O que são travel techs e como impactam as viagens corporativas?
Entenda o que são travel techs, seus benefícios, funcionalidades e como estão transformando o mercado de gestão de viagens e mobilidade corporativa.
A evolução da tecnologia transforma constantemente a maneira como trabalhamos, nos locomovemos e vivemos. Muitas soluções e empresas nasceram nesse novo contexto, algumas delas utilizando o sufixo “tech” em seu nome para destacar o aspecto tecnológico.
Assim, surgiram as fintechs, como o Nubank, edtechs, proptechs, agrotechs e, claro, as travel techs.
As travel techs têm impactado cada vez mais o setor de viagens e turismo, utilizando a tecnologia e a digitalização a favor do planejamento e gestão do viajante, seja para uma viagem a lazer ou corporativa.
Continue a leitura e descubra o conceito de travel techs, seus principais benefícios e como essas soluções estão transformando a gestão de viagens e a mobilidade corporativa.
O que é travel tech?
As travel techs são empresas focadas em fornecer soluções tecnológicas para o setor de viagens e turismo, digitalizando e agilizando o acesso a serviços como passagens, hospedagem, transporte, pacotes e experiências.
Combinando diferentes recursos e ferramentas, seu objetivo é facilitar toda a jornada do viajante ou gestor de viagens, desde o planejamento das reservas até os reembolsos das despesas.
Além de totalmente digitais, as travel techs costumam ser mobile-first, ou seja: funcionam 100% a partir de uma interface mobile, disponível para qualquer pessoa que possua um smartphone. Dessa forma, são soluções acessíveis e rápidas que buscam agilizar o acesso e a experiência do viajante.
Travel techs no contexto de viagens corporativas
As travel techs têm um grande impacto no setor corporativo, apoiando na resolução de desafios comuns como controle de custos, gestão de múltiplos roteiros, segurança dos colaboradores e compliance.
Tudo isso faz parte do dia a dia de um gestor de viagens, que é responsável não apenas por realizar reservas e solicitações, mas também por garantir que as despesas não saiam do orçamento e que as políticas de viagem sejam seguidas, bem como coordenar várias viagens simultaneamente, inclusive para grandes equipes.
Para tudo isso ser possível, as travel techs usam a tecnologia para lidar com a parte burocrática, automatizando processos que antes eram totalmente manuais. Além disso, centralizam as informações em um único sistema, permitindo que os colaboradores se concentrem em sua própria produtividade e experiência enquanto viajam.
Com esse tipo de solução, não é mais necessário despender horas e horas para fazer relatórios de despesas, algo comum na rotina de operações de reembolsos. Os gestores perdem menos tempo avaliando essas informações e podem analisar dados estratégicos fornecidos pelos próprios sistemas, permitindo ajustes rápidos.
Outro ponto importante é que os custos com alimentação, transporte e outras necessidades eventuais são registradas digitalmente em tempo real. Desta forma, ganha-se em produtividade e desempenho. Além disso, travel techs oferecem maior previsibilidade em relação a gastos e despesas, melhorando o planejamento financeiro de toda a empresa.
Principais recursos e funcionalidades de travel techs
Existem diversos tipos de travel techs, que oferecem os mais variados serviços e soluções para otimizar a gestão de viagens. Porém, de forma geral, existem alguns recursos mais comuns nesse tipo de solução:
-
Reserva, compra e alteração de serviços como passagens aéreas e hospedagens;
-
Gestão de transporte corporativo e mobilidade urbana, como Uber corporativo e aluguel de carros;
-
Controle completo de custos e despesas de viagem;
-
Criação e acompanhamento de relatórios;
-
Fluxos de aprovação de solicitações;
-
Gestão de pagamentos e reembolsos;
-
Cadastro de funcionários, gestores e fornecedores;
-
Integração com a política de viagens da empresa;
-
Atendimento especializado.
Tecnologias presentes nas travel techs
Além do conceito mobile-first, permitindo acesso total às informações na palma da mão através do celular, a tecnologia das travel techs deve ir além para tornar os recursos acima acessíveis, além de oferecer a melhor experiência.
A inteligência artificial é muito presente, comumente utilizada em chatbots para atendimento automatizado e na análise preditiva de tarifas. A tecnologia de big data é complementar à IA nesse contexto, permitindo a análise de dados para personalizar ofertas com base no histórico do usuário e ajustar preços de forma dinâmica.
Meios de pagamento digitais também são essenciais dentro de travel techs, possibilitando a realização de reservas, o pagamento de corridas em aplicativos de mobilidade urbana e o reembolso de despesas, por exemplo. A segurança e transparência nessas transações financeiras são garantidas por tecnologias de blockchain e criptografia, protegendo dados e informações sensíveis.
E nada disso seria possível sem a computação em nuvem, que permite o acesso remoto e em tempo real por diferentes usuários.
Por meio da união de todas essas tecnologias, as travel techs oferecem muitos benefícios. Saiba mais no tópico a seguir.
Benefícios e vantagens das travel techs
Garantindo mais flexibilidade e agilidade, as travel techs trazem inúmeras vantagens para os viajantes e para empresas que utilizam esse tipo de solução na gestão de viagens corporativas:
-
Redução de custos ao facilitar a comparação de preços e eliminar taxas adicionais de intermediários;
-
Gestão centralizada, unificando todos os processos e atividades da viagem em uma única solução;
-
Maior controle das despesas, assegurando que o orçamento pré-definido seja respeitado em cada serviço da viagem;
-
Autonomia para o gestor de viagens e para o viajante ao concentrar as informações em uma plataforma mobile fácil e intuitiva;
-
Redução de tarefas manuais por meio da automatização de processos, como aprovação de itinerários e emissão de reservas;
-
Facilidade para comparar e reservar serviços, garantindo sempre a melhor experiência pelo melhor preço;
-
Atendimento especializado para assistência imediata em situações de emergência;
-
Relatórios e dados estratégicos disponíveis em poucos cliques, fundamentais para identificar pontos de melhoria e ajustar estratégias com agilidade.
Principais tipos de travel techs
Agora que você entende o conceito, os principais recursos e tecnologias, é hora de conhecer os diferentes tipos de travel techs.
O mercado conta com diversos modelos de negócio, mesmo quando nos concentramos em soluções para empresas. Afinal, necessidades variadas exigem soluções específicas.
Então, confira abaixo os principais tipos.
Hotel solutions
Plataformas especializadas em reservas de hospedagens, incluindo desde grandes redes hoteleiras até opções como pousadas, hostels e acomodações alternativas, como o Airbnb.
Transporte e mobilidade
Essas travel techs são focadas em serviços de transporte rodoviário e mobilidade urbana. A solução Uber para Empresas, para transporte privado, e a Localiza, para aluguel de veículos, são alguns exemplos.
Sites de comparação e compra de passagens de ônibus e até mesmo aluguel de bicicletas fazem parte dessa categoria.
Plataformas de experiências e turismo
Esse tipo de travel tech, como Airbnb Experiences e GetYourGuide, conecta viajantes a atividades locais, oferecendo reservas de ingressos, passeios guiados e atividades culturais.
Expense management
Soluções de expense management são responsáveis por centralizar a gestão de despesas de viagens corporativas, oferecendo controle de meios de pagamento, adiantamentos e reembolsos.
OTA
As OTAs, ou Online Travel Agency (agência de viagem online) são sites especializados em venda de produtos de viagem para os consumidores finais, com objetivo de turismo e lazer. Esse serviço oferece diferentes opções de pacotes, passagens, hospedagens e roteiros com preços promocionais.
OBT
OBT, ou Online Booking Tool, é uma ferramenta de reserva online para gestão de viagens corporativas, que permite a gestão de diversos recursos desde a compra de passagens e reservas em hospedagens até o acompanhamento dos viajantes.
TMC
Sigla para Travel Management Company (ou empresa de gestão de viagens, em português), as TMCs também são focadas em viagens corporativas, oferecendo um conjunto completo de soluções para as empresas, como reservas de serviços, gestão de despesas, assistência, planejamento e consultoria.
Agências de viagem digitais
As agências de viagem digitais são uma alternativa às agências tradicionais, oferecendo uma experiência mais ágil, tecnológica e personalizada.
Os serviços incluem todo o processo de comparação e reserva de passagens aéreas, hotéis e pacotes, porém com foco no atendimento personalizado de acordo com as reais necessidades do cliente.
Conheça a VOLL, a maior agência de viagens corporativas com tecnologia própria da América Latina
A VOLL é a maior agência de viagens corporativas digital da América Latina, unindo tecnologia exclusiva e atendimento especializado para transformar a experiência dos viajantes e gestores.
Buscando auxiliar no controle dos custos de viagem, na conformidade com as políticas internas e na experiência do viajante, transformamos a gestão e os resultados de milhares de empresas, como Itaú, iFood e Nubank.
A VOLL oferece soluções completas de gestão de viagens, mobilidade urbana e expense management, tudo com um aplicativo completo e intuitivo. Assim, sua empresa centraliza a gestão da jornada de viagem do colaborador, unificando informações de aéreo, hotel e aluguel de carros.
Tudo isso facilita, também, a rotina operacional do gestor de viagens, que ganha tempo no dia a dia para acompanhar os relatórios e dashboards disponíveis na plataforma. Assim, a gestão de viagens se torna muito mais inteligente e ágil, com um olhar próximo e estratégico dos dados.
Quer saber como otimizar sua gestão de viagens corporativas com tecnologia de ponta? Conheça agora as soluções da VOLL.