One-Stop Shop é um termo em inglês que podemos traduzir para “uma parada só”. No contexto dos negócios, significa comprar tudo que você precisa, ou resolver, se não todos, a maioria dos seus problemas em um único lugar.
Atrativo, não é mesmo? Não somente para clientes finais, mas para empresas que precisam de serviços terceirizados e têm que lidar com uma quantidade angustiante de fornecedores.
Continue a leitura para entender mais sobre esse formato e como sua empresa pode se beneficiar dele.
Não é um conceito novo. Surgiu no início do século XX, quando o mercado começou a perceber uma oportunidade de ouro. As pessoas saiam de casa e passavam o dia fora percorrendo lojas diferentes em busca de produtos de um mesmo setor; o alimentício, por exemplo.
Alguns estabelecimentos começaram, então, a tentar diminuir essa perda de tempo e fidelizar clientes através de ofertas mais diversificadas de produtos. É o caso dos supermercados que passaram a oferecer itens de padaria, ou até mesmo incorporaram uma padaria inteira para o seu negócio.
Se você pensar nos hipermercados de hoje em dia, sabe que pode resolver todas as suas necessidades domésticas comprando cereais, aproveitando a padaria e o frigorífico, visitando a feira de orgânicos, comprando utensílios de cozinha. Não acaba aí, no mesmo local, você pode comprar também os produtos de limpeza, ferramentas para consertos básicos, material escolar dos filhos e visitar a farmácia.
Ufa! Agora imagina o quanto isso é prático comparado a ir visitar um estabelecimento diferente para cada segmento de produto. Bem menos cansativo, não é mesmo?
A pandemia do COVID-19, que chegou em seu estado mais crítico em 2020, abalou o mundo todo. As pessoas se viram obrigadas a ficarem isoladas em casa, para correrem um risco menor de contaminação, pois não havia sequer leitos nos hospitais para todo mundo que estava adoecendo terrivelmente.
Com a necessidade de ficar em casa, veio a necessidade de procurar alternativas de consumo nos mais variados setores. Assim, para quem podia utilizar a internet serviu como grande ajuda.
As compras online tiveram um boom! Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela NielsenIQ, mais de 91% dos brasileiros foram estimados para realizar compras pela internet somente entre os meses de julho e setembro de 2022.
As empresas que não tinham presença digital forte em plataformas de vendas viram que tinham que mudar essa realidade, ou corriam risco de falência.
Por outro lado, empresas que já tinham um grande volume de vendas online viram a oportunidade de expansão, pois muitos dos serviços oferecidos presencialmente e que foram prejudicados poderiam ser adaptados para o online.
Você imaginaria, por exemplo, que hoje seria tão natural realizar consultas médicas online? Para as mais diversas especialidades? A telemedicina se popularizou durante a pandemia, crescendo impressionantes 372%. Atualmente é possível agendar consultas, pagar por elas, ser atendido online e obter sua receita disponível para download em um único aplicativo no seu celular.
As One-Stop Shops são verdadeiros ecossistemas que possibilitam agregar cada vez mais produtos, serviços e valor para os clientes.
O mercado B2B também é um grande beneficiado pelos serviços especializados que elas oferecem. Ao contratá-las, as empresas podem obter, dentre outros, os seguintes benefícios:
A característica da centralização de soluções em um só local, em um app, por exemplo, faz toda a diferença. Neste caso, ao fazer o login, gestores e funcionários podem realizar compras e pagamentos, solicitar serviços, obter atendimento 24h e realizar prestação de contas.
A experiência é de praticidade elevada a um nível nunca antes experimentado. A digitalização, aliada à organização, poupa tempo, mão de obra e dinheiro.
Dependendo da especialidade, experiência e dimensão do investimento, essas iniciativas também podem oferecer relatórios personalizados, de fácil compreensão e que indicam tudo o que pode ser feito para melhorar a gestão de recursos.
Colaboradores com acesso a esse nível de conveniência e informação gastam menos tempo tentando solucionar problemas que estão, muitas vezes, além de seu alcance. Especialmente, quando sua rotina é acelerada e cansativa.
Gestores podem obter em segundos informações que levariam horas para obter e repassar para toda a sua equipe. Os colaboradores sob sua supervisão têm mais autonomia para realizar suas atividades e resolver contratempos. Consequentemente, todos se tornam mais produtivos, dentro e fora do escritório.
Algumas One-Stop Shops possuem um alto nível de personalização, adequando seus produtos e serviços às necessidades típicas de cada cliente.
Essa característica permite a constante atualização de serviços e soluções, atendimento agilizado e o aumento da confiança entre cliente e fornecedor. Afinal, ninguém quer perder tempo com ferramentas que não se encaixam na sua área de atuação.
Além disso, lidar com um só fornecedor ao invés de cinco, por exemplo, é ter o dia a dia de trabalho descomplicado.
A VOLL é uma Travel Tech que se encaixa perfeitamente no conceito de One-Stop Shop.
Ela oferece, através do seu app, produtos e serviços para viagens corporativas e tem facilitado imensamente a vida de gestores de viagens, de compras, RH e facilities.
Basta conferir tudo que a startup oferece em sua plataforma para contextualizar bem tudo que foi explanado neste texto:
O resultado de tudo isso? Seus clientes Gol, Vivo e Localiza, por exemplo, reduziram custos com transporte corporativo em mais de 30%.
A concentração de soluções personalizadas é a chave para o sucesso das One-Stop Shops. Ela vem da necessidade das pessoas de comprarem tudo o que precisam em um só lugar.
No mercado B2B, as empresas reduzem custos e proporcionam aos seus colaboradores melhores condições de trabalho, diminuindo sua carga de estresse e aumentando sua produtividade.
A demanda por produtos e serviços online disparou durante a pandemia e ainda vem crescendo, o que configura um novo jeito de fazer negócios, seguindo a nova economia.
Se você gostou do nosso artigo, melhor estar preparado para consumir muito mais conteúdo de qualidade aqui no nosso blog. Que tal já seguir com “Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida”? Tenha uma excelente leitura!