Blog

02/08/2022
Por: Luiz Moura

Hotel ou Airbnb: qual a melhor opção para a sua viagem a trabalho?

Você provavelmente já utilizou ou conhece o Airbnb, mas… já cogitou usá-lo nas viagens corporativas de sua equipe? Sim, a plataforma de locação de acomodações acompanhou as mudanças do mercado e criou o Airbnb para trabalho

Com a premissa “Sinta-se em casa, onde quer que o trabalho lhe leve”, a plataforma, que já conta com mais de 4 milhões de anfitriões e 1 bilhão de hóspedes, tornou-se uma alternativa aos hotéis para as empresas

Nossa missão neste artigo é mostrar a você, que quer estar bem informado(a) e otimizar as viagens corporativas, os pontos de atenção para a decisão e as principais vantagens dessas duas modalidades de hospedagem. 

Vamos começar com o que você deve considerar para decidir?

A duração da viagem tem grande impacto 

Esse é o primeiro fator que deve ser pensado!

A viagem a trabalho que você está planejando vai durar poucos dias ou algumas semanas? A resposta influenciará em aspectos de grande importância, como orçamento e bem-estar do colaborador.

Para estadias mais longas, a escolha pelo Airbnb se destaca pelo custo-benefício e conforto oferecido ao viajante. Ter toda a estrutura residencial à disposição, com a possibilidade de preparar a própria alimentação e lavar roupas, se necessário, torna-se um atrativo. 

Essa preferência foi confirmada pela VOLL em nossa apuração de janeiro deste ano, 2022, que revelou a média de diárias reservadas em Aribnbs de 18,4 enquanto hotéis e pousadas têm média de 2,1 noites. 

  • Airbnb é mais adequado para temporadas e transferências 

Seguindo a análise anterior, é possível concluir, portanto, que acomodações alugadas pelo Airbnb são mais vantajosas para colaboradores que foram destinados a morar temporariamente em outra cidade. Seja por ser uma alternativa mais simplificada ao aluguel ou por ser uma opção estratégica para conhecer a região antes de escolher uma morada mais definitiva. 

Custo benefício do Airbnb x Hotéis e pousadas

O orçamento é uma prioridade dentro da gestão de viagens corporativas. E, se formos analisar apenas os valores, o Airbnb assume uma vasta vantagem, podendo significar uma economia de até 40% na diária em relação a hotéis e pousadas. 

Para analisar e concluir da forma mais realista possível é preciso considerar também o que já está incluso em cada um dos tipos de hospedagens e o que é considerado essencial para o viajante. 

Por exemplo: hotéis costumam oferecer café da manhã, mas cobram por serviços de lavanderia ou locação de espaços com estrutura adequada para o trabalho. Por outro lado, as opções do Airbnb geralmente têm máquina de lavar e secar roupas à disposição, porém a alimentação fica por conta do viajante (ou seja, da empresa, no caso das despesas corporativas)

Segurança e confiança 

Os hotéis, em especial as redes hoteleiras, saem na frente nesse quesito, isso é um fato. Gestores e colaboradores se sentem mais seguros ao reservar um quarto de hotel do que ao negociar com um anfitrião no Airbnb. Outro ponto a se considerar é a estrutura de segurança oferecida, como cofres, portaria, vigilantes, etc – que envolvem a estrutura de hotéis.

Por outro lado, apesar de não poder garantir 100% a idoneidade dos anfitriões cadastrados, o Airbnb implementou melhorias para atender ao criterioso mercado de viagens corporativas. As acomodações que são apresentadas para essa categoria devem atender a requisitos básicos e os melhores anfitriões são classificados e destacados. 

Assim, é possível ver um ponto positivo para a plataforma, como ressalta o Maxwell Antunes, Customer Success Manager na VOLL, ao lembrar que “o fato de o gestor de viagens poder analisar os feedbacks deixados por outros viajantes, eventualmente corporativos, na propriedade de interesse, oferece uma segurança para a empresa que direciona o colaborador para determinada cidade, a trabalho”.

Como sua empresa encara o bleisure?

Se sua empresa já entrou para o time das que reconhecem os benefícios de conciliar trabalho e lazer em viagens corporativas, ou seja, o bleisure, o Airbnb pode ser a melhor opção. 

Trocar a impessoalidade do quarto de hotel e seus serviços por um apartamento, flat ou casa pode deixar o colaborador muito mais à vontade no destino, mudando sua percepção da viagem e compromissos como um todo. 

Além disso, os hotéis adequados às viagens a trabalho estão geralmente localizados em regiões de negócio, enquanto airbnbs estão em áreas residenciais. Na prática, isso significa que optando pela segunda modalidade de hospedagem, seu colaborador terá um contato mais genuíno com a cultura e a rotina da cidade. 

Consegue perceber como todos esses fatores levantados acima impactam diretamente na produtividade de um viajante corporativo?

Se você ficou curioso sobre o assunto, confira mais em nosso texto publicado clicando aqui

A praticidade na hora de reservar

Naturalmente, tendemos a pensar que é mais prático reservar um hotel, mas você sabia que com a VOLL as duas opções são igualmente acessíveis e simples de contratar?

O Airbnb é uma das alternativas oferecidas aos gestores e viajantes na hora de planejar uma viagem pela ferramenta desenvolvida pela VOLL. 

  • Unindo a evolução do Airbnb para trabalho e a eficiência VOLL, Todo o processo de reserva, aprovação e pagamento é similar ao do hotel. 
  • Isso garantiu um aumento de 29% das reservas para Airbnb feitas usando a VOLL em janeiro de 2022 em relação ao último trimestre de 2021. 

Se você já está pronto(a) para entrar para esse time, aí vai nosso convite:

  • Você pode comprovar essa praticidade e outras funcionalidades exclusivas do nosso aplicativo, capaz de centralizar todas as etapas do gerenciamento de viagens corporativas, agendando uma demonstração 

Usar a tecnologia a favor da sua empresa trará mais eficiência e produtividade para todos os envolvidos na gestão de viagens corporativas! 

E aí, depois de ler esse texto você passou a enxergar o Airbnb como mais uma alternativa para o planejamento das suas viagens corporativas? Estamos aguardando seu contato para agendarmos a demonstração e darmos continuidade à nossa conversa 😉

Até logo!

Categorias: Gestão

Você também pode se interessar:

Executivos entrando no aeroporto
09/08/2022
Por: Luiz Moura

Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida

Quando um colaborador precisa viajar a trabalho, é comum que ele tenha sido orientado a partir de algumas informações e diretrizes da empresa sobre como fazer o pedido de sua passagem aérea, reservar seu hotel e utilizar as opções de transporte urbano para se movimentar entre uma reunião e outra. A este conjunto de recomendações, […]

Leia mais
03/08/2022
Por: Amanda Doimo

Hospedagem: 5 dicas para a sua próxima viagem a trabalho

A reabertura das fronteiras e o avanço da vacinação em todo o mundo permitiram que mais viajantes corporativos retomassem suas rotinas de viagens internacionais. A VOLL, seguindo essa tendência, agora permite que você reserve e confirme hospedagens em hotéis em todo o mundo, de forma online. Temos o maior marketplace de serviços de viagens corporativas da América […]

Leia mais
26/07/2022
Por: Amanda Doimo

Relatório de Despesas de Viagem: por que é importante?

O Relatório de Despesas de Viagem é tão importante e usual no mundo corporativo que até ganhou uma sigla: RDV. Um documento que pode gerar frustrações e dividir opiniões, mas uma coisa é indiscutível: sua importância para a gestão de viagens corporativas. Pensando nisso, preparamos um texto completo e compacto com tudo que você precisa […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.