VOLL Blog | Gestão de viagens, mobilidade e despesas corporativas

One Stop Shop: o que é e como funciona esse modelo de negócio?

Escrito por Luiz Moura | 11/10/22 08:47

Em um mercado competitivo, com clientes exigentes que buscam praticidade e agilidade, as empresas precisam oferecer experiências cada vez mais completas e personalizadas. 

Diversificar soluções, produtos, serviços, meios de pagamento e pontos de contato pode ser um grande diferencial competitivo e, seguindo essa lógica, nasceu a estratégia de One Stop Shop.

Quer saber mais sobre esse modelo de negócio, que tem ganhado cada vez mais relevância? Siga a leitura para entender a fundo o conceito, sua importância e como aplicá-lo na prática!

O que é o conceito One Stop Shop?

One Stop Shop é um negócio que oferece diversos tipos de produtos e serviços, permitindo que o cliente encontre tudo o que precisa em um só lugar.

A tradução do termo pode variar. "Loja de uma parada só" ou "loja de balcão único" são as mais utilizadas, porém, a ideia central é uma só: ofertar uma grande variedade de soluções de forma centralizada

Essa estratégia é muito relacionada ao varejo, mas pode ser aplicada em diferentes setores, como prestação de serviços e negócios digitais.

Como surgiu essa estratégia?

O conceito tem relação direta com necessidades atuais, mas não é algo novo. Ele surgiu no início do século XX, quando o mercado começou a perceber uma grande oportunidade: os consumidores saíam de casa e passavam o dia percorrendo lojas diferentes em busca de produtos de setores similares ou relacionados.  

Alguns estabelecimentos começaram, então, a tentar diminuir essa perda de tempo e fidelizar clientes através de ofertas mais diversificadas de produtos. É o caso dos supermercados, que passaram a oferecer itens de padaria, açougue e hortifruti, por exemplo.

Qual a relação entre tecnologia e One Stop Shops?

Apesar de antigo e originalmente relacionado ao varejo físico, hoje, o conceito de One Stop Shop está totalmente inserido no contexto digital.

A pandemia de COVID-19, em 2020, fez com que a transformação digital se tornasse uma necessidade para a sobrevivência de muitos negócios, impulsionando as vendas pela internet, a digitalização e, consequentemente, o crescimento das One Stop Shops no ambiente online. 

Importante destacar que, mesmo após alguns anos, os números seguem crescendo: segundo a ABComm, as vendas totais do e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 44,2 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 9,7% com relação ao ano de 2023.

Setores como varejo, educação e saúde adaptaram suas operações e, junto a isso, passaram a oferecer soluções unificadas e totalmente digitais para ampliar sua oferta de serviços. Veja, abaixo, alguns exemplos da relação entre One Stop Shop e tecnologia aplicada a diferentes segmentos:

  • Varejo: marketplaces vão além da venda de uma ampla variedade de produtos e oferecem soluções e serviços próprios. O Mercado Livre, por exemplo, possui logística independente, meio de pagamento exclusivo e programa de assinaturas. 

  • Educação: sistemas de ensino passaram a oferecer cursos de diferentes áreas, suporte ao aluno e fóruns de aprendizado dentro de plataformas robustas 100% digitais.

  • Finanças: clientes podem acessar seu banco via aplicativo e contratar serviços como soluções de crédito, seguros, investimentos e assessoria financeira.

  • Saúde: é possível realizar consultas médicas, exames e farmácias em um mesmo local, agendando horários e acessando resultados via site ou aplicativo.

  • Viagens: a VOLL, maior agência de viagens corporativas digital da América Latina, oferece vários produtos e serviços para viagens corporativas por meio de uma tecnologia própria.

Quais as vantagens das One Stop Shops?

Como você viu até aqui, essa estratégia pode ser aplicada de diversas maneiras, trazendo vantagens para as empresas e também para seus clientes.

A praticidade e conveniência são duas grandes vantagens, afinal, a centralização de produtos e serviços possibilita economia de tempo, recursos e esforço por parte dos consumidores.

Além disso, algumas One Stop Shops possuem um alto nível de personalização, adequando seus produtos e serviços às necessidades de cada cliente. Essa característica permite a constante atualização de serviços e soluções. Ao atender diversas necessidades, especialmente quando há possibilidade de personalização, as One Stop Shops aumentam também a fidelização.

Oferecendo uma grande variedade de produtos, negócios que aplicam essa estratégia aumentam a chance de vender mais itens para cada cliente, maximizando o ticket médio. Uma One Stop Shop também é capaz de atrair um público mais diversificado, aumentando suas oportunidades de expansão.

Como estruturar uma estratégia de One Stop Shop?

Para se beneficiar de todas as vantagens da estratégia One Stop Shop e impulsionar seus resultados, dedique tempo a um planejamento detalhado e siga algumas boas práticas, listadas abaixo:

  1. Entenda seu público por meio de pesquisas e estudos. A compreensão das necessidades e hábitos de consumo do seu perfil de cliente ideal deve ser o grande norteador da sua estratégia.

  2. Diversifique seu portfólio com coesão e sentido, garantindo que os itens ofertados sejam complementares e tenham relevância para o seu público.

  3. Invista em marketing para assegurar que a mudança seja comunicada de forma clara, destacando a proposta de valor da sua empresa e, claro, atingindo novos clientes para maximizar as vendas.

  4. Crie parcerias estratégicas com fornecedores e prestadores de serviços de confiança, afinal, eles serão responsáveis pela ampliação da sua oferta de produtos ou serviços sem comprometer a qualidade.

  5. Utilize a tecnologia a seu favor para digitalizar a operação, integrar processos e monitorar indicadores de desempenho. Dessa forma, é possível evitar erros manuais, otimizar a gestão e realizar ajustes na estratégia.

Conheça a VOLL, maior agência de viagens corporativas digital da América Latina

A VOLL se encaixa perfeitamente no conceito de One Stop Shop B2B, trazendo diversas soluções para empresas em um só lugar. 

Aplicando inteligência de dados e digitalização no contexto de viagens corporativas, a VOLL traz praticidade, agilidade e economia por meio de uma tecnologia própria e inovadora. 

Em uma única plataforma, gestores e colaboradores viajantes podem planejar, executar, pagar e analisar uma viagem com todos os processos integrados e apresentados em uma única tela.

Com produtos e serviços completos para gestão de viagens, mobilidade urbana e expense management, mais de 300 mil usuários no Brasil e no exterior têm a VOLL na sua rotina. Itaú, Vivo e Localiza, por exemplo, utilizam a solução, e sua empresa pode ser a próxima. 

Saiba mais sobre a VOLL e transforme sua gestão de viagens corporativas!