Blog

22/01/2020
Por: VOLL

O que é democratização da tecnologia e como ela influencia a mobilidade?

A democratização da tecnologia vem transformando indústrias até então maduras. Mas você sabe o que isso representa para a mobilidade?

Com o passar do tempo, mais pessoas têm acessado à tecnologia e isso, por sua vez, leva a desenvolvimentos e inovações mais ágeis no setor.

Hoje, por exemplo, não é preciso que pessoas tenham o seu próprio automóvel (ou empresas tenham apenas sua própria frota), nem pagar por serviços que antes chegavam a ser frutos de monopólios. Isso, contudo, nem sempre foi assim.

Saiba como a popularização da tecnologia tem mudado o mercado de mobilidade, que tem espaço para crescer ainda mais.

O que é a democratização da tecnologia?

Necessária para o desenvolvimento de uma sociedade em tempos de hiperconectividade, a democratização tecnológica não está diretamente relacionada ao acesso à Internet.

O primeiro transporte urbano mundial foi concebido em 1662, na França. Desde então, as carruagens com itinerários fixos, tarifa e horários regulares abriram espaço para ônibus, trens, metrôs e outros serviços de carona, como o táxi.

Embora a mobilidade urbana e corporativa tenha sido beneficiada pela evolução da tecnologia, até recentemente havia um inquebrável monopólio no setor de transporte.

Assim, sem competição, era preciso pagar as tarifas impostas para fazer uso das geralmente únicas opções para cada segmento disponível.

Em direção à democratização da mobilidade

Antes do Uber, se você quisesse solicitar um meio de transporte particular, era preciso ligar para uma central ou os informais pontos de táxi. Posteriormente, mesmo com o apoio de aplicativos, o uso adequado a pessoas e empresas acabou sendo reduzido com a chegada do Uber ao Brasil.

Em virtude disso, um estudo de 2018 divulgado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) constatou que as corridas de aplicativos de táxi contraíram, em média, 56,8%.

Pouco a pouco, tudo se torna mais dinâmico, compartilhado e conectado — o que contribui para impulsionar o progresso da tecnologia, o que favorece não apenas as empresas, mas também os consumidores.

Tecnologias que contribuem para a mobilidade urbana

Os aplicativos também fornecem informações sobre mapa, congestionamento e situação das linhas de transporte, localização dos coletivos em tempo real — otimizando o tempo do usuário que pode programar o seu dia de forma precisa.

Além disso, as cidades têm buscado rever alguns conceitos e questões ligadas à infraestrutura, apoiada na tecnologia. Não é de se admirar que muitos governos já façam uso de dados relacionados à mobilidade urbana com o propósito de transformar cidades convencionais em cidades inteligentes.

Hoje, a democratização tecnológica possibilita o gerenciamento de tráfego, incluindo, dentre outros, os semáforos inteligentes, sinais eletrônicos e câmeras de vigilância.

Aonde podemos chegar?

A evolução tecnológica tem mudado a vida das pessoas, garantindo uma série de novas possibilidades e mais proximidade entre todos em função disso.

Os avanços que costumavam levar anos hoje podem ocorrer em um espaço de tempo menor, favorecendo um desenvolvimento acelerado do setor de mobilidade.

Assim sendo, quanto mais a democratização da tecnologia acontece, mais as cidades se tornam catalisadoras do desenvolvimento econômico e do estilo de vida. E se você tiver interesse em saber quais são as tendências tecnológicas presentes nas nossas vidas este ano, confira o artigo que escrevemos a respeito.

Você também pode se interessar:

09/03/2020
Por: VOLL

Tudo o que você precisa saber sobre integração de sistemas para gestão de mobilidade na sua empresa

A tecnologia VOLL é nacionalmente reconhecida como o principal marketplace de mobilidade para empresas. Isso significa que ela unifica, em uma única interface e plataforma, os conteúdos dos principais players de mobilidade urbana do mundo (Uber, 99, Cabify, Wappa, EasyTaxi etc). Para além de aumentar a visibilidade do colaborador, para que ele possa selecionar sempre […]

Leia mais
17/02/2020
Por: VOLL

Jornada do viajante corporativo: quais são seus principais percalços e como (sua empresa pode) resolvê-los?

Viajar a trabalho sempre fez parte da rotina de grande parte das empresas, envolvendo desde o time comercial que precisa se reunir com clientes até o C-level que, periodicamente, visita outras filiais. Uma certeza que temos é que este cenário certamente colaborou para o surgimento de novas formas de mobilidade no país — como, por […]

Leia mais
10/02/2020
Por: VOLL

Como o futuro da mobilidade é moldado pelas maiores cidades do mundo

Atualmente, mobilidade é um dos assuntos mais comentados e influencia as decisões de diversas empresas. Com negócios cada vez mais globais, a presença das organizações em uma escala mais ampliada deixou de ser uma questão de “se” para se tornar uma questão de “como”. No segundo semestre de 2019, a VOLL promoveu encontros com gestores […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.