As novas regras referentes ao peso das bagagens para voos nacionais e internacionais entraram em vigor em abril de 2017, mas, ainda hoje geram muitas dúvidas.
Se você é uma das muitas pessoas que sempre ficam confusas com as orientações na hora de planejar a viagem, saiba que esse conteúdo foi feito para você!
Aqui você vai encontrar um compilado com as principais informações sobre limite de peso, o que acontece caso exceder e outras diretrizes úteis.
Embarque conosco nessa leitura e sinta-se à vontade para comentar aqui no post caso fique alguma dúvida. Vamos começar?
Antes de falarmos sobre os limites de peso, é importante esclarecermos quais são os tipos de bagagens e suas restrições. Existem, então, dois tipos de malas e mais um extra:
São malas compactas que não precisam ser despachadas, indo junto ao passageiro na cabine do avião sem custo adicional.
Para voos nacionais, segundo as regras da ANAC, malas de mão:
Para voos internacionais, as regras são mais variáveis. Trouxemos uma média feita com as principais companhias aéreas:
É preciso se atentar, pois as companhias são bastante rigorosas. Por isso, a dica é medir e pesar a mala depois de pronta.
Também é importante notarmos que é muito comum que os passageiros, especialmente em viagens corporativas, se empenhem em levar tudo que for necessário na mala de mão – agilizando assim o processo de check-in e chegada.
As bagagens maiores devem ser despachadas no momento do check-in. Até 2017, elas já estavam incluídas no bilhete – ou seja, não tinha custo adicional para despachar suas malas. As novas regras trouxeram mudanças significativas.
Para voos nacionais:
O custo para despachar a bagagem varia conforme a companhia aérea. Colocarmos uma média para os voos nacionais a seguir:
A maioria das companhias aéreas oferecem preços especiais e descontos ao pagar as malas despachadas antecipadamente 30%. É importante lembrar que por antecipado entende-se as bagagens compradas em até 48h antes do voo.
Em voos internacionais, mais uma vez, é possível observar uma variação maior, pois não existe um único órgão regulamentador. Geralmente, as regras são:
Além da mala de mão, todo passageiro tem direito de levar um item pessoal, como uma mochila, bolsa, pasta de notebook, etc.
Sobre o artigo pessoal, as regras e orientações costumam ser semelhantes para companhias nacionais e internacionais:
Caso a bagagem extrapole o peso e/ou dimensões indicados, o passageiro precisará pagar pelo excesso. Isso poderá ocorrer:
Portanto, podemos concluir que é fundamental se informar bem sobre os limites de peso e dimensões das bagagens com a companhia na hora de adquirir seu bilhete. E, mais importante ainda, é lembrar-se de pesar e medir as peças pelo menos 48h antes de embarcar – tempo hábil para resolver da melhor forma.
Como falamos anteriormente, as regras de bagagens podem mudar de um aeroporto para outro. Por isso, essa é uma dúvida recorrente.
Podem acontecer duas situações:
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido as principais dúvidas sobre os limites de peso das bagagens – mas, caso ainda tenha sobrado algumas, fique à vontade para comentar no Linkedin e nos marcar! Nosso time de especialistas vai respondê-lo(a) com muito prazer.
Até a próxima leitura!