E-wallet: o que é e como funciona uma carteira digital
Descubra o que é uma e-wallet, como ela funciona e por que sua empresa deve implementar essa tecnologia de pagamento.
Os meios de pagamento estão evoluindo junto com os avanços tecnológicos, resultando em opções cada vez mais modernas, ágeis e seguras.
É provável que você já tenha visto uma pessoa pagando uma conta em algum estabelecimento comercial usando apenas o celular, ou pode até ser que esta pessoa seja você. O fato é que essa cena está se tornando cada vez mais comum no Brasil.
Esse novo método é a e-wallet, ou carteira digital, que está ganhando popularidade em compras presenciais e online. Se quer saber como essa tecnologia funciona e como implementá-la na sua empresa, siga a leitura do artigo.
O que é e-wallet?
E-wallet, como a tradução diz, é uma carteira digital que permite armazenar cartões de crédito ou débito, dinheiro e documentos em um smartphone ou outro dispositivo eletrônico.
Ela funciona como uma versão digital da carteira física, possibilitando a realização de transações digitais ou presenciais sem a necessidade de digitar as informações de pagamento ou usar um cartão físico.
Você só precisa digitar seu PIN ou aproximar o dispositivo do terminal de pagamento e, então, usar algum método de reconhecimento para segurança, como reconhecimento facial ou digital.
Alguns exemplos de carteiras digitais conhecidas no Brasil são Apple Pay, Google Wallet, Samsung Pay, PayPal, PagSeguro e MercadoPago.
Tendências de uso das e-wallets
O uso de e-wallets tem crescido de forma expressiva. Dados da PYMNTS, de setembro de 2024, indicam que 84% da população brasileira utilizou carteiras digitais no último ano, com 47% pagando contas e 27% fazendo compras online.
Em termos de participação no mercado global, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais utilizam e-wallets, segundo a Morning Consult. Nosso país apresentou 74% de adoção do meio de pagamento neste estudo, ficando atrás apenas de China (95%), Índia (93%) e Alemanha (76%).
A tendência é que esse método siga crescendo: até 2027, as carteiras digitais devem representar mais de 25 trilhões de dólares em valor transacionado globalmente (49%) no e-commerce e nos pontos de venda físicos, segundo estudo da Worldpay.
Como funciona a tecnologia por trás da e-wallet?
De acordo com o NFC Forum, mais de 80% dos consumidores utilizam smartphones ou smartwatches para realizar pagamentos por aproximação. Esse formato, um dos grandes destaques das e-wallets, é viabilizado por tecnologias como NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade) e QR Codes, permitindo que o dispositivo se comunique diretamente com terminais de pagamento.
Então, as e-wallets sincronizam automaticamente com contas bancárias e sistemas de cartão, possibilitando transferências instantâneas sem a necessidade de um cartão físico.
Em relação à segurança, as carteiras digitais utilizam criptografia, convertendo as informações sensíveis em códigos que não podem ser lidos ou acessados por terceiros. Muitas e-wallets possuem, também, métodos de autenticação biométrica, como impressões digitais ou reconhecimento facial.
Quais os benefícios de uso das e-wallets?
A popularidade das carteiras digitais cresce graças à sua flexibilidade, agilidade e segurança, transformando a experiência de compra. Esse método de pagamento traz diversas vantagens para quem compra e para quem vende:
-
Diversificação dos meios de pagamento oferecidos pela empresa;
-
Gestão financeira eficiente, pois muitas e-wallets possuem recursos de relatórios de gastos e categorização de despesas;
-
Melhora na experiência do cliente, aumentando as vendas;
-
Maior praticidade ao eliminar a necessidade de carregar dinheiro ou cartões físicos;
-
Mais agilidade no processo de pagamento;
-
Redução de riscos de fraude ou roubo de informações;
-
Oportunidades de descontos em produtos e retorno de dinheiro via cashback;
-
Diminuição da geração de papel, como recibos e envelopes, tornando-se uma opção mais sustentável.
Onde é possível usar e-wallets?
O pagamento por e-wallet está se popularizando com rapidez, por isso, é aceito em cada vez mais tipos de estabelecimentos.
Compras presenciais são um grande exemplo de uso. Você pode pagar aproximando o dispositivo eletrônico a um terminal de venda compatível, como uma máquina de cartão configurada com a tecnologia NFC. Isso dispensa o uso de cartões físicos, que muitas vezes podem ser esquecidos ou extraviados.
Compras online também podem ser pagas via e-wallet, sem a necessidade de digitar todos os dados do cartão de crédito ou débito manualmente. Caso o e-commerce tenha esse método configurado, basta selecionar no checkout e você será redirecionado para o ambiente da e-wallet, onde deverá realizar a autenticação do pagamento e, então, finalizar a compra.
Seguindo essa mesma lógica, é possível realizar o pagamento de serviços recorrentes, como plataformas de streaming, através da integração com carteiras digitais. Alguns serviços permitem, também, pagamentos e transferências instantâneas entre usuários, de forma similar ao Pix.
Como uma empresa pode oferecer pagamento por e-wallet?
Qualquer mudança em uma empresa requer planejamento e adaptação, e o mesmo vale para a adoção de um novo meio de pagamento. Então, se você quer acompanhar a tendência das e-wallets e oferecer esse método para seus clientes, siga algumas dicas:
-
Entenda o perfil do seu público para identificar quais carteiras digitais são mais utilizadas;
-
Implemente sistemas de pagamento que aceitam e-wallets e outros formatos, sendo benéfico para você e o cliente;
-
Integre com as ferramentas já utilizadas. Exemplo: contate a operadora da sua máquina de cartão para atualizar o modelo, passando a aceitar e-wallets por aproximação;
-
Confira os incentivos ofertados pelas carteiras digitais, como promoções, cashback e descontos, para atrair mais clientes;
-
Se necessário, busque auxílio profissional para configurar as novas tecnologias;
-
Treine os funcionários, garantindo a capacitação adequada para lidar com pagamentos digitais;
-
Comunique as formas de pagamentos aceitas pelo estabelecimento com clareza.
Otimize sua gestão de despesas
Ficou claro o quanto a digitalização tem impactado os meios de pagamento, não é mesmo? Então, se você quer transformar sua gestão de pagamentos e despesas por meio da tecnologia, a VOLL tem a solução ideal.
Com a VOLL Wallet, você realiza o controle e a gestão completa de meios de pagamentos, reembolsos, adiantamentos e cartões corporativos, tudo integrado a um sistema de prestação de contas em tempo real.
Nossa inteligência artificial exclusiva aplica automaticamente controles personalizados de acordo com as políticas da sua empresa, antes e depois de todos os pagamentos. Assim, você evolui no expense management com pagamentos integrados — cartão corporativo, pix e reembolso — tudo em um único app.
Conheça agora a VOLL Wallet, o sistema de gestão de despesas corporativas mais eficiente do mercado.