Por Luiz Moura

Retomada das viagens corporativas em 2022: o que podemos esperar?

24/12/2021

3 minutos de Leitura

Há alguns meses, vários canais de mídia e comunicação vêm prevendo a retomada de viagens corporativas. Mas estaria este cenário realmente tão próximo? Ao que tudo indica, sim. Alguns fatores que apontam para isso são o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, que hoje tem 66,71% totalmente imunizada e o desejo de voltar […]

Há alguns meses, vários canais de mídia e comunicação vêm prevendo a retomada de viagens corporativas. Mas estaria este cenário realmente tão próximo? Ao que tudo indica, sim.

Alguns fatores que apontam para isso são o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, que hoje tem 66,71% totalmente imunizada e o desejo de voltar à “antiga normalidade” após dois anos de pandemia. As empresas que adiaram seus eventos, já estão se movimentando para trazê-los de volta às suas agendas. 

Em outubro deste ano, o Global Business Travel Association (GBTA) realizou uma pesquisa com profissionais do setor de viagens que evidenciou as grandes expectativas desta retomada no cenário de viagens corporativas. Na VOLL, várias tendências foram percebidas, como o aumento da emissão de passagens de ônibus e o aumento da demanda.

No artigo do blog de hoje, compartilhamos com vocês os dados que corroboram para traçar um cenário de retomada das viagens em 2022. 

Quais as expectativas do mercado de viagens corporativas em 2022?

O relatório de pesquisa do GBTA, publicado em outubro de 2021, trouxe uma nova perspectiva para o mercado. Apesar de o relatório ter alguns meses, suas previsões coincidem com a entrada do novo ano e com o cenário positivo em relação às vacinações contra o COVID-19.

Por exemplo, 46% dos entrevistados planejavam retomar as viagens domésticas e 28%, as viagens internacionais, entre um a três meses após a realização da pesquisa. Por outro lado, já naquele momento, 51% das empresas já haviam retornado suas rotinas de viagens corporativas domésticas

Entre as empresas entrevistadas, 52% estavam mais otimistas sobre o mercado. Três em cada quatro mostraram apoio à abertura das fronteiras dos EUA, e sete em cada dez esperam um aumento nas viagens internacionais nos próximos seis meses como resultado.

O otimismo em relação ao mercado refletiu em outros índices também. Cerca de 48% dos entrevistados estavam dispostos a retornar às viagens corporativas, enquanto 30% estavam mais do que entusiasmados com a possibilidade. É sem surpresa alguma, diante desses dados, que 70% dos entrevistados afirmaram sentir falta de viajar a trabalho e pretendem viajar mais em um futuro muito próximo. 

Em relação à segurança do viajante, 65% dos entrevistados se mostraram favoráveis às políticas de exigência de vacinação para viajar. Cerca de 89% dos agentes de viagens já haviam sido totalmente vacinados na época, contra 92% dos fornecedores e TMCs

O que aprendemos em 2021 no cenário de gestão de viagens corporativas? 

De acordo com os dados levantados pela plataforma da VOLL, a busca por voos nacionais aumentou 164% entre julho e setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Não foram somente as buscas que aumentaram, os valores também apresentaram aumento significativo

No geral, houve um aumento de 56% dos valores das passagens aéreas no país. Na VOLL, esse aumento representou um pouco menos, cerca de 40%. Dentre os principais fatores para este aumento estão: 

  • O aumento do preço dos combustíveis
  • A variação da taxa de câmbio
  • O aumento da demanda
  • A inflação acumulada

Em julho deste ano, a VOLL constatou um crescimento de 230%, comparado com o mesmo período em 2020, nas reservas online de hotéis e resorts em todo o Brasil

Somente no app VOLL, houve um aumento de 85% em reservas de hospedagem, resultando, também, num aumento de 43% na demanda por transporte de aplicativo, como Uber, 99 e táxis. Houve também um aumento de 93% na locação de veículos através do app VOLL.

Diante de tantas expectativas e movimentações do mercado em prol de uma retomada, é de se esperar que 2022 comece com uma alta demanda para o setor de viagens corporativas

Nós já demos mais detalhes sobre estes dados em outro artigo de nosso blog, que você pode conferir aqui

Se você, porém, pretende aprofundar ainda mais nestes dados para preparar sua empresa em relação à retomada das viagens corporativas em 2022, recomendamos que baixe nosso e-book completo neste link. Nele, você terá acesso a dados exclusivos do mercado de viagens corporativas, antevendo as principais tendências para o próximo ano.

Quer saber mais sobre o que 2021 representou para a VOLL? Confira nosso blog post de retrospectiva neste link

 

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.