Qual é a relação entre Alexa, mobilidade corporativa e inteligência artificial?
Aprofunde seu conhecimento sobre viagens corporativas e otimize sua estratégia com a expertise da VOLL. Boa leitura
Os comandos de voz que usamos nos celulares já se tornaram parte de nossas vidas. Afinal, é de grande praticidade dizer ao aparelho o que queremos e ele executar por meio da inteligência artificial.
Desse modo, a partir dos hábitos de navegação e uso, o aparelho consegue prever quais serão as próximas ações, e isso inclui a mobilidade corporativa ou pessoal.
Por exemplo: uma pessoa que, frequentemente, usa apps de transporte para ir de casa ao trabalho e vice-versa poderá, por um comando de voz, dizer ao celular “quero ir para casa”. O aparelho entenderá o comando e chamará o carro para ela por meio do aplicativo.
Cada sistema tem o seu próprio assistente. Um dos mais conhecidos é Alexa da Amazon. E para que você saiba mais sobre ela, assim como a relação que existe entre a inteligência artificial e viagens corporativas, continue a leitura deste artigo.
O que é Alexa?
Alexa não é uma célebre personalidade nas redes sociais, mas tem potencial. Hoje, ela é uma assistente virtual tão ou mais capaz do que suas concorrentes indiretas Siri, Cortana ou Google Assistente.
Desenvolvida pela Amazon com foco em atender o usuário nas tarefas cotidianas, a Alexa está presente em uma série de produtos da gigante do e-commerce que vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil.
O que é machine learning?
Machine Learning é a base que move essa peculiar assistente virtual, que fica mais forte quanto mais cresce a sua popularidade e coleta dados.
Sempre que Alexa cometer um erro ao interpretar a solicitação do usuário, esses dados serão usados para tornar o sistema mais inteligente na próxima vez. Assim sendo, nota-se que o machine learning, o braço direito da inteligência artificial, aprende constantemente com dados humanos e dispensa a necessidade de programação.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (ou IA) permite que as máquinas tenham capacidade de aprender, perceber seu ambiente, raciocinar, prever ocorrências e tomar decisões com grandes chances de sucesso, exatamente como faz um ser humano.
Na indústria de viagens, a aplicação de IA é vasta. Além do atendimento ao cliente por meio de chatboats, a coleta e interpretação de um enorme volume de dados com rapidez e precisão salta aos olhos, afinal, é possível tirar conclusões sobre clientes, classificar práticas de negócios e estratégias de preços.
Skills da Alexa e a mobilidade corporativa
O uso da Alexa está atrelado à mobilidade corporativa, proporcionando mais eficiência à diversas atividades. Com um simples comando de voz, é possível solicitar uma corrida por meio de aplicativos de transporte.
Além disso, essa assistente virtual possui uma skill na esfera de gestão de viagens que oferece ao usuário uma experiência positiva desde a busca por destinos, até a atualização sobre status de voos (com o prazo de 1 dia antes do voo até 3 dias após o embarque) da companhia aérea Latam.
Por fim, a chegada da Alexa ao mercado brasileiro impacta diretamente a percepção sobre a utilidade da inteligência artificial e coloca em evidência as empresas que acompanham essa realidade tecnológica no campo da mobilidade corporativa. Aliás, quer entender como esse tipo de serviço pode ser realizado? Entre em contato conosco.