Hotel ou apartamento: qual é a melhor opção para viagens corporativas?
Conheça as principais opções de hospedagem para viagens corporativas e tome a melhor decisão, priorizando o conforto do viajante.
As viagens corporativas são deslocamentos realizados por colaboradores de uma empresa para outra cidade, estado ou país com o objetivo de cumprir compromissos profissionais, como reuniões, eventos, treinamentos ou negociações.
Além de desempenhar um papel estratégico para as empresas, as viagens a trabalho também têm grande impacto econômico. Em 2024, o setor registrou um faturamento recorde de R$ 13,5 bilhões, segundo a Abracorp.
Para uma viagem acontecer, diversos serviços são necessários, como passagens aéreas, mobilidade urbana, alimentação e, claro, hospedagem.
Quer saber quais são as principais opções de hospedagem para um viajante corporativo e como fazer a melhor escolha? Siga a leitura!
Hospedagem em viagens a trabalho
Durante uma viagem corporativa, a produtividade, o conforto e a segurança do colaborador devem ser prioridades, e a escolha da hospedagem impacta diretamente esses aspectos.
Enquanto estiver longe de casa, o viajante precisa de um local com estrutura adequada para descanso e para atividades profissionais, como reuniões remotas e produção de materiais e apresentações.
Por isso, o responsável pela escolha do hotel, seja o gestor de viagens ou o próprio viajante, deve tomar decisões estratégicas e bem informadas para garantir a melhor experiência.
As viagens corporativas são regidas por uma política interna que define regras, limites e categorias de hospedagem aceitas pela empresa. Ao desenvolver a política, o gestor de viagens deve conhecer as principais opções, mantendo-se informado sobre novidades e tendências no setor.
Afinal, com o avanço da tecnologia, os viajantes ganharam novas possibilidades, como hospedagens via Airbnb ou locais para short term rental.
Para saber mais sobre essas modalidades e compará-las, confira o tópico a seguir.
Tipos de hospedagem para viajantes corporativos: conheça as opções
A tecnologia transformou toda a gestão de viagens corporativas, incluindo as hospedagens. Experiências mobile-first, atendimento automatizado e facilidade de acessar comentários e recomendações já fazem parte do nosso dia a dia, e estão presentes também na escolha de onde o colaborador irá se hospedar.
Conheça abaixo as principais opções:
Hotel corporativo
Você se lembra do faturamento recorde do setor de viagens corporativas apresentado no início do artigo? A hotelaria teve grande destaque nesse índice, faturando R$ 3,9 bilhões em 2024 — um crescimento de 42% em comparação com 2019.
Oferecendo diversos tipos de quartos e uma ampla gama de serviços, os hotéis são a opção mais tradicional no setor corporativo.
Essa modalidade se destaca pela sua enorme gama de serviços adicionais. A alimentação é um dos principais diferenciais, já que os viajantes têm à disposição café da manhã incluso, restaurante próprio e serviço de quarto.
Serviços de limpeza, kits de cama e banho, salas de reuniões e eventos, recepção 24h, segurança, estacionamento e estrutura de lazer são outros grandes diferenciais que garantem total conforto ao hóspede corporativo.
Para a empresa, os hotéis podem ser mais vantajosos pois estão abertos a negociações comerciais para garantir tarifas exclusivas.
Apartamentos
O aluguel de casas e apartamentos também é uma opção em viagens corporativas. Segundo o estudo "As transformações do viajante corporativo brasileiro 2024" da TRVL Lab, 16,67% dos viajantes afirmaram terem se hospedado em uma residência alugada durante uma viagem de negócios nos últimos 12 meses.
Hóspedes que preferem manter sua própria rotina e contar com uma estrutura residencial priorizam esse tipo de hospedagem. Além de proporcionarem um espaço mais amplo e confortável para trabalho e descanso, os apartamentos oferecem cozinha, ideal para quem busca mais autonomia nas refeições.
Os apartamentos também garantem mais privacidade, flexibilidade de horários e personalização para a viagem como um todo.
As empresas também se beneficiam, afinal, essa costuma ser uma opção mais econômica em comparação aos hotéis convencionais.
Para oferecer esse tipo de hospedagem, a empresa pode buscar por plataformas short term rental, que significa "aluguel de curta duração". Existem diversas opções especializadas no aluguel de apartamentos ou casas mobiliadas para curtos períodos que, inclusive, oferecem condições diferenciadas para viagens corporativas.
A mais conhecida é o Airbnb. Muito usada para viagens turísticas, a plataforma de locação de acomodações acompanhou as mudanças do mercado e criou o Airbnb para trabalho, com o conceito "Sinta-se em casa, onde quer que o trabalho lhe leve".
Como escolher a melhor opção para viagens corporativas?
Como você viu até aqui, todas as opções possuem vantagens, por isso, é comum que dúvidas surjam na hora da escolha.
Para facilitar esse processo, listamos abaixo alguns aspectos que devem ser avaliados durante o processo de seleção da hospedagem. Dessa forma, você tomará a melhor decisão com base nas suas reais necessidades:
Duração da viagem
A viagem a trabalho que você está planejando vai durar poucos dias ou algumas semanas? A resposta influenciará em aspectos de grande importância, como orçamento e bem-estar do colaborador.
Para estadias mais longas, a escolha pelo Airbnb se destaca pelo custo-benefício e conforto oferecido ao viajante. Ter toda a estrutura residencial à disposição, com a possibilidade de preparar a própria alimentação e lavar roupas, se necessário, torna-se um atrativo.
Essa preferência foi confirmada pela VOLL em uma apuração realizada em janeiro de 2022, que revelou a média de diárias reservadas em Airbnbs de 18,4 noites, enquanto hotéis têm média de 2,1 noites.
Temporadas e transferências
Acomodações alugadas no formato short term rental podem ser mais vantajosas para colaboradores que foram destinados a morar temporariamente em outra cidade.
Além de representarem uma alternativa mais simplificada ao aluguel, é uma opção estratégica para conhecer a região antes de escolher uma morada mais definitiva, além de facilitar a adaptação do colaborador ao destino.
Custo-benefício
O orçamento é uma prioridade dentro da gestão de viagens corporativas. Para tomar uma decisão, é preciso considerar o que já está incluso em cada um dos tipos de hospedagens e o que é considerado essencial para o viajante.
Por exemplo: hotéis costumam oferecer café da manhã, mas cobram por serviços de lavanderia ou locação de espaços com estrutura adequada para o trabalho. Por outro lado, as opções do Airbnb geralmente têm máquina de lavar e secar roupas à disposição, porém a alimentação fica por conta do viajante da empresa, no caso das despesas corporativas.
Outro cenário está na negociação comercial: caso sua empresa possua um acordo com uma rede hoteleira, essa pode se tornar uma opção mais barata independente do cenário.
Segurança e confiabilidade
Os hotéis, especialmente as redes hoteleiras, se destacam nesse quesito. Gestores e colaboradores se sentem mais seguros ao reservar um quarto de hotel do que ao negociar com um anfitrião no Airbnb. Outro ponto a se considerar é a estrutura de segurança oferecida pelos hotéis, como cofres, vigilantes e recepção 24h.
Embora não possa garantir totalmente a idoneidade dos anfitriões cadastrados, o Airbnb tem implementado aprimoramentos para atender ao exigente mercado de viagens corporativas.
As acomodações que são apresentadas para essa categoria devem atender a requisitos básicos e os melhores anfitriões são classificados e destacados.
Bleisure
Se sua empresa já adota o bleisure, ou seja, a conciliação entre trabalho e lazer em viagens corporativas, o Airbnb pode ser a melhor opção.
Trocar a impessoalidade do quarto de hotel e seus serviços por um apartamento, flat ou casa pode deixar o colaborador muito mais à vontade no destino, mudando sua percepção da viagem.
Além disso, os hotéis adequados às viagens a trabalho estão geralmente localizados em regiões de negócio, enquanto Airbnbs estão em áreas residenciais.
Na prática, ao optar por essa modalidade de hospedagem, o colaborador terá um contato mais autêntico com a cultura e o dia a dia da cidade.
Otimize sua gestão de hospedagens corporativas
Sabia que, com a VOLL, ambas as opções são acessíveis e fáceis de contratar?
Combinando a evolução do mercado com a eficiência da VOLL, nossa plataforma torna o processo de reserva, aprovação e pagamento igualmente simples para hotéis e Airbnb.
A VOLL, maior agência de viagens corporativas digital da América Latina, oferece soluções completas para a gestão de viagens, mobilidade e despesas, garantindo as melhores tarifas e total conformidade com as políticas internas da sua empresa.
Quer otimizar a gestão de viagens e transformar a experiência dos seus colaboradores? Acesse o site e veja tudo que a VOLL pode fazer por você!