Blog

VOLL Free: a um passo de economizar
07/07/2022
Por: Lucas Machado

Por que sua solução de viagens corporativas deve ser mobile-first?

O uso de um app mobile é indispensável para acelerar uma estratégia de transformação digital. De acordo com os resultados da pesquisa sobre Uso de TI no Brasil 2021, realizada pela FGV, estima-se um total de 242 milhões de smartphones em uso no Brasil. Ou seja, mais de um celular por brasileiro.

Para os professores da FGV, esse resultado comprova a força do processo de transformação digital pelo qual as empresas e a sociedade estão passando. Basta olhar para o lado e perceber que a tecnologia faz parte das nossas vidas e mudou a forma como trabalhamos, nos divertimos e suprimos as necessidades básicas.

Para aumentar a eficiência dos processos de uma empresa, todos os pontos que envolvem a rotina de trabalho precisam ser constantemente otimizados — inclusive os que correspondem à mobilidade dos funcionários. Por isso, ter um sistema mobile-first de gestão de viagens corporativas é tão importante.

Neste artigo apresentamos quais são as principais características que tornam seu uso fundamental tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores nos dias de hoje. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre gestão em sistemas mobile e desktop?

Muito embora o uso de softwares desenvolvidos unicamente para computadores tenha sido predominante nas empresas anos atrás, hoje a realidade é diferente. De acordo com um estudo da SimilarWeb, o número de acessos via mobile aumentou 30,6% no ano passado, enquanto desktop caiu 3,3%.

Esta variação reflete uma tendência de crescimento contínuo do uso de dispositivos móveis. Acompanhando uma mudança de comportamento, de as pessoas estarem em constante movimento e preferirem atividades externas sem que deixem de estar conectadas, o apreço pelos apps não tem data para deixar de existir.

Outra característica que reduz a praticidade dos sistemas usados somente em computadores é justamente o fato de o usuário precisar de um PC ou notebook para acessá-lo. Em alguns casos, o programa chega a ser instalado somente numa máquina, tornando-o ainda mais restrito.

Mais recentemente, os SaaS (softwares as a service) tomaram conta do mundo digital e se tornaram cada vez mais presentes, tanto na esfera privada quanto na corporativa. Sem necessidade de instalação, estas plataformas são cloud-based — hospedadas em nuvem — e permitem acessos de diferentes dispositivos.

E, quando falamos de mobilidade, não depender de uma hardware (equipamento físico) para acessar e utilizar um sistema é premissa.

A experiência em sistemas mobile é melhor

Um ponto de destaque dos softwares desenvolvidos para mobile é a sua facilidade. Em via de regra, seu design costuma ser mais simples, tornando mais intuitiva a sua usabilidade e, assim, tornando a experiência melhor.

Imagine se você precisasse fazer o download de um programa, para instalá-lo em seu computador, para poder chamar um táxi ou pedir uma pizza à noite de sexta-feira?

A forma do pedido acompanha a simplicidade e a urgência da demanda. Isso significa que, se para fazer um pedido simples como os de exemplo, o processo não pode levar mais que alguns segundos, o mesmo vale para o uso da plataforma que permite essa ação.

Pensando em necessidades um pouco mais complexas — como se movimentar ou viajar a trabalho —, os apps mobile têm (e muito) a sua vez.

Dada a frequência que nós, seres humanos hiperconectados, estamos cada vez mais habituados a utilizar aplicativos em nossos smartphones para basicamente resolver todos os problemas do nosso cotidiano, usá-los é um grande benefício — e, claro, conveniência — ao realizar uma viagem de trabalho.

Enquanto antigamente era necessário chegar ao hotel e ligar o notebook para ter acesso às ferramentas de trabalho, hoje tudo pode ser feito, literalmente, na palma da mão. E sempre que você precisar. Os apps funcionam 24 horas, sem interrupções, e de forma muito mais simples e segura.

Isso inclui serviços como fazer a reserva de um hotel ou solicitar um transporte de táxi ou uber do aeroporto ou rodoviária até o local de destino. VOLL é um sistema que une essas duas frentes numa só plataforma — mobile, claro.

Rastreabilidade do usuário na gestão de mobilidade corporativa

Alguma vez já te aconteceu de precisar saber onde um membro da empresa está, mas não saber com precisão o local?

Dependendo da situação, isso pode fazer a sua gestão ficar fora de controle. Imagine, por exemplo, monitorar manualmente a chegada de 100 colaboradores da empresa que precisam viajar para um evento fora da cidade.

Em tempos de pandemia, saber onde seus funcionários estão é fundamental. Isso pode valer não apenas em caso de tarefas externas, mas também para ter registro de suas localidades caso estejam fazendo trabalho home office.

Além disso, muitos de nós, como usuários mobile, estamos acostumados a fazer check-in online nas redes sociais. Portanto, ao oferecer essa opção aos seus funcionários, a empresa trará uma prática que eles já possuem. Por falar nisso…

A gestão mobile está presente na vida pessoal dos colaboradores

O Brasil tem aproximadamente 234 milhões de smartphones em uso, o que corresponde a mais de 1 aparelho por habitante. Isso significa que os membros da sua empresa também usam seus celulares para gerir suas vidas pessoais.

A começar pelas redes sociais que são usadas a fim de distração, informação entretenimento e até mesmo de trabalho em alguns casos. Como o caso da plataforma Slack, que funciona como um “Whatsapp” corporativo, possibilitando a comunicação de todos os colaboradores da empresa por meio de um único aplicativo.

Além disso, os aplicativos de comida também se tornaram populares graças aos celulares. Afinal, você não pede uma pizza usando o computador, não é mesmo?

Logo, é essencial que as empresas estejam atentas a essas transformações digitais na vida das pessoas a fim de tornar os meios de trabalho mais próximos delas.

A proposta da VOLL é, justamente, ajudar as empresas na gestão de seus custos com mobilidade de forma otimizada, totalmente digitalizada e mobile, além de melhorar a experiência dos colaboradores.

Por trás de toda a facilidade para o colaborador, existe um robusto app center em que o cliente faz a autogestão de seus fornecedores com transparência. É possível, ainda, que a empresa compare as tarifas corporativas com oportunidades de mercado para viagens aéreas, hospedagem e transporte terrestre.

Quer saber mais sobre o tema? Assista à apresentação do CEO da VOLL, Luciano Brandão:

O futuro da mobilidade corporativa é mobile!

Categorias: Apps, Transporte

Você também pode se interessar:

08/08/2022
Por: Amanda Doimo

Devo fazer o check-in online ao viajar?

Fazer o check-in online é um passo importante para quem vai viajar. Com cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas cada vez mais frequentes, os viajantes podem acabar enfrentando muitos transtornos e incertezas na hora de embarcar. Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia para atender os viajantes, […]

Leia mais
05/08/2022
Por: Marianne Monteiro

Por que adotar apps de transporte na sua empresa?

Um estudo da Certify apontou que 68% do gasto total de transporte terrestre corporativo nos EUA, em 2017, correspondia a algum app de transporte. O Brasil segue a mesma tendência de crescimento. Atualmente, 10% da população brasileira utiliza aplicativos de transporte para se locomover. Nas áreas urbanas, a porcentagem chega a 75%. São Paulo, por […]

Leia mais
04/08/2022
Por: Henrique Coelho

Viagens corporativas de ônibus compensam?

Quando pensamos em viagem a trabalho, logo relacionamos com a rapidez do avião, não é mesmo? Acontece que, muitas vezes e, principalmente, em trajetos curtos ou viagens que ofereçam a oportunidade de escolha, outras opções são mais vantajosas – inclusive no quesito tempo.  São exatamente esses prós e contras que vamos abordar hoje, especialmente sobre […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.