Aplicativos

O que é ride sharing e qual seu impacto na mobilidade corporativa?

Descubra como funciona o ride sharing e como essa solução pode beneficiar a gestão de transporte e mobilidade da sua empresa.



O que é ride sharing e qual seu impacto na mobilidade corporativa?
5:56



A mobilidade corporativa é um setor que está em constante evolução, alinhada com as melhorias que a tecnologia proporciona. 

Nesse cenário, o ride sharing se destaca como uma solução sustentável, econômica e flexível para empresas.

Quer entender o que é esse conceito, como ele funciona na prática e quais seus benefícios para a mobilidade corporativa? Siga a leitura deste artigo!

O que é ride sharing?

O ride sharing, ou compartilhamento de viagens, consiste em unir pessoas com trajetos semelhantes em um único veículo para se deslocarem juntas.

Dessa forma, em vez de cada pessoa utilizar um veículo separado para percorrer a mesma rota, todos podem otimizar o trajeto ao compartilharem uma carona.

O conceito inclui caronas em carros particulares, combinadas previamente entre os envolvidos, ou em veículos gerenciados via aplicativo como um serviço pago.

Quais são as principais características do ride sharing?

Existem dois pilares que definem o compartilhamento de viagens, tornando-o uma solução eficiente para a mobilidade corporativa.

O primeiro deles é a economia. Ao compartilhar o deslocamento, seu custo é dividido em mais pessoas, trazendo uma redução de despesas significativa. 

Caso a empresa trabalhe com o reembolso das corridas, o custo de uma só viagem será muito menor, economizando recursos.

Além disso, o ride sharing pode eliminar a necessidade da locação de veículos ou da manutenção de uma frota própria, que representam custos elevados.

Outra característica fundamental é a sustentabilidade, pois diminui o número de veículos nas ruas, o que reduz a emissão de carbono e outros gases poluentes.

Como funciona o ride sharing?

Aplicativos ou sites especializados conectam motoristas dispostos a compartilhar seus veículos com passageiros que precisam de uma carona em uma rota similar. 

O passageiro faz uma solicitação, indicando os locais de partida e destino, e o motorista pode avaliá-la para aceitar ou recusar a proposta. 

Os apps cobram uma taxa por esse intermédio, formando uma rede de prestadores e consumidores dos serviços de mobilidade.

No contexto das viagens corporativas, o conceito do ride sharing pode ser aplicado diretamente pela empresa ou pelos colaboradores, sem intermédio de uma plataforma e sem pagamento de taxas.

Imagine, por exemplo, que funcionários que moram em regiões próximas precisam comparecer a um evento em um bairro mais distante. A própria empresa pode conectar essas pessoas para compartilhar o mesmo veículo, seja utilizando o carro particular de um colaborador ou solicitando um Uber corporativo, por exemplo. 

Como é o mercado de compartilhamento de viagens?

No Brasil, a popularização dos aplicativos de mobilidade abriu espaço para o compartilhamento de caronas.

Além da Uber, que lançou o Uber Juntos, possibilitando tarifas até 35% menores para passageiros compartilharem corridas que sigam uma rota similar, outros players surgiram no mercado, como o BlaBlaCar.

Segundo o Straits Research, a receita do mercado global de ride sharing foi avaliada em US$ 147,28 bilhões em 2024, e deve atingir US$ 679,18 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 21,05% nesse período. 

A América do Norte lidera o mercado, seguida pela Europa. Segundo o mesmo estudo, América Latina e Oriente Médio também apresentam crescentes oportunidades para o ride sharing.

Quais são as vantagens do compartilhamento de viagens para empresas?

Adotar o modelo de ride sharing na empresa oferece diversas vantagens que impactam diretamente nos resultados, sendo uma solução eficiente para otimizar a gestão de mobilidade corporativa. Veja os principais benefícios:

  • Redução significativa de despesas ao diminuir gastos relacionados a múltiplas corridas, locação de veículos ou frota própria (manutenção, estacionamento, combustível etc.);

  • Sustentabilidade e menor impacto ambiental ao reduzir o número de veículos nas ruas;

  • Otimização do tempo de deslocamento dos funcionários, aumentando a produtividade da equipe;

  • Flexibilidade para adaptar a operação às necessidades específicas da equipe, como diferentes horários e destinos;

  • Oportunidade de integração e interação entre colaboradores;

  • Escalabilidade, pois o modelo não exige investimentos elevados e pode ser colocado em prática organicamente;

  • Maior segurança para os colaboradores por meio de trajetos compartilhados e monitoramento em tempo real.

Otimize sua gestão de mobilidade corporativa com a VOLL

Como você viu até aqui, o compartilhamento de viagens é uma ótima opção para otimizar a mobilidade corporativa.

Mas seus resultados podem ser ainda melhores ao combinar o modelo com uma ferramenta completa de gestão de mobilidade. Conheça a VOLL: a maior agência de viagens corporativas digital da América Latina.

Por meio de uma tecnologia própria, a VOLL oferece soluções completas para gestão de viagens, expense management e mobilidade urbana, ideal para quem quer reduzir custos com transporte corporativo sem abrir mão da eficiência e da satisfação do colaborador.

  • Amplie sua oferta de mobilidade com todos os serviços de transporte corporativo: carros por aplicativo, táxi corporativo e transporte público;

  • Centralize a gestão, os pagamentos e todo o seu processo administrativo;

  • Integre cadastros e orçamentos à sua política de mobilidade;

  • Crie regras para as corridas dentro e fora da política da sua empresa, configurando limites e orçamentos;

  • Controle estornos e reembolsos de transporte corporativo através de um só painel e uma única fatura.

Quer saber mais? Acesse o site e conheça as condições especiais para a sua empresa.

VOLL

São Paulo
Alameda Vicente Pinzon, 54 - 5º andar - Vila Olímpia

Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1032 - 3º andar - Centro

VOLL app iOS iPhone
App VOLL Google Play