Blog

19/04/2022
Por: Luiz Moura

O que esperar da mobilidade corporativa em 2022?

Entre os principais canais de comunicação, nas últimas semanas, o que mais se tem falado é sobre as tendências do setor de viagens corporativas para este ano

Com o clima de retomada, acelerado pelo avanço da vacinação contra Covid19 e pela atenuação das regras em relação à transmissão do vírus, é natural o desejo de se preparar para os mais variados cenários. 

Neste sentido, o que podemos esperar para a mobilidade corporativa em 2022? No artigo do blog de hoje, vamos trazer alguns pontos de reflexão para você se preparar e antever um plano de ação para a sua empresa. Boa leitura!

Um pouco de contexto para esta análise 

Para qualquer empresa que atue no segmento, analisar as tendências e previsões para o mercado é essencial para preparar um plano de ação ativo – e não reativo. De certa forma, porém, quando discutimos tendências, estamos falando em probabilidades

Apesar de serem baseadas em dados e fatos, ainda assim, as tendências podem apenas nos dizer que o mercado tem uma predisposição a seguir determinado caminho. 

Diante disso, temos duas possibilidades: uma tendência pode se concretizar ou pode, assim como surgiu, desaparecer. São exemplos disso: os layouts de construção, máquinas de trabalho, meios de transporte, comportamentos, maneiras de se comunicar e – o mais importante para a nossa análise – os modelos de trabalho. 

Quais as principais mudanças dos últimos tempos que podem influenciar o futuro próximo da mobilidade corporativa?

A pandemia acelerou profundas transformações nos modelos vigentes de trabalho. Popularizou-se o home office, o anywhere office – inclusive,já falamos sobre isso anteriormente aqui no blog – e, mais recentemente, o modelo híbrido, que combina home office com presencial. 

Há uma crescente preocupação com as pautas de consumo consciente, sustentabilidade e ESG. Hoje, já é muito comum que as empresas, antes de fecharem negócios, questionem seus fornecedores e parceiros sobre essas pautas, em alguns casos sendo fator decisivo no negócio. 

Estes dois pontos influenciam diretamente a mobilidade urbana e corporativa como um todo. Cada vez mais preocupados em diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, as pessoas estão buscando opções alternativas para reduzirem o impacto ambiental de suas viagens. 

Algumas alternativas são trabalhar em casa para não ter que se locomover até o escritório ou compartilhar a corrida do transporte por aplicativo com outros colegas. O formato compartilhado já é uma realidade de vários meios de transporte por aplicativo. 

Como se preparar para estas mudanças de maneira ativa e antever ações?

Qualquer empresa que não se preocupe em evoluir juntamente com seus clientes, torna-se obsoleta. Sabendo da realidade em que estamos vivendo atualmente, é quase óbvio dizer que a tecnologia tem um papel fundamental em impulsionar certas transformações. 

Cada vez mais como uma aliada humana, em oposição àquela ideia antiga de que as máquinas iriam substituir as pessoas, a tecnologia é o grande “segredo” para o futuro da mobilidade corporativa. 

Ora, se a empresa está preocupada em melhorar a experiência de seus colaboradores e clientes, é preciso que ela atenda suas principais necessidades. Estamos conectados à internet sem descanso, 24/7, sendo assim, as empresas que entenderem isso e tomarem ações antes de ficarem para trás são as que irão liderar os rumos da reconstrução do mercado de mobilidade corporativa. 

Quais tecnologias podem ajudar a minha empresa a se preparar para as mudanças?

A tecnologia não pode existir e evoluir sem a interferência humana, porque, afinal, ela é uma criação humana. Tendo esta profunda relação entre máquina e seres humanos, como podemos, em pleno 2022, ignorar e deixar de ouvir as pessoas neste processo de transformação digital?

Não existe uma resposta simples que sirva para qualquer empresa, infelizmente. O caminho ideal é ouvir as pessoas. 

Como a rotina delas pode ser facilitada? Como podemos diminuir a burocracia e aumentar a produtividade, de maneira que a satisfação com o trabalho seja maior do que a frustração e a pressão? Como reter talentos e economizar?

Uma coisa é fato: todo cliente VOLL já viveu este processo e já se provocou com estas mesmas perguntas. É por isso que eles optaram por uma tecnologia que centraliza toda a jornada do viajante corporativo, do começo ao fim, em um único app. 

Como a VOLL pode ajudar a sua empresa?

Grandes empresas não conseguem ter uma visão completa dos seus custos com viagens e mobilidade corporativa. Este problema é originado por uma operação difusa, com múltiplos fornecedores que, individualmente, resolvem parte dos problemas de transporte, atendimento e viagens. 

Estes contratos individuais fragmentam a visão em relação às viagens e à mobilidade, além de gerar um caos administrativo de manutenção e atualização. Isso, sem falar na dependência de contratar um fornecedor específico para focar em duty of care, atendimento personalizado e suporte 24h para garantir a segurança de seus viajantes.

Desta forma, os relatórios acabam sendo desconexos com a realidade do dia-a-dia, difíceis de interpretar e são recebidos somente mediante solicitação, o que dificulta a transparência e a visibilidade, como um todo. A empresa não tem como avaliar se seus gastos podem ser reduzidos ou se seus acordos estão, realmente, compensando.

Neste cenário, surge a VOLL. Trata-se de uma tecnologia completa para gestão de viagens e mobilidade corporativa, especialmente projetada para simplificar processos, otimizar custos e facilitar as viagens dos colaboradores de uma empresa. 

A plataforma integra toda a jornada do funcionário fora da empresa, da reserva ao pagamento, em uma experiência totalmente mobile. Todos os serviços são elencados de acordo com a geolocalização do cliente, que pode comparar preços e benefícios, com atendimento 24 horas para tirar dúvidas e resolver problemas. 

Além disso, com o farol de política, o colaborador sabe se a solicitação está dentro das regras da empresa. O gestor tem visibilidade 360º a partir de dashboards integrados e customizáveis, além de poder aprovar pedidos em segundos pelo app. 

É possível verificar também, através do tracking, se houve tentativa de fraudar os valores cobrados. Por último, a empresa reduz custos por ter uma solução integrada que oferece visibilidade e transparência em todas as etapas do processo.

Conheça mais sobre o aplicativo da VOLL aqui! 

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em seu LinkedIn para esclarecer as dúvidas que já foram suas e podem ser de mais alguém na sua rede de contato 😉 

Nos vemos na próxima leitura!

Categorias: Transporte

Você também pode se interessar:

23/06/2022
Por: Lucas Machado

VOLL June Release: evolução da experiência de reembolso por KM

As viagens corporativas se transformaram muito nos últimos dois anos. Enquanto, anteriormente, a melhor opção era viajar de avião, após a alta dos preços do querosene de aviação (QAV) e do dólar, a melhor alternativa se tornou o transporte terrestre. Dentre as opções oferecidas pelas empresas para viagens a negócios, destacou-se o aumento de colaboradores […]

Leia mais
21/06/2022
Por: Amanda Doimo

4 dicas incríveis para escolher o hotel ideal em uma viagem corporativa

Viagem de negócios é frequente em empresas cujos funcionários precisam se deslocar para atender presencialmente clientes, fornecedores ou mesmo eventos (que poderão voltar na retomada pós-pandemia).  Mesmo durante a pandemia, os grandes negócios — sobretudo os globais — precisaram se manter ativos, o que naturalmente inclui o deslocamento de pessoas para atenderem às necessidades de […]

Leia mais
14/06/2022
Por: Amanda Doimo

Viagens a trabalho internacionais: que documentos levar?

Se você está se preparando para a sua próxima viagem internacional a trabalho, nós temos muitas dicas para você.  O primeiro passo é se preparar com antecedência. A regra de ouro aqui é saber e validar todos os documentos obrigatórios e também os recomendados, de acordo com seu país de conexão (se houver) e destino. […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.