos, anunciando que em breve todos nós receberemos deliciosas refeições solicitadas pelo seu aplicativo através de drones.

Como implementar esta metodologia na sua empresa?

A grande oportunidade está em manter-se aberto às tendências e propostas de inovação que vagueiam pelo mercado. 

São inúmeras as iniciativas que pretendem resolver problemas cotidianos de empresas e de pessoas, em suas vidas privadas.

Não é porque algo é feito da maneira como é feito, que não há uma forma melhor de chegar ao mesmo ou a um melhor resultado, não acha?

Para que a gestão da mudança seja feita de forma efetiva na sua empresa, separamos aqui quatro passos que você deve seguir.

  1. Faça o planejamento da mudança — que aponte tudo que é necessário mudar e porque — assim como o alinhamento dele com os objetivos da empresa.
  2. Levante quais impactos a mudança provocará na empresa, quais setores serão os mais atingidos e os benefícios que eles terão quando a mudança for implantada.
  3. Estabeleça uma comunicação clara com todos os membros para que todos entendam as razões pelas quais a mudança está sendo feita e de que forma eles devem se adequar.
  4. Se necessário, considere implantar um onboarding corporativo para que os colaboradores possam seguir suas rotinas de trabalho aliadas às novidades trazidas pela mudança.

Gestão da mudança e mobilidade: inovação e tecnologia para o presente e o futuro

Como pudemos ver, a gestão da mudança está diretamente ligada a ações de inovação dentro de uma empresa e soluções tecnológicas são fundamentais para que isso ocorra.

A mobilidade corporativa, por exemplo, vem se transformando cada vez mais, sobretudo por conta do cenário atual provocado pelo coronavírus. 

Organizações precisaram se adaptar de forma ágil, aprendendo a se manter ativas através de novas ferramentas e métodos de trabalho.

As necessidades foram reordenadas (saúde e segurança sempre foram primordiais, mas agora estes aspectos são vitais para o funcionamento de qualquer negócio) e, com isso, abriu-se novas oportunidades para acelerar esta adaptação.

Para saber o papel da tecnologia nesse sentido, confira este artigo que produzimos sobre o assunto.