Blog

28/05/2020
Por: VOLL

Segurança e higiene: 4 dicas de uso de transporte por aplicativo

Negócios tradicionais ou modelos de negócio atuais, todos estão obrigados a mudar procedimentos. Nos carros das plataformas eletrônicas, tanto motoristas como passageiros têm de cumprir novos hábitos.

As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) são claras: distanciamento social e práticas de higiene constantes são fundamentais para que todos possam conviver com segurança.

Dicas para usufruto do transporte público servem também para quem utiliza a mobilidade compartilhada. A partir disto, buscamos descrever quatro dicas de boas práticas para uso de transporte por aplicativos, considerando o “novo normal”.

1) Use máscara ou proteção facial e lembre-se de colocá-la antes do veículo chegar

Com a proteção das vias de respiração e alimentação (nariz e boca), você se protege e inibe a propagação de vírus e bactérias para terceiros. Além disso, o uso desse tipo de equipamento pode ajudar a prevenir as transmissões de micro-organismos das mãos para a boca.

Em uma entrevista para a BBC, David Carrington, professor da Universidade de Londres, afirmou que “esse tipo de máscara não é eficaz contra vírus e bactérias que circulam no ar porque elas são muito frouxas, não têm filtro de ar e deixam os olhos expostos. Elas, no entanto, podem ser úteis para minimizar o risco de contrair um vírus por meio de respingos de espirros ou tosses, além de evitar a contaminação mão-boca”.

É importante ressaltar que o uso de máscaras caseiras pela população em geral pode causar uma falsa sensação de proteção. A Fiocruz recomenda que as pessoas façam o uso correto da máscara caseira, não a compartilhando com familiares, não tocando o rosto depois de colocá-la e fazendo a sua limpeza conforme orientação do Ministério da Saúde, e reforça a necessidade de manutenção do isolamento social e das medidas de higiene para o combate à Covid-19.

2) Manuseie você mesmo sua bagagem e coloque-a no porta-malas, sem a ajuda do motorista

Os motoristas têm sido orientados a manter o mínimo de contato possível com os passageiros para salvaguardar a segurança de todos. Com isso, caso você precise armazenar uma bagagem ou caixa no porta-malas do veículo, peça ao motorista que abra o compartimento e insira, você mesmo, o item no veículo.

O mesmo vale para quando você chegar ao destino de sua viagem; desça do veículo e abra o porta-malas, sem o auxílio do condutor.

3) Ao entrar, higienize as mãos e as mantenha no seu colo durante toda a viagem

Ao entrar no veículo, o ato de sentar agora exige mais cuidado. Higienize suas mãos com álcool em gel e as mantenha em seu colo, sem contato com o estofado ou portas do carro.

Lembre-se que você abriu a porta do veículo e, até que desinfete suas mãos, evite colocá-las no rosto ou tocar a máscara. (Um estudo britânico de 2016 indica que as pessoas tocam seus rostos cerca de 23 vezes por hora.)

4) Sente-se somente no banco traseiro do veículo e abra as janelas

Recomendações para que os motoristas mantenham o banco do passageiro desocupado estão sendo constantemente enviadas pelas tecnologias de mobilidade.

A boa prática também tem sido estimulada entre os próprios parceiros, que buscam oferecer condições mais seguras de trabalho para os condutores, como esta iniciativa da Cabify em alguns dos veículos dos condutores credenciados no Brasil.

Com isso, a capacidade máxima recomendada de passageiros por veículo passa de três para duas pessoas sentadas no banco de trás.

Você também pode se interessar:

11/08/2020
Por: Luiz Moura

A vez das novas necessidades na mobilidade corporativa

As constantes transformações na forma de ser de empresas e profissionais têm contribuído para que as necessidades pessoais e coletivas alternem de prioridade. Antes das recomendações de isolamento social, era provável que você tivesse interesse em adquirir um produto ou serviço que, dada a atual circunstância, pode ter deixado de ser uma necessidade latente. Quando […]

Leia mais
28/07/2020
Por: Luiz Moura

O importante papel da tecnologia na mobilidade para o período de retomada

Nada diferente dos demais processos evolutivos dos últimos séculos, a tecnologia vem tendo um papel importante na mudança de comportamentos durante a pandemia do coronavírus. Uma das grandes mudanças se refere à maneira como as pessoas decidem se locomover, tentando manter-se saudáveis e em atendimento às recomendações dos órgãos reguladores sanitários globalmente. Se, por um […]

Leia mais
20/07/2020
Por: Luiz Moura

O MaaS está florescendo para dar às pessoas a liberdade de mobilidade: transição para um novo paradigma

Diante das recentes movimentações econômicas, a indústria da mobilidade inegavelmente foi uma das que esteve em grande evidência. O modelo de ir e vir anterior, com grandes veículos carregando um número elevado de passageiros, começou a ser questionado por instituições e corporações — sobretudo pelas implicações em relação aos impactos na saúde pública. O mais […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.