Blog

04/06/2019
Por: VOLL

Por que adotar apps de transporte na sua empresa é uma boa ideia?

Um estudo recente da Certify (provedor de software de gerenciamento de despesas), divulgado em janeiro deste ano, apontou que 68% do gasto total de transporte terrestre corporativo nos EUA, em 2017, correspondia a algum app de transporte. O Brasil segue a mesma tendência de crescimento. Atualmente, 10% da população brasileira utiliza aplicativos de transporte para se locomover. Nas áreas urbanas, a porcentagem chega a 75%. São Paulo, por exemplo, é a cidade do mundo onde mais se pede corridas.

As corporações estão seguindo este caminho e abrindo mão de frotas próprias para contratar serviços corporativos dos apps. Os principais fatores para tal decisão são:


1. Segurança dos colaboradores

Garantir que todos cheguem a suas reuniões sem problemas, e confortáveis, é um ponto muito citado pelas empresas. Segundo gestores de facilities, credibilidade de fornecedores é o ponto chave aqui. Em abril, no Estado de São Paulo, entrou em vigor uma lei que estabelece normas mais rígidas que visam garantir a segurança dentro dos aplicativos. Além disso, a Uber fechou uma parceria com a Serpro (empresa de T.I. do Governo Federal), com o intuito de oferecer segurança de forma mais rápida e eficiente. A parceria permite que haja confirmação das informações cadastrais dos motoristas e dos veículos em tempo real, a partir de consulta à CNH do motorista e ao CRLV do carro.

2. Custo-benefício

Ter apenas uma alternativa de app de transporte para a equipe, muitas vezes, não garante o melhor custo-benefício ou o melhor serviço. Tecnologias que agregam diversas opções ganham força nesse contexto. O custo com transporte é uma das principais despesas de empresas de pequeno, médio e grande portes. Muitas vezes, ele pode ser o responsável pelo surgimento de surpresas desagradáveis no fim do mês. Porém, com bom planejamento e gestão aliada à tecnologia, é possível evitar gastos não previstos e ainda economizar se utilizar a ferramenta adequada.


3. Visibilidade dos gastos

A falta de dados precisos e relatórios simplificados prejudica a visibilidade de custos e dificulta a tomada de decisões pelos gestores. Para otimizar a gestão existem plataformas que consolidam as informações dos apps em dashboards que facilitam insights. Segundo a pesquisa The 2018 Global Data Management Benchmark Report, divulgada pela Experian, 91% das empresas brasileiras consideram os dados internos para definirem suas estratégias de negócios.

4. Pagamento

É comum ouvir dos colaboradores: “com tanta coisa para fazer, eu ainda ter que me preocupar com comprovantes e reembolso é complicado”.  Pelo bem do time, fluxos de pagamento não podem ser burocráticos.

Os resultados são bastante positivos para as empresas que se atualizaram e incluíram os apps na rotina da equipe. Gol, Vivo e Localiza, por exemplo, reduziram seus custos com transporte corporativo em mais de 30%, e ainda conseguiram melhorar a experiência dos colaboradores. O caminho tem sido o uso de tecnologia para otimizar a gestão e automatizar processos.

Você também pode se interessar:

Blog VOLL: mulher usando o app VOLL em seu celular
17/06/2022
Por: Marianne Monteiro

O que é o farol de política de viagens corporativas?

Você já ouviu falar no farol de política? Trata-se de uma funcionalidade do app VOLL que permite a visualização intuitiva e simples de quais serviços e opções de viagens disponíveis estão dentro ou fora da política de viagens da empresa. O que é uma política de viagens corporativas? A política de viagens corporativas é um […]

Leia mais
02/06/2022
Por: Luiz Moura

Como uma travel tech pode ajudar o seu negócio?

A tecnologia se tornou parte essencial da rotina das empresas. Ela está presente em quase todos os processos, dos mais complexos aos mais simples, otimizando o trabalho de toda a equipe. Seguindo essa tendência, os últimos anos testemunharam o surgimento de empresas especializadas em fornecer soluções tecnológicas para o mercado: são as famosas “Techs”, empresas […]

Leia mais
01/06/2022
Por: Leticia Arcanjo

A importância do bem-estar nas viagens corporativas

Viajar a trabalho não precisa ser uma experiência burocrática e estressante.  O setor de viagens corporativas vem se modernizando, criando assim novas formas de planejar o deslocamento dos profissionais, adicionando opções de lazer às reuniões e compromissos de negócio.  É nesse contexto que surgem conceitos como o bleisure – junção de business (negócio) com leisure […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.