Notícias

Fim dos testes para viajantes entrarem no país?

Falamos hoje sobre o fim da exigência de testes negativos para que viajantes entrem no país. Entenda melhor esse cenário no post do blog da VOLL.






Segundo dados oficiais do governo, 76% da população brasileira já foi completamente imunizada contra a Covid19. Há cada vez menos registros de casos e internações, o que resultou numa notícia que chamou muita atenção nos últimos dias: o fim da exigência de testes negativos para que viajantes entrem no país.

A portaria interministerial 670 foi publicada no Diário Oficial da União em 01/04/2022, revisando os requisitos de entrada no Brasil por conta da pandemia, seja por fronteiras: aéreas, terrestres ou aquaviárias. Cai também a exigência da declaração de saúde on-line (DSV).

Sendo assim, os viajantes, brasileiros ou estrangeiros, devem apresentar o certificado de vacinação à companhia aérea, ou às autoridades responsáveis, no momento do embarque. 

Se não for possível apresentar o certificado da vacina, ou caso a pessoa não tenha sido imunizada, ainda será necessário apresentar um teste negativo.

Como manter a segurança do colaborador nas viagens a trabalho nesta fase da pandemia?

Diante deste cenário, é normal surgir a dúvida: afinal, como orientar seus colaboradores a se manterem seguros em suas viagens a negócios, mesmo nesta fase da pandemia? Aqui vão algumas dicas!

Não ignore a responsabilidade individual

Por mais que diversos estados brasileiros estejam derrubando a obrigatoriedade das máscaras, é importante que, diante de uma viagem a trabalho, o colaborador entenda seus riscos e continue usando máscaras o tempo todo, além de aproveitar oportunidades ao ar livre.

Contrate um seguro viagem adequado

Um ponto importante a se notar é que nem todos os seguros viagem, por mais completos que sejam, oferecem cobertura para casos de Covid19. 

Por isso, antes de seu colaborador viajar, cheque com seus fornecedores se é preciso pagar uma taxa extra ou, até mesmo, contratar um outro fornecedor para garantir tal cobertura. 

Oriente sobre as consequências de se contaminar durante uma viagem 

É importante que o colaborador entenda que, dependendo do destino de viagem ou de retorno, caso seja contaminado e seja exigido um teste antes do embarque, é possível que ele seja barrado e não consiga voltar para casa. 

Muitas companhias aéreas internacionais ainda exigem testes negativos para autorizar que o passageiro possa entrar no avião. Sendo assim, a melhor solução é evitar qualquer possibilidade de contaminação durante a viagem. 

Como proteger seus colaboradores de uma possível contaminação? 

Esta é a pergunta mais fácil de responder. Os métodos de proteção continuam sendo exatamente os mesmos: vacinação completa (primeira e segunda dose) com dose de reforço, uso de máscaras adequadas (do tipo PFF2), distanciamento social sempre que possível e uso de álcool gel.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe em seu LinkedIn para esclarecer as dúvidas que já foram suas e podem ser de mais alguém na sua rede de contato ? 

Até a próxima!

VOLL

São Paulo
Alameda Vicente Pinzon, 54 - 5º andar - Vila Olímpia

Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1032 - 3º andar - Centro

VOLL app iOS iPhone
App VOLL Google Play