Por Amanda Doimo

Gestão de mobilidade corporativa e tecnologia mobile: a melhor combinação

19/01/2021

4 minutos de Leitura

Neste artigo, apresentamos quais são as principais características que tornam a tecnologia fundamental para as empresas e colaboradores.

Para aumentar a eficiência dos processos de uma empresa, todos os pontos que envolvem a rotina de trabalho precisam ser constantemente otimizados — inclusive os que correspondem à mobilidade dos funcionários. Por isso, ter um sistema de gestão de mobilidade corporativa é tão importante.

Neste artigo apresentamos quais são as principais características que tornam seu uso fundamental tanto para as empresas quanto para os seus colaboradores nos dias de hoje. Continue a leitura!

Qual é a diferença entre gestão em sistemas mobile e desktop?

Muito embora o uso de softwares desenvolvidos unicamente para computadores tenha sido predominante nas empresas anos atrás, hoje a realidade é diferente. De acordo com um estudo da SimilarWeb, o número de acessos via mobile aumentou 30,6% no ano passado, enquanto desktop caiu 3,3%.

Esta variação reflete uma tendência de crescimento contínuo do uso de dispositivos móveis. Acompanhando uma mudança de comportamento, de as pessoas estarem em constante movimento e preferirem atividades externas sem que deixem de estar conectadas, o apreço pelos apps não tem data para deixar de existir.

Outra característica que reduz a praticidade dos sistemas usados somente em computadores é justamente o fato de o usuário precisar de um PC ou notebook para acessá-lo. Em alguns casos, o programa chega a ser instalado somente numa máquina, tornando-o ainda mais restrito.

Mais recentemente, os SaaS (softwares as a service) tomaram conta do mundo digital e se tornaram cada vez mais presentes, tanto na esfera privada quanto na corporativa. Sem necessidade de instalação, estas plataformas são cloud-based — hospedadas em nuvem — e permitem acessos de diferentes dispositivos.

E, quando falamos de mobilidade, não depender de uma hardware (equipamento físico) para acessar e utilizar um sistema é premissa.

A experiência em sistemas mobile é melhor

Um ponto de destaque dos softwares desenvolvidos para mobile é a sua facilidade. Em via de regra, seu design costuma ser mais simples, tornando mais intuitiva a sua usabilidade e, assim, tornando a experiência melhor.

Imagine se você precisasse fazer o download de um programa, para instalá-lo em seu computador, para poder chamar um táxi ou pedir uma pizza à noite de sexta-feira? A forma do pedido acompanha a simplicidade e a urgência da demanda. Isso significa que, se para fazer um pedido simples como os de exemplo, o processo não pode levar mais que alguns segundos, o mesmo vale para o uso da plataforma que permite essa ação.

Pensando em necessidades um pouco mais complexas — como se movimentar ou viajar a trabalho —, os apps mobile têm (e muito) a sua vez. Dada a frequência que nós, seres humanos hiperconectados, estamos cada vez mais habituados a utilizar aplicativos em nossos smartphones para basicamente resolver todos os problemas do nosso cotidiano, usá-los é um grande benefício — e, claro, conveniência — ao realizar uma viagem de trabalho

Enquanto antigamente era necessário chegar ao hotel e ligar o notebook para ter acesso às ferramentas de trabalho, hoje tudo pode ser feito, literalmente, na palma da mão. E sempre que você precisar. Os apps funcionam 24 horas, sem interrupções, e de forma muito mais simples e segura.

Isso inclui serviços como fazer a reserva de um hotel ou solicitar um transporte de táxi ou uber do aeroporto ou rodoviária até o local de destino. A VOLL é um sistema que une essas duas frentes numa só plataforma — mobile, claro.

Rastreabilidade do usuário na gestão de mobilidade corporativa

Alguma vez já te aconteceu de precisar saber onde um membro da empresa está, mas não saber com precisão o local? Dependendo da situação, isso pode fazer a sua gestão ficar fora de controle. Imagine, por exemplo, monitorar manualmente a chegada de 100 colaboradores da empresa que precisam viajar para um evento fora da cidade. 

Em tempos de pandemia, saber onde seus funcionários estão é fundamental. Isso pode valer não apenas em caso de tarefas externas, mas também para ter registro de suas localidades caso estejam fazendo trabalho home office

Além disso, muitos de nós, como usuários mobile, estamos acostumados a fazer check-in online nas redes sociais. Portanto, ao oferecer essa opção aos seus funcionários, a empresa trará uma prática que eles já possuem. Por falar nisso…

A gestão mobile está presente na vida pessoal dos colaboradores

O Brasil tem aproximadamente 234 milhões de smartphones em uso, o que corresponde a mais de 1 aparelho por habitante. Isso significa que os membros da sua empresa também usam seus celulares para gerir suas vidas pessoais.

A começar pelas redes sociais que são usadas a fim de distração, informação entretenimento e até mesmo de trabalho em alguns casos. Como o caso da plataforma Slack, que funciona como um “Whatsapp” corporativo, possibilitando a comunicação de todos os colaboradores da empresa por meio de um único aplicativo.

Além disso, os aplicativos de comida também se tornaram populares graças aos celulares. Afinal, você não pede uma pizza usando o computador, não é mesmo?

Logo, é essencial que as empresas estejam atentas a essas transformações digitais na vida das pessoas a fim de tornar os meios de trabalho mais próximos delas.

Assim, concluímos este artigo sobre como a gestão de mobilidade corporativa é importante. Ao executá-la bem, pontos positivos poderão ser observados como o aumento do rendimento e qualidade do colaborador.

Aliás, para saber como ela funciona efetivamente, continue conosco aqui no blog e confira agora este texto que escrevemos sobre o assunto!

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.