Blog

19/08/2021
Por: Livia Pizza

Traveltech e tecnologia mobile: os aceleradores da transformação digital

O uso de um app mobile é indispensável para acelerar uma estratégia de transformação digital.

De acordo com os resultados da pesquisa sobre Uso de TI no Brasil 2021, realizada pela FGV, estima-se um total de 242 milhões de smartphones em uso no Brasil. Ou seja, mais de um celular por brasileiro.

Para os professores da FGV, esse resultado comprova a força do processo de transformação digital pelo qual as empresas e a sociedade estão passando. Basta olhar para o lado e perceber que a tecnologia faz parte das nossas vidas e mudou a forma como trabalhamos, nos divertimos e suprimos as necessidades básicas.

É nesse contexto que nasce uma traveltech. Em termos mais simples, significa usar tecnologia para planejar viagens. Contudo, quando olhamos de perto, vemos a sua relevância para o futuro dos negócios, da gestão financeira e de viagens corporativas. Embarque conosco para conhecer mais detalhes neste post. Vamos lá!

O que são as traveltechs

No mercado financeiro, temos as fintechs. Na educação, as edtechs. Para o mercado imobiliário, foram criadas as proptechs. Já no agronegócio, quem brilha são as agrotechs. Se você já ouviu alguma dessas palavras e sabe o que significa, talvez tenha uma ideia sobre o que é uma traveltech.

Faz algum tempo que a transformação digital tem se aproximado do turismo e as pessoas experimentam a compra de pacotes turísticos via internet. 

No passado, a internet era posicionada como a grande inimiga das agências de viagens tradicionais. As pessoas acreditavam que, com o tempo, todas as operações seriam realizadas online. Um movimento comum no turismo.

Em 2016, uma publicação no XII Anais da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) resgatou a evolução do setor que acompanhou as mudanças da sociedade e levantou o questionamento: o crescimento de novas tecnologias é um aliado ou uma ameaça para as agências?

Assim como para os bancos, educação, mercado imobiliário e agronegócios, a transformação digital é uma oportunidade para que cada setor possa aprimorar os seus serviços. Surgem, então, as traveltechs, empresas de viagens e turismo cujas operações são exclusivamente online.

Da mesma forma que o Nubank não tem uma agência física e você não pode ir até uma loja da Quinto Andar alugar um imóvel, as traveltechs estão funcionando a todo vapor pela tela do celular — o que já era esperado na dinâmica dos sistemas de viagens e turismo.

Mulher em avião viajando a trabalho

Transformação digital com as traveltechs

Futuro das traveltechs no Brasil

É importante dizer que a traveltech é uma solução que não se limita ao turismo de lazer. A proposta é revolucionar o mundo corporativo.

Otimizar o tempo de trabalho e os custos de toda e qualquer operação é uma das leis do mercado de trabalho. As empresas têm se dedicado a simplificar os seus processos sem perder a qualidade.

Para isso, precisam investir em ferramentas que apresentam uma proposta 360 graus:

  • agilizam a rotina;
  • ampliam e detalham a visibilidade de cada operação;
  • dão autonomia para os profissionais;
  • permitem adotar uma postura mais estratégica;
  • reduzem custos.

As traveltechs são o apoio que essas empresas precisavam para gerir melhor a mobilidade e as viagens corporativas da empresa. Essas startups evoluíram e hoje já fazem muito mais que buscar passagens áreas por um preço razoável ou só reservar hotéis.

Viajantes corporativos não precisam mais pular de galho em galho — nesse caso, de aplicativo em aplicativo — para conseguir as melhores ofertas, muito menos gastar horas fazendo relatórios de despesas e esperando o reembolso. Ao retornar, os gestores podem avaliar as informações que realmente interessam: o que o profissional foi fazer no destino. 

Gastos com transporte, alimentação e outras necessidades da viagem são registrados automaticamente para controle e auditoria, acompanhados em tempo real. Não é necessário esperar o colaborador voltar para conferir cada nota fiscal. 

Ou seja, a tecnologia se encarrega da parte burocrática e analítica para que o ativo humano se concentre nos resultados que o investimento em viagens deve trazer.

O papel da VOLL como traveltech do futuro

A VOLL é mais que uma empresa de mobilidade e viagens corporativas. Trata-se de um aplicativo mobile completo, no qual o viajante corporativo consegue reservar a passagem aérea, a hospedagem e o transporte no seu destino, no mesmo lugar.  Se pudéssemos simplificar a VOLL em uma palavra, seria: one-stop-shop de viagens. 

Para as empresas é uma grande vantagem, já que conseguem observar e analisar a movimentação dos colaboradores, acompanhando seus gastos em tempo real e ampliando as possibilidades de reduzir custos na gestão de viagens corporativas. 

Enquanto o colaborador se move, a empresa cuida dos custos do deslocamento. Quando ele retorna, toda a parte das custas de viagem já foi resolvida e é hora de focar apenas no que é importante para os negócios. 

Não é incrível perceber onde podemos chegar graças à contribuição da tecnologia?

Agora você já sabe o que é uma traveltech, um recurso onde a praticidade é uma via de mão dupla e traduz o verdadeiro significado do quão importante é a transformação digital para as empresas. 

Que tal começar agora mesmo a transformação digital das viagens a trabalho? Clique aqui e baixe o app VOLL gratuitamente.

 

Categorias: Apps, viagens corporativas

Você também pode se interessar:

Seguro viagens porquê é importante
13/09/2021
Por: Livia Pizza

5 motivos para contratar um seguro viagem

Seja viajando a lazer, seja nas viagens corporativas, é importante estar assegurado. O seguro viagem opera na esfera nacional e internacional, garantindo a cobertura necessária para que o turista não fique desamparado fora do seu domicílio. Em geral, o seguro de viagem deve ser feito com pelo menos 72 horas de antecedência e começa a […]

Leia mais
Duty of care e viagens corporativas
09/09/2021
Por: Livia Pizza

Duty of care: como manter a satisfação do viajante corporativo

O duty of care é um termo em inglês que ao traduzir significa dever de cuidar. No contexto corporativo, trata-se de uma obrigação ética e legal que as empresas têm para garantir a integridade física, saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. Na prática, cuidar do colaborador traz mais benefícios do que simplesmente promover a sua […]

Leia mais
06/09/2021
Por: Livia Pizza

3 dicas para a sua empresa economizar (realmente) na compra de passagens aéreas

Para que uma viagem corporativa aconteça é necessário contratar uma série de serviços. Uma das primeiras providências é fazer a reserva do transporte aéreo e seu custo pode ser elevadíssimo caso a empresa não conheça os maiores segredos para economizar na compra de passagens aéreas. Cancelar os compromissos, trocar o avião por carro ou ônibus […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.