VOLL Blog | Gestão de viagens, mobilidade e despesas corporativas

Mais gestão de viagens corporativas para as empresas brasileiras

Escrito por Lucas Machado | 25/04/24 20:53

Os ventos sopram a favor de uma forte aceleração nas viagens corporativas para empresas brasileiras. O vaivém de executivos pelo país e pelo mundo representa um sinal de que negócios estão sendo feitos com mais frequência — o que é excelente em termos de economia e desenvolvimento do país. Contudo, cada decolagem para mais viagens de negócios representa um pedido de mais atenção e conhecimento por parte dos gestores de viagens corporativas. 

Com mais pessoas viajando e o mercado de turismo em íngreme expansão (mais voos sendo operados, mais hotéis sendo abertos e reformados, e os serviços de mobilidade se aprimorando), as empresas passaram a enxergar com destaque oportunidades de aumentar a eficiência da gestão de seus programas de viagens corporativas.

Os indicadores de viagens corporativas comprovam que o mercado está em pleno crescimento

Para se ter uma ideia do ritmo desta aceleração, basta se inteirar da expectativa quanto ao número de voos divulgada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Os dados reforçam que negócios são feitos entre pessoas, preferencialmente em interações presenciais.

A ABEAR divulgou recentemente que a malha aérea prevista para o terceiro trimestre de 2023 (meses de julho, agosto e setembro) segue um ritmo de ainda mais expansão, com 14% mais voos do que no ano de 2022. Juntas, as companhias aéreas brasileiras devem ofertar 124,8 mil decolagens nestes próximos três meses. Somente em julho, serão 42,7 mil voos.

Já compartilhamos aqui nossa defesa de que gestão de viagens corporativas é também gestão de pessoas. E, somente em maio deste ano, a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC) registrou o recorde de 7,3 milhões de passageiros que voaram dentro do país. 

Deste total, estima-se que pelo menos 60% (ou seja, quase 4,5 milhões) sejam viajantes corporativos. Esse valor representa mais um recorde para o setor aéreo brasileiro, superando o número de voos registrados nos últimos oito anos, inclusive no período pré-pandemia.

Se há mais gente voando, certamente há mais oportunidades de entregar resultados melhores na gestão de viagens corporativas. E isso faz ser difícil pensar em outro caminho (mais seguro, preciso e completo) que não seja pela via da tecnologia.

Diante de tanta boa notícia e oportunidades, a VOLL está fazendo a sua parte para continuar impulsionando as viagens corporativas — com muita tecnologia, inovação e qualidade. Confira abaixo todos os detalhes das novidades que chegarão em breve para você e para seus colaboradores, na versão 8.7 da sua plataforma VOLL!

Passaporte para viajantes estrangeiros

A resolução da 595, da Agência Nacional de Aviação Civil (a Anac), exige que viagens domésticas para brasileiros, compradas desde o final de 2022, contenham o número do CPF desde o ato da reserva. Essa determinação prevê mais facilidade na rastreabilidade de viajantes, dentre outros benefícios — como a análise de dados para gestão do comportamento e a própria segurança dos viajantes.

Diante disso, nos primeiros dias de 2023, a VOLL fez um aprimoramento em sua plataforma de self-booking, para que viajantes corporativos pudessem associar seus números do documento apenas uma única vez, seja pelo aplicativo mobile ou pelo portal VOLL na web.

Depois de sua homologação, a resolução foi atualizada para exigir que passagens aéreas corporativas adquiridas dentro do Brasil para estrangeiros, também contivessem o documento internacional de identificação dos passageiros — ou seja, o passaporte.

Essa funcionalidade já está disponível na VOLL, que permitirá que perfis de viajantes estrangeiros sejam identificados na plataforma com seu respectivo número de passaporte. Com a mesma facilidade dos viajantes corporativos brasileiros, a inserção deste dado é feita de forma totalmente segura e apenas na primeira solicitação ou reserva.

Os próprios viajantes podem praticar o autosserviço e atualizar seu número de passaporte pelo menu “Meu perfil”, acessível tanto pelo app mobile quanto pela web. Igualmente, gestores de viagens corporativas, secretárias e assistentes executivas podem cadastrar os dados de passaporte de seus viajantes de forma prévia à solicitação de viagem.

Como você sabe, por aqui, segurança é um assunto levado muito a sério. Por isso, os dados de documentação (data de nascimento, CPF e, agora, passaportes) são criptografados e não podem ser editados ou acessados por outros usuários, senão os próprios viajantes.

Cadastros em programas de milhagens com nome e sobrenome do viajante corporativo

Um dos maiores benefícios entregues aos viajantes corporativos frequentes é o acúmulo de pontos nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Àqueles profissionais que têm o costume de viajar com assiduidade, LATAM, Gol e Azul, como exemplo, oferecem serviços e vantagens exclusivas, para usufruto de uma experiência de viagem cada vez mais diferenciada.

Recentemente, publicamos aqui no blog VOLL um artigo exclusivo sobre gestão de viagens corporativas e os programas de fidelidade. Uma discussão interessante sobre compliance, indicadores de economia e experiência do colaborador, que com certeza merece sua atenção.

No entanto, é bastante comum vermos nossos viajantes corporativos com alta frequência de viagens nas três maiores companhias aéreas brasileiras. A grande maioria, inclusive, faz também bastantes viagens internacionais, sempre registrando seu programa de fidelidade durante os check-ins das companhias aéreas do exterior.

Estes cadastrados, feitos pelos próprios viajantes (com seus respectivos documentos pessoais — CPF ou passaporte), podem variar em relação à inscrição de nome e sobrenome, indicados por estes colaboradores. Desta forma, para garantir a pontuação — e posterior usufruto dos benefícios oferecidos por cada companhia aérea —, é fundamental que os dados do passageiro sejam apontados, durante a reserva e emissão do voo corporativo, exatamente como constam em seus cadastros nos programas de fidelidade.

A disparidade entre os registros de nome e sobrenome, por exemplo, podem invalidar o pedido de acúmulo das milhas voadas. No entanto, essa discrepância pode ser corrigida pela abertura de chamados com cada programa de fidelidade, solicitando o acúmulo de milhas já voadas — um processo relativamente complexo e bastante enfadonho.

Como a VOLL vai otimizar o registro dos programas de fidelidade nas passagens corporativas dos seus colaboradores

Por este motivo, sua plataforma VOLL permitirá que os programas de fidelidade sejam registrados dentro dos perfis dos viajantes. Mas, além disso, já é possível atualizá-los com seus nomes e sobrenomes exatamente como estão cadastrados dentro de cada programa ou companhia aérea.

Assim, o registro dos dados do viajante frequente por cada companhia aérea passa a ser feito de forma independente. Isso permitirá que cada viagem seja habilitada para pontuação, com os dados exatos do passageiro — exatamente como constam nos programas de milhas. 

 

Nesta atualização, o próprio viajante poderá editar seus dados nos programas de fidelidade, pelo menu “Meu perfil” ou você, gestor ou gestora de viagens (com acesso de perfil Admin) poderá o fazer em seu lugar.

Assim, com os dados de fidelidade atualizados, as compras de passagens aéreas feitas pela VOLL já seguirão com a inserção automática dos dados do passageiro. Essa rotina acelera o processo de check-in e não exige que o próprio colaborador tenha que solicitar pontuações retroativas, depois de finalizar sua jornada de viagem corporativa.

VOLL Smart Mobility: mais camadas de gestão e controle

Atualizamos o módulo de gestão de mobilidade urbana da VOLL recentemente. Contudo, isso não impediu nossos times de tecnologia de aprimorá-lo. Prova disso são os recentes incrementos da experiência gerencial, para controle e acompanhamento do uso de transporte urbano pelos seus colaboradores, através da VOLL.

Conheça agora mais detalhes sobre essas novidades:

Melhorias da gestão de viagens corporativas das empresas brasileiras

O relatório de solicitações e corridas realizadas está ainda mais completo. Seu acesso administrativo ou gerencial na VOLL permite a extração de uma rica base de dados para análise e tomada de decisão. 

Dentre os aprimoramentos, mais colunas foram adicionadas no relatório-padrão. Elas permitirão a comparação de valores disponíveis no momento da solicitação de transporte, para visão de saving. Além disso, ficou ainda mais fácil visualizar a diferença (ou similaridade) entre o valor previsto e o valor finalizado, de cada deslocamento.

Mais visibilidade da gestão de viagens corporativas para o gestor do centro de custos

Aprimoramos também a visibilidade das corridas de táxi e aplicativos para você e suas lideranças. A VOLL compartilha os vouchers de mobilidade (recibos das corridas feitas pelos colaboradores) aos respectivos gestores responsáveis, pelos colaboradores ou pelos centros de custos apontados a cada solicitação de transporte

Uma das tendências da gestão de viagens corporativas é a descentralização do acompanhamento dos colaboradores. Mais do que o gestor ou a gestora de viagens, os líderes de cada departamento ou grupo de colaboradores têm mais contexto para analisar o uso dos serviços de mobilidade urbana. 

Por este motivo, a VOLL investiu em compartilhar as informações (de viagens, mobilidade e expenses) com as lideranças — para além do gestor ou da gestora de viagens corporativas. Assim, sua empresa passa a oferecer visibilidade das jornadas dos colaboradores aos gestores de centros de custos ou líderes das equipes. Isso é fundamental para garantir controles mais precisos dos custos e da política interna

Os vouchers de mobilidade, que comprovam o uso dos serviços de transporte, chegam aos gestores de centros de custos com todos os detalhes das solicitações feitas pelos seus colaboradores. Além das informações gerenciais (motivo, centro de custo, empresa de débito etc.), a VOLL dá visibilidade ao comportamento de uso do serviço e de custos.

Nos vouchers, é possível identificar os endereços de origem e destino solicitados, bem como o valor registrado no pedido do transporte. Para mais uma camada de controle e segurança, passa-se a saber, também, os valores disponíveis em cada categoria de transporte, no momento do pedido.

Assim, é possível identificar o saving gerado por cada solicitação de transporte urbano. Este é um indicador de sucesso muito interessante para você compartilhar internamente. Ele reforça a importância do papel do gestor de viagens corporativas para o resultado do negócio.

Gestão orçamentária avançada: seu budget de mobilidade está seguro com a VOLL

Flexibilidade na gestão orçamentária é algo sempre solucionado pela tecnologia VOLL. Isso não tem contribuído apenas para a gestão de mobilidade urbana, mas para os demais serviços de viagens e expense management. Por isso, essa novidade no controle orçamentário de transporte permitirá que sua empresa tenha ainda mais autonomia para definir critérios de uso de mobilidade urbana.

Agora, será possível definir um parâmetro global financeiro ou quantitativo para os centros de custos ou os colaboradores. Aqueles que não possuírem orçamento podem: ter liberação de uso do transporte (como se não houvesse limite) ou ser bloqueados para utilização (como se o orçamento estivesse zerado).

A equipe de suporte VOLL pode realizar esta parametrização por você. Chame nossa equipe pelos canais de atendimento que você já conhece! Desta forma, em poucas horas, a gestão de mobilidade urbana da sua empresa passará a atender a essa definição global. Isso garante o seguimento da sua normativa de mobilidade, sem o risco de extrapolar os orçamentos previstos, caso existam.

 

Reembolso de KM: inclusão de valor diário máximo

A gestão de reembolsos de combustível, para uso de veículo próprio ou de frota, é uma das soluções mais bem avaliadas no app VOLL. Essa solução oferece mais praticidade e segurança àqueles profissionais que fazem deslocamentos terrestres frequentes ou de longa distância, em veículo particular ou da empresa.

Por isso, aqui vai uma breve explicação simples, objetiva e sem fricções — exatamente como a jornada de quem faz uso dessa solução realmente é. Pelo aplicativo, em poucos segundos, seu colaborador aponta o trajeto e envia o valor proporcional à quilometragem rodada para deliberação (aprovador).

Depois da aprovação, é possível habilitar uma comunicação com sua equipe interna (tesouraria, compliance, contas a pagar ou RH), para providenciar o reembolso .

Diante disso, sua empresa determine um valor diário máximo a ser reembolsado para cada colaborador a partir desta atualização. Essa trava assegura que pedidos de reembolso que superem uma determinada cifra não sejam concluídos, submetidos à deliberação dos aprovadores e, caso aprovados, pagos.

Habilite esses valores por colaborador (orçamento por usuário), para avaliar a soma dos pedidos de reembolso de KM dentro do mesmo dia. Com essa atualização, seus colaboradores não ultrapassarão o valor definido pelo gestor de viagens ou de mobilidade.

Quando essas novidades estarão disponíveis para meus colaboradores e para minha gestão de viagens corporativas?

A VOLL tem como principal objetivo tornar a gestão de viagens, mobilidade e despesas mais eficiente e transparente para as grandes empresas. Por isso, a nossa solução tem sido adotada pelas maiores empresas do Brasil.

Estas novidades estarão disponíveis para seus colaboradores durante o mês de julho. Elas podem estar visíveis para um grupo de usuários à frente de outros, à medida em que as homologações forem concluídas pelas lojas de aplicativos dos smartphones.

E esse é só o começo. Estamos em constante aprimoramento para tornar a jornada dos gestores de viagem e usuários cada vez mais fluida, linear e integrada

Logo, ao longo do ano, nossa equipe de tecnologia continuará perseguindo seu propósito, incansavelmente — como sempre fazemos —, de otimizar nossa plataforma e levar ainda mais usabilidade, controle e praticidade na hora de solicitar e gerir suas viagens a trabalho.

Assim, seguimos por aqui, mantendo nosso propósito de simplificar a sua jornada enquanto gestor de viagens, e também dos seus colaboradores, que viajam pelas cidades e pelo mundo representando a empresa.

Até as próximas novidades!

Sobre a VOLL

A VOLL é uma agência de viagens corporativas que oferece soluções inovadoras para empresas gerenciarem suas viagens de negócios.

Diante disso, com sua tecnologia avançada e atendimento especializado, a VOLL ajuda empresas a economizar tempo e reduzir custos na gestão de suas viagens corporativas. Além disso, com a VOLL, você passa a usufruir de soluções personalizadas de acordo com as necessidades da sua gestão de viagens.

A VOLL oferece serviços como passagens aéreas, hospedagem, aluguel de carros, gestão de despesas, relatórios gerenciais e muito mais, tudo em uma plataforma digital completa e fácil de usar. A missão da VOLL é transformar a maneira como as empresas gerenciam suas viagens corporativas. Com isso, buscamos proporcionar uma experiência mais eficiente, transparente e agradável para todos os seus usuários.