Guia prático de sobrevivência em aeroportos
Organização e planejamento são excelentes ferramentas anti-stress, além de evitarem custos adicionais nos aeroportos. Saiba mais!
Desde que comecei a viajar de avião com frequência, em 2010, a experiência nos aeroportos sempre foi estressante.
Adrenalina pura no sangue desde a hora de sair de casa até sentar-se na poltrona do avião. Tudo gira em torno do medo de perder o voo e comprometer toda a agenda atrelada a ele (incluindo conexões), além é claro dos imensos custos financeiros (e a gente que não é “herdeiro” não gosta e nem pode queimar dinheiro, não é mesmo?).
Com o acúmulo de experiência, diminuem-se os erros. Este artigo não vai resolver sua vida aeroportuária, mas vai ajudar a mitigar os fatores “geradores de nervoso” nestes ambientes!
Dicas
1️⃣Evite ao máximo despachar bagagens, para evitar as filas para despachar a mala; e ainda: faça o check-in online, porque se o voo lotar, você corre sério risco de não embarcar mesmo estando no seu direito, com sua passagem adquirida.
2️⃣Não se esqueça de deixar na mala de mão os itens úteis para melhorar seu tempo gasto no avião e aeroportos – carregador do celular, fone de ouvido antirruído, máscara etc; e não se esqueça de baixar os capítulos ou filmes da lista de pendências para assistir offline.
3️⃣Evite ir cheio de roupas e acessórios para não ter que tirar tudo na fila do raio-X e depois ter que recolocar, correndo ainda o risco de esquecer a aliança de casamento na esteira da segurança!
4️⃣Passando a segurança, olhe no televisor em frente e dirija-se de imediato ao portão de embarque, confirme na televisão do portão se o próximo voo é o seu, e não tire o olho dali até o início da chamada. Por mais que haja anúncios nos alto-falantes, há tanto barulho no ambiente que muitas vezes escapa dos ouvidos e aí temos que sair correndo até o local correto e com poucos minutos.
5️⃣Tente ser um dos primeiros a entrar no avião para garantir espaço para sua bagagem de mão no bagageiro, antes que os “folgados das mochilas” façam você ter que despachar a sua malinha de mão após muita insistência dos comissários.
6️⃣ Antecedência de chegada para voos domésticos de 2 horas e internacionais de 4 horas. Chegue antes, mas fique esperando no local designado. A fila para entrar no avião só aumenta nos últimos 10 minutos!
7️⃣Refeições somente após o portão de embarque, especialmente se você for elegível a uma sala VIP. Evite refeições fora do embarque, porque a fila da segurança geralmente é imensa, lenta e aumenta a sensação de stress. E se seu voo for internacional, você ainda terá a imigração para passar – e mesmo com os leitores automáticos de passaporte, o processo pode ser lento por inaptidão dos passageiros.
8️⃣Ao chegar no destino, especialmente fora do Brasil, atenção para o local de chamada e embarque em carros de aplicativo. Os apps não informam se é no andar superior ou inferior, e mesmo você chamando no desembarque (que parece o óbvio), na verdade o motorista só vai poder estacionar no embarque para buscá-lo(a).
9️⃣Leve a carteira de vacinação da febre amarela impressa – embora haja versão eletrônica, se a pessoa do check-in não for com a sua cara ou tiver de deixar gente no chão porque teve overbooking no voo, eles vão exigir o impresso e você vai ter que correr em uma loja de impressão (que talvez nem esteja aberta). Atenção também com os formulários de atestado de saúde que muitos países adotaram pós-covid19 e que continuam em vigência.
Não perca a paciência com os funcionários das companhias aéreas. Primeiro porque devemos ser civilizados, segundo porque você precisa deles e, terceiro, porque eles de fato cumprem ordens e seguem regras da empresa em que trabalham.
O mensageiro não pode ser punido por decisões que não são dele. Abra processos judiciais, Reclame Aqui, avalie no Google Maps… lute contra a matriz do problema.
E por último, crie um check-list do que não esquecer em uma viagem! Organização e planejamento são excelentes ferramentas anti-stress, além de evitarem custos adicionais por ter que comprar algo que já se tem, mas que foi esquecido em casa.
Quem sabe no próximo artigo eu não divido com vocês a minha lista?
Até a próxima!