Anywhere office surgiu da ideia de se distanciar dos espaços tradicionais de trabalho e considera que qualquer ambiente minimamente adequado pode se tornar o local ideal para realizar suas atividades profissionais. O termo vem do inglês e significa algo como “escritório em qualquer lugar”, em tradução livre.
O “novo normal” já é uma realidade na vida de muitas pessoas neste cenário pós-pandemia. Boa parte das empresas adotaram novos modelos de trabalho com suas equipes, o que facilitou o surgimento de novas maneiras de se pensar um espaço de trabalho.
Com o isolamento social, algumas pessoas foram forçadas a trabalhar em suas casas. Outras, aproveitaram a oportunidade para viajar, sem fixar residência, trabalhando remotamente para as empresas – algo que chamamos de nomadismo digital. Porém, o conceito de anywhere office vai além de um home office, por exemplo.
Se cada vez mais o foco do trabalho tem sido a colaboração, dando lugar a um ambiente de trocas – de informações, criatividade, inovação, conhecimento – não importa muito o local em que as atividades serão realizadas.
Desta forma, o anywhere office é uma forma de realizar o seu trabalho em qualquer lugar, seja num escritório tradicional, um coworking, na praia, numa fazenda ou num airbnb. A escolha é sua!
Em nosso artigo, vamos abordar como funciona essa estratégia na prática e quais as vantagens de adotá-la em sua empresa. Continue lendo e, depois, compartilhe com seus colegas no Linkedin!
Como falamos, trata-se de um modelo de trabalho que considera qualquer local como um espaço válido para se realizar as atividades profissionais. Após a pandemia da Covid-19, o home office se tornou uma realidade para um grande número de pessoas, flexibilizando os modelos de trabalho aceitos pelas empresas, mesmo as mais tradicionais.
De uma certa forma, o anywhere office pegou carona na popularidade do home office e começou a se tornar mais relevante, principalmente, no ano passado. Após notar os benefícios de se trabalhar em casa, profissionais começaram a ressignificar “casa”.
Isso fez com que coworkings pelo país todo se beneficiassem, já que estes espaços foram muito procurados neste período. Mas, para além dos espaços compartilhados de trabalho, alguns profissionais mais ousados buscaram formas de misturar lazer com trabalho. Já que os critérios mínimos para trabalhar se tornaram ter equipamento e acesso à internet, literalmente qualquer lugar tem potencial para ser um escritório.
Seja um café, a área da piscina do prédio, um Airbnb na praia… As possibilidades são infinitas. O importante não é o espaço físico em si, pois passa a ter importância secundária para se realizar o trabalho. Neste modelo, estar à vontade e feliz para executar suas atividades é o que determina o local.
Desta forma, a produtividade do funcionário passa a ser medida pelas suas entregas e produtividade, ao invés de focar nas horas despendidas no escritório da empresa.
Em primeiro lugar, é preciso que as atividades profissionais, e a própria empresa, permitam um sistema de trabalho remoto. Há outros fatores também a serem considerados, como: necessidade de silêncio, lidar com dados sensíveis, segurança digital etc. É importante avaliar que, num espaço de home office, temos a “proteção” de uma rede de internet particular e do conforto do lar, possibilitando a escolha de um espaço mais adequado em relação à iluminação, silêncio, conforto etc.
O que é preciso, então, para se colocar em prática o anywhere office e manter a produtividade alta? Veja alguns pontos a se observar:
Verifique se seu trabalho pode ser realizado com as ferramentas que você possui, por exemplo, um smartphone e um notebook. Se a atividade se torna mais difícil sem ter, por exemplo, um segundo monitor, talvez o anywhere office não seja a melhor opção.
É fato que o nosso dia-a-dia profissional é tomado de reuniões. Por isso, é imprescindível ter uma boa conexão com a internet para comportar o tráfego de dados, evitar transtornos em chamadas de vídeo e consultar materiais audiovisuais na internet sem travamentos.
Este ponto pode ser mais complicado de realizar na prática. A grande verdade é que mesmo os home offices nem sempre são ergonômicos, mesmo que a pessoa tenha se preocupado em mantê-lo minimamente adequado. O ideal é que haja um mínimo de conforto em relação à postura para evitar problemas de saúde posteriores. Atente-se à poluição sonora também! Espaços muito barulhentos podem causar enxaquecas e dificuldade de concentração.
Dar autonomia aos colaboradores para escolherem seu espaço de trabalho pode gerar altos níveis de produtividade, uma vez que estarão optando por trabalhar de onde realmente se sentem bem para produzir. De certa forma, isso levanta várias questões em relação à neurodiversidade no ambiente profissional.
Enquanto pessoas introvertidas preferem espaços mais tranquilos e silenciosos, pessoas mais extrovertidas e criativas podem prefere espaços mais agitados e coloridos. Como colocar todos num mesmo espaço e mantê-los satisfeitos? Não há como.
O anywhere office é uma maneira democrática de potencializar as entregas dos colaboradores permitindo que façam as melhores escolhas por si próprios.
O mercado de trabalho já vem se ressignificando em relação a alguns conceitos tradicionais conforme as novas gerações passam a ocupar mais e mais postos de trabalho. Desta maneira, as empresas devem buscar estratégias de reter talentos que vão além de uma boa remuneração e que fazem mais sentido com a realidade pós-pandemia que vivemos.
Gostou do artigo? Que tal compartilhar no Linkedin agora? Aproveite para marcar o perfil da VOLL, vamos adorar interagir com você!
Até a próxima!