Por Amanda Doimo

Quais são os tipos de viagem que uma empresa pode gerir

19/04/2021

2 minutos de Leitura

Quando um funcionário precisa viajar por motivos laborais, a empresa deve providenciar todos os requisitos necessários que variam de acordo com os tipos de viagem feitos. Se você tem dúvidas sobre quais são eles e o que deve ser considerado quando alguém da sua organização está prestes a viajar, continue a leitura deste artigo, pois […]

mulher na frente de um painel de voos

Quando um funcionário precisa viajar por motivos laborais, a empresa deve providenciar todos os requisitos necessários que variam de acordo com os tipos de viagem feitos.

Se você tem dúvidas sobre quais são eles e o que deve ser considerado quando alguém da sua organização está prestes a viajar, continue a leitura deste artigo, pois vamos explicar como funciona cada um deles.

Conheça os 3 tipos de viagem mais comuns no meio corporativo

Apresentamos a seguir os principais tipos que você deve conhecer, além de pontos a serem levados em conta ao aplicá-los na sua empresa.

Intercâmbio

Uma viagem de intercâmbio é feita com o objetivo de realizar uma troca cultural, além de o viajante ter a experiência de viver em outro país. Por conta disso, os formatos mais comuns são voltados ao aprendizado de outra língua, estudo ou trabalho em alguma área específica.

Geralmente, os funcionários de uma empresa são congratulados a fazer uma viagem desse tipo com o objetivo de aplicar o conhecimento e aprendizado obtidos na organização quando o intercâmbio terminar. Por isso, tal prática é mais corriqueira entre empresas multinacionais que possam manter o colaborador empregado na mesma rede enquanto vive no país de destino.

Viagem de eventos

Este tipo de viagem é mais complexo porque requer a execução de diversas etapas para que tudo corra bem, a começar pelo cadastro dos membros da empresa no evento que será realizado.

Um treinamento interno também deve ser feito para que todos saibam como se portar e o que fazer durante a viagem e o evento de modo que o investimento valha a pena.

Caso ele ocorra em outro estado ou país, é preciso levantar também a hospedagem que precisa ter todos os elementos necessários para um bom descanso. Se ela não for próxima ao local do evento, o transporte a ser usado é outro elemento que não pode faltar no planejamento da viagem.

Soluções como a VOLL te ajudam a realizar essas locomoções por Uber, táxi e outros players do mercado, além de manter o controle de todas elas de uma forma simples.

Viagem corporativa

A principal diferença entre uma viagem corporativa e de eventos é que, aqui, o foco é colocado tanto na logística quanto nos relatórios de trabalho.

Vejamos, como exemplo, uma pessoa que precisa ir a outra cidade para ter uma reunião presencial com um cliente. A exemplo dos eventos, é necessário providenciar passagens aéreas, hotel e transporte para que o funcionário tenha uma boa estadia e praticidade para se locomover até o cliente.

Contudo, por se tratar de uma viagem que tem uma finalidade bem específica, é importante que o colaborador faça um relatório detalhado da reunião. Por isso, é necessário garantir que o hotel tenha uma boa conexão de internet ou que haja locais de coworking próximos para executar esse trabalho.

Assim, concluímos este artigo em que apresentamos a você os três principais tipos de viagem que a sua empresa pode fazer. Lembramos que, independente do tipo, todas devem estar de acordo com as políticas de viagens adotadas. Para saber como fazer a sua, confira este artigo que escrevemos sobre o tema!

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.