Viagens de negócios conectam empresas a oportunidades globais, estreitam relacionamentos e impulsionam o crescimento. Para garantir deslocamentos seguros e eficientes para os colaboradores, a tecnologia desempenha um papel fundamental.
As soluções digitais têm transformado a experiência dos viajantes e otimizado processos: desde o check-in automático até a verificação biométrica nos aeroportos, a tecnologia melhora a segurança e reduz gargalos operacionais.
A International Air Transport Association (IATA) tem dedicado grande atenção ao tema, incentivando novas soluções para reforçar a segurança e a confiabilidade no turismo, tanto a lazer quanto corporativo.
A International Air Transport Association (IATA), ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, é uma organização global que representa aproximadamente 340 companhias aéreas, responsáveis por mais de 80% do tráfego aéreo mundial.
Fundada na década de 1940 para liderar e servir a indústria aérea, ela tem como objetivo promover melhorias para o setor, definindo padrões para garantir segurança, eficiência e sustentabilidade na aviação.
A IATA está pedindo a adoção acelerada de tecnologias de identificação digital de passageiros para melhorar a segurança e a eficiência na aviação.
Líderes governamentais e stakeholders da indústria de segurança na aviação que participaram do evento Sydney Leaders Week Conference apoiaram essa posição, além de destacarem a necessidade de colaboração para implementar tecnologias como credenciais verificáveis e identificadores descentralizados.
O Sydney Leaders Week, organizado pela Qantas Airways, aconteceu em março de 2025 e contou com a participação de especialistas do setor e representantes governamentais da Austrália, Canadá, China, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
“A cooperação global mantém a aviação segura. A adoção de credenciais verificáveis e padrões de identificadores descentralizados é um próximo passo natural para reforçar a segurança, a confiança e a eficiência.”
Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA
A IATA acredita que os identificadores digitais podem trazer muitos benefícios ao setor aéreo, como:
Maior integridade documental, reduzindo fraudes e acessos não autorizados.
Confiança global, permitindo a verificação de identidade segura entre fronteiras.
Eficiência operacional ao simplificar a verificação de documentos, proporcionando uma melhor experiência ao passageiro, fortalecendo a supervisão regulatória e otimizando a alocação de recursos.
Os líderes de segurança na aviação presentes na conferência também identificaram ações-chave para que os governos impulsionem a transformação digital no setor:
Incorporar soluções de credenciais verificáveis e identificadores descentralizados às normas de segurança nacionais e internacionais, alinhando-se ao Anexo 17 da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e aos Programas de Operações e Segurança do Espaço Aéreo (AOSP).
Integrar soluções de identificação digital nos planos nacionais de transformação digital para fortalecer a cooperação global.
Alocar recursos para equipar as partes interessadas da indústria com o conhecimento e a infraestrutura necessários para uma implementação eficiente.
Promover a conscientização e a ampla adoção das soluções de identificação digital por meio de capacitação e campanhas informativas.
“Todos os stakeholders da aviação querem que o setor seja ainda mais seguro — e isso ultrapassa barreiras geopolíticas. A tecnologia já está pronta e comprovada. Agora, precisamos aproveitar o impulso dessa reunião e trabalhar para obter uma recomendação na próxima assembleia da ICAO ainda este ano.”
Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações, Segurança e Proteção da IATA
Como parte desse esforço, a IATA afirmou que está promovendo a iniciativa One ID, que estabelece padrões globais para identificação digital.
Essa tecnologia permite que os passageiros façam a verificação dos documentos de viagem antes do embarque, permitindo o uso do reconhecimento biométrico em vez de documentos físicos nos aeroportos.
O One ID funciona em sintonia com a Credencial de Viagem Digital da Organização Internacional da Aviação Civil, garantindo total segurança, eficiência e conformidade com regulamentações globais de privacidade e compliance.
Além disso, a IATA está avançando com o chamado Aviation Security Trust Framework, que considera o alinhamento regulatório, a colaboração entre setores e a infraestrutura como componentes críticos para viabilizar os benefícios da identidade digital na aviação. Você pode conferir mais detalhes no site oficial do Aviation Security Trust Framework.
A segurança na aviação é mais do que uma questão de conformidade, mas sim um fator essencial para garantir experiências positivas e confiáveis para viajantes corporativos. Nesse contexto, o avanço da tecnologia é protagonista.
Com isso, a adoção de soluções inovadoras torna-se indispensável para impulsionar a digitalização das viagens empresariais.
Se a sua empresa deseja estar alinhado às principais tendências de tecnologia e segurança, conheça a VOLL: maior agência de viagens corporativas digital da América Latina.
Combinando inovação e inteligência, a VOLL oferece soluções completas para a gestão de viagens, mobilidade e controle de despesas, garantindo eficiência e segurança para toda a jornada do viajante.
A VOLL é a primeira agência de viagens corporativas do Brasil certificada com a ISO 27001, referência internacional para a gestão de segurança da informação. Com isso, garante a total segurança dos dados armazenados em sua plataforma, prevenindo vazamentos e assegurando o uso adequado das informações.
Além disso, está em conformidade com as regulamentações de proteção de dados, proporcionando uma gestão de riscos eficaz e uma governança robusta.
Quer saber mais? Conheça agora as soluções da VOLL para a sua empresa e eleve sua gestão de viagens a um novo patamar!