A tecnologia está presente em quase todas as funções que realizamos no dia a dia. Seja no trabalho, no lazer ou até em casa, estamos cercados de ferramentas tecnológicas por toda parte.
A última década testemunhou um avanço tecnológico nunca antes visto. O desenvolvimento de uma internet cada vez mais rápida possibilitou que ela não se restringisse mais apenas a computadores e smartphones, passando a ser utilizada em diversos outros aparelhos.
Esse aumento vertiginoso de novos usos para a tecnologia também criou um mundo de oportunidades e demandas para o mercado. Tantas ferramentas diferentes exigem novas integrações e soluções para facilitar cada vez mais a vida do usuário.
Foi nesse cenário em que surgiram as tão faladas Techs – empresas especializadas em fornecer soluções tecnológicas para o usuário.
Fintechs, Agrotechs e Edtechs invadiram o mercado, e até mesmo o turismo, que até então vinha se modernizando a passos lentos, também adentrou nesse universo – surgiram as Travel Techs.
O turismo, historicamente, nunca foi um setor conhecido por grandes inovações ou mudanças. Dominado por poucas companhias aéreas e redes de hotéis tradicionais, sempre esteve atado a muita burocracia e altos custos.
Mas esse cenário começou a mudar com a chegada de grandes empresas internacionais no Brasil. Agências online de viagens passaram a permitir que os turistas comprem passagens e reservem hotéis pela internet, sem sair de casa e sem depender das antigas agências.
Mais recentemente, gigantes como o Uber e a Airbnb modificaram totalmente a forma de se deslocar e se hospedar no país. Viajantes passaram a ter toda a comodidade de se hospedar em casas reais, e se deslocar pela cidade de forma rápida, em qualquer horário, levados por motoristas particulares.
Essas novas ferramentas transformaram a experiência de planejar e realizar uma viagem. Ao não depender mais de pacotes engessados de agências de turismo, ficou muito mais fácil personalizar a viagem do seu jeito, com menos gastos desnecessários.
Por incrível que pareça, toda essa mudança ocorrida no mercado do turismo tradicional não se estendeu ao universo corporativo. Quem viajava a trabalho ainda precisavam se dirigir até agências, ou mandar emails para agentes de viagem e esperar longos dias até receber cotações de preços.
Essa morosidade se estendia até os gestores da empresa, que precisavam aprovar os orçamentos enviados pelos agentes, conferir dezenas de recibos e contabilizar vários pequenos gastos, que muitas vezes eram utilizados como subterfúgio para fraudes.
Isso sem mencionar todo o estresse causado ao colaborador, que não tinha previsibilidade na sua viagem, e precisava gastar tempo que deveria ser dedicado a visitar clientes ou fechar negócios para resolver problemas de hospedagem e transporte.
Foi buscando solucionar essas questões que surgiram dois tipos diferentes de Travel Techs: as OBTs (Online Booking Tools: ferramentas online para gestão de viagens corporativas) e TMCs (Travel Management Companies: uma agência de viagens corporativas), ambas especializadas em facilitar viagens a trabalho.
O surgimento dessas novas soluções possibilitou a integração de diversas ferramentas de viagem em uma única plataforma, o que facilitou não somente o acompanhamento e administração dos gestores, mas melhorou, principalmente, a experiência do usuário.
Processos que antes eram burocráticos e complexos foram totalmente facilitados com a chegada das OBTs e TMCs. Agora, o viajante tem todas as ferramentas que necessita em uma única plataforma, para acessar onde estiver, no horário que precisar.
Uma das principais empresas que surgiram nesse novo formato foi a VOLL. Unindo os conceitos de TMC e Travel Tech, a VOLL despontou no mercado como uma solução 100% integrada, mobile-first, onde o viajante pode resolver todas as etapas da sua viagem em um único aplicativo em seu smartphone.
Agora, não é mais necessário passar dias trocando e-mails com agentes de viagens e gestores para cotar pacotes, hospedagens e solicitar transporte.
O colaborador pode reservar seu voo, alugar um quarto no Airbnb, solicitar carros de aplicativo para o deslocamento terrestre e até pedir suas refeições no mesmo app, de forma simples e intuitiva na palma da sua mão.
Ter todas essas funções centralizadas em um único lugar agiliza as etapas da viagem, minimizando o risco de problemas e permitindo que o colaborador dedique suas energias ao real motivo da jornada: se reunir com clientes ou fechar negócios.
São várias as vantagens que o app VOLL trás para a experiência do usuário:
O colaborador encontra todas as informações que precisa já na primeira tela do aplicativo. A interface é 100% intuitiva, com as principais funcionalidades, como passagens, hospedagem e mobilidade destacadas em um carrossel. É só clicar e reservar.
É possível escolher e solicitar todas as etapas da viagem de forma autônoma, sem precisar recorrer a um agente de viagem ou estar limitado por pacotes pré definidos. Cada viajante escolhe as opções que melhor lhe servirem.
Todas as solicitações e transações feitas dentro do app são compartilhadas apenas com o gestor responsável, sem a necessidade de envolver vários agentes no processo.
O usuário ainda conta com botão SOS, em caso de emergência, e terá sua identidade preservada na ocorrência de qualquer problema.
O colaborador poderá acionar o suporte e ser atendido por pessoas reais, onde quer que esteja, no horário que precisar e pela via que preferir: chat, WhatsApp ou telefone.
Um dos principais valores da VOLL é o atendimento humanizado, sem robôs em nenhuma etapa, garantindo assim que o usuário tenha seu problema resolvido o mais rápido possível, de forma atenciosa e prestativa.
O app pode ser personalizado de acordo com a política de mobilidade da empresa, permitindo assim que o usuário utilize apenas os recursos que estejam dentro do permitido.
Isso aumenta a adesão à política e reduz o número de reembolsos, já que o viajante sabe de antemão o que pode ou não utilizar.
Todos esses fatores colaboram para aumentar (e muito!) a satisfação do colaborador ao final da sua viagem, permitindo que ele dedique mais tempo para seus compromissos no local de destino, ao invés de perdê-lo resolvendo problemas de acomodação e transporte.
Viagens bem sucedidas geram experiências inesquecíveis, que marcam a vivência do profissional na empresa, aumentando sua satisfação pessoal e profissional, fazendo com que ele permaneça mais tempo no cargo.