Blog

05/02/2020
Por: VOLL

Transporte pela empresa: táxi ou app?

Na última semana, juntamos o time para um happy hour de comemoração aos resultados de janeiro. Inevitavelmente, escutamos uma conversa entre dois amigos que estavam sentados na mesa ao lado, sobre como cada um faz para se locomover em seus compromissos a trabalho e como funcionam as políticas de mobilidade em suas empresas.

Eram dois executivos que pareciam trabalhar em uma destas gigantes multinacionais. Um deles estava com uma mala de mão ao pé da mesa, inclusive.

“Na minha empresa, usamos um app de transporte porque é mais barato do que o uso de táxi”, disse um deles.

“Já na minha, usamos táxis por causa dos corredores de ônibus, que agilizam muito os deslocamentos”, adicionou o outro.

Você se identifica com algum deles? Sua empresa trabalha com uma política de transporte e mobilidade que permite o uso de apps ou reembolsa os vouchers de táxi para os funcionários?

Se você pudesse escolher entre trabalhar com um app de mobilidade, apenas, ou somente com táxis para os deslocamentos do time, qual você escolheria?

A resposta para estas perguntas não precisa ser definitiva, exclusiva. O mundo ideal seria trocar o “ou” pelo “e”, não acha? 

Neste artigo, vamos te explicar (e provar) por que é fundamental trabalhar com o maior número de opções de transporte possível, e como esse conjunto de alternativas de mobilidade representam cenários de mais economia, mais eficiência na gestão e um constante aumento da satisfação dos funcionários.

Capilaridade, opções e variedade = economia

João trabalha no departamento comercial de uma empresa de médio porte e precisou pegar um voo que saiu de São Paulo, onde reside e trabalha, para Juazeiro da Bahia, a fim de encontrar um cliente. Em São Paulo, ele usou apps de transporte para ir  ao aeroporto.

Mas, o local de destino conta com poucas opções e a verdade é que  ele não conhece nenhuma. E agora? Como chamar até mesmo um táxi bem no interior do sertão? Será que por lá ele encontrará disponibilidade nos apps de transporte que usou em São Paulo?

Na mesma empresa de João, trabalha Ana que gerencia o time de RH e, volta e meia, precisa viajar para as filiais que ficam em outras cidades. E, um dia, justo quando precisava ir com urgência ao aeroporto, o trânsito ficou parado e ela entrou em pânico, pois o primeiro pensamento que veio à sua cabeça foi “Vou perder meu voo, minha reunião, meus compromissos!”

Por isso, atualizar as políticas de mobilidade é tão importante para evitar que situações assim aconteçam. Logo, neste artigo, falamos sobre as principais dificuldades enfrentadas por empresas neste cenário e como a VOLL pode ajudá-las. E não se preocupe, também contaremos o final das histórias de João e Ana. Continue a leitura!

Quais são as dificuldades passadas por empresas em relação à mobilidade?

É comum que as empresas contem com os serviços de Uber e táxi para que seus colaboradores possam se deslocar em casos de reuniões, encontros com clientes e afins. Contudo, algumas dificuldades surgem e listamos aqui as três principais.

1) Instabilidade nos preços das corridas

A primeira dificuldade surge na comparação oficial das tarifas. Além disso, quando os apps usam tarifa dinâmica e não há uma base de comparação imediata de valores, tempo de espera e disponibilidade de veículos, a empresa acaba pagando mais caro por corridas que poderiam ser mais baratas.

2) Falta de rastreamento e manipulação de recibos

E caso a opção exclusiva seja o uso de táxi, a operação de mobilidade se torna mais onerosa visto que suas tarifas são determinadas pelas próprias prefeituras. Não obstante, no modo “uso e reembolso” não existe a opção de rastreabilidade e não  se sabe o trajeto que o funcionário percorreu. Isso é perigoso, pois o recibo de papel emitido pelo taxista pode eventualmente ser manipulado, editado ou até mesmo extraviado.

3) Carência de serviço de transporte em determinadas áreas

Apesar de os grandes centros urbanos contarem com diversas opções de táxis e apps de transporte, ele não ocorre em todos os lugares, por isso ter somente um fornecedor desse tipo de serviço é arriscado. Se uma empresa, por exemplo, opera somente com um determinado app de mobilidade e parte de sua equipe fizer uma visita comercial no interior do Amazonas — que ainda não possui os serviços do aplicativo — como resolver?

Por essa razão, é essencial ter uma solução que reúna os principais players do mercado num só lugar. Seu time vai poder saber qual é a melhor opção de mobilidade a cada pedido, na palma da mão. É justamente isso que a VOLL oferece.

Como a VOLL pode ajudar as políticas de mobilidade da sua empresa?

Como foi possível ver nos pontos acima, não é uma decisão inteligente contar somente com um fornecedor de deslocamentos corporativos. Até porque e se o app de transporte sair do ar? Todo mundo fica parado? Dá até frio na barriga imaginar isso, não é?

A VOLL conta com os principais fornecedores do mercado para que você e seus colaboradores possam tenham uma operação híbrida de mobilidade que oferece tanto aplicativos quanto táxis convencionais, cooperativas de transfer executivo, empresas de traslados blindados, entre outros serviços.

Aliás, vamos ver como a VOLL conseguiu resolver o problema do João e da Ana?

Ao usar a plataforma da VOLL, o João conseguiu facilmente chamar um táxi em Juazeiro da Bahia para encontrar seu cliente. Do contrário, ele teria gastado muito tempo com o problema que seu transporte teria gerado. Foi app de mobilidade em São Paulo, táxi em Juazeiro, app de mobilidade em Juazeiro, táxi em São Paulo…João fica tranquilo em poder comparar e escolher a melhor opção de transporte, a cada necessidade de viagem. Fácil, simples e rápido, na palma da mão.

Já a Ana conseguiu um serviço de deslocamento emergencial cujo veículo de placa vermelha dá acesso aos corredores de ônibus — o que a fez chegar ao aeroporto a tempo de embarcar  e evitou a perda do voo e o possível pagamento da taxa de não-comparecimento. A Ana viajou aliviada e tranquila, e aproveitou o voo para se preparar ainda mais para sua agenda na filial da empresa. Isso também graças à VOLL.

Mas, e você? O que espera para conhecer nossos serviços e otimizar as suas políticas de mobilidade? Agende uma demonstração agora mesmo.

Você também pode se interessar:

11/08/2020
Por: Luiz Moura

A vez das novas necessidades na mobilidade corporativa

As constantes transformações na forma de ser de empresas e profissionais têm contribuído para que as necessidades pessoais e coletivas alternem de prioridade. Antes das recomendações de isolamento social, era provável que você tivesse interesse em adquirir um produto ou serviço que, dada a atual circunstância, pode ter deixado de ser uma necessidade latente. Quando […]

Leia mais
28/07/2020
Por: Luiz Moura

O importante papel da tecnologia na mobilidade para o período de retomada

Nada diferente dos demais processos evolutivos dos últimos séculos, a tecnologia vem tendo um papel importante na mudança de comportamentos durante a pandemia do coronavírus. Uma das grandes mudanças se refere à maneira como as pessoas decidem se locomover, tentando manter-se saudáveis e em atendimento às recomendações dos órgãos reguladores sanitários globalmente. Se, por um […]

Leia mais
20/07/2020
Por: Luiz Moura

O MaaS está florescendo para dar às pessoas a liberdade de mobilidade: transição para um novo paradigma

Diante das recentes movimentações econômicas, a indústria da mobilidade inegavelmente foi uma das que esteve em grande evidência. O modelo de ir e vir anterior, com grandes veículos carregando um número elevado de passageiros, começou a ser questionado por instituições e corporações — sobretudo pelas implicações em relação aos impactos na saúde pública. O mais […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.