Blog

11/03/2022
Por: Livia Pizza

Dicas de como escolher um bom coworking em sua viagem a trabalho

Quem costuma viajar a trabalho deve reconhecer a versão corporativa da expressão “viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda”. Sim, um escritório faz falta. Ou, pelo menos, a estrutura dele.

Entre um compromisso e outro, poder contar com internet e um espaço adequados para garantir a produtividade esperada de um expediente é algo totalmente possível – para aqueles que já são adeptos ao Coworking.

Nossa missão nesse artigo é ajudá-lo(a) a escolher um bom espaço para manter-se conectado durante uma viagem a trabalho.

Vamos começar falando com você, gestor ou colaborador, que ainda não entende bem o conceito e vantagens desse serviço:

O que é coworking?

Se formos traduzir o termo do inglês teremos algo como “trabalhando junto”. Definindo na prática, coworking são escritórios compartilhados entre empresas e profissionais autônomos que buscam basicamente 4 pontos:

  • Praticidade: ser um “coworker” permite que você tenha um escritório e sua estrutura sem precisar se preocupar com a administração/manutenção do espaço. Seu lugar está lá para quando precisa, em perfeito estado de uso.
  • Custo-benefício: manter um escritório e toda a infraestrutura demandam um investimento alto. A possibilidade de poder dividir esse orçamento entre mais pessoas sem abrir mão de tudo que precisa é muito bem-vinda, não é?
  • Networking: não é apenas sobre o espaço. Coworking envolve comunidade e crescimento para todos os envolvidos. Os profissionais estão ali, dividindo a estrutura, ideias e oportunidades o tempo todo.
  • Infraestrutura: unindo todos os pontos anteriores, os espaços Coworking permitem que seus usuários tenham a melhor estrutura e todos os serviços necessários a um custo acessível. Boa internet, estação de trabalho, acústica e iluminação adequadas, salas de reunião, endereço fixo e até mesmo auxiliares e secretárias à disposição. 
  • Mobilidade: ter um escritório para chamar de seu em qualquer lugar do mundo é uma preciosa vantagem desse modelo – e justamente a mais relevante para o nosso artigo.

Segundo a organização Coworking Brasil, em 2019 já existiam mais de 1.400 espaços de coworking no país e milhares ao redor do mundo. 

Ou seja: há grandes chances de ter um espaço ideal à sua espera na próxima viagem a trabalho. Se você quer saber como identificá-lo, acompanhe os próximos pontos que traremos!

Para definir qual coworking escolher, considere:

Localização

No planejamento de viagens corporativas, a localização é um fator de peso na decisão de hotéis. Agora você vai entender que isso também acontece no momento de escolher um espaço coworking, pois é importante que seja:

  • Perto do local de hospedagem – para garantir que não gaste muito tempo e recursos no deslocamento.
  • Acessível aos clientes/parceiros – caso seja necessário realizar reuniões ou encontros no coworking, garanta que a localização seja de fácil acesso a todos.
  • Em uma região segura – pesquise e informe-se sobre os bairros da cidade destino para conseguir identificar se você estará em segurança no percurso e enquanto estiver no espaço. Essa orientação vale para hotéis também!

Qual é o objetivo principal do espaço na viagem a trabalho? 

São muitas as razões que podem levar um colaborador viajante a sentir a necessidade de contratar um espaço coworking, sendo as principais a busca por:

  • Infraestrutura adequada para trabalhar durante a viagem 
  • Espaço para receber parceiros/clientes em reuniões 
  • Oportunidade de prospectar novos negócios na cidade em que está 

Existem perfis diferentes de escritórios compartilhados e a finalidade para que será usado é essencial para escolher o ideal. 

Uso recorrente, em outros destinos e/ou por pessoas diferentes 

Se o uso de coworking for algo recorrente nas viagens a trabalho da sua equipe, que tal conhecer as plataformas que oferecem o modelo de assinaturas corporativas? A BerrOrCoffee tem mais de 1000 escritórios compartilhados pelo Brasil com opções de assinatura que só paga quando usar. 

Além disso, é uma ótima ferramenta de busca.  

Opção 24H ou com horário estendido

Existem muitos espaços que já funcionam 24h e essa pode ser uma opção interessante caso a viagem a trabalho seja internacional, já que o fuso horário pode impactar o trabalho em sintonia com a equipe que está na base. 

Atendimento

A forma como somos atendidos é um ponto importante para decisão, pois ela representa como os possíveis clientes/parceiros serão recebidos ao ir nos encontrar no espaço.

A dica é entrar em contato e analisar bem como é feita a comunicação, a apresentação e se reflete os valores que você considera essenciais para sua empresa. Se for possível, converse com outros coworkers e ouça a opinião sobre o espaço que está querendo contratar. 

Infraestrutura oferecida

Apesar de muito hotéis oferecerem WI-FI e espaços para reunião, quem já precisou contar com isso para trabalhar sabe que não são soluções eficientes e ideais.

A infraestrutura de um coworking vai além do básico, trazendo a sensação de um escritório funcional à disposição. Portanto, analise cuidadosamente tudo que oferece. Alguns dos pontos mais relevantes são:  

  • Internet de alta velocidade
  • Divisão entre os espaços de trabalho
  • Iluminação adequada
  • Cadeiras ergonômicas e confortáveis 
  • Ventilação/Climatização 
  • Limpeza 
  • Salas de reunião 
  • Estacionamentos para coworkers e clientes 
  • Geladeira e espaço para refeições 
  • Impressão 
  • Espaço para evento

Pense também se a decoração e conceito do espaço estão em sintonia com os da sua empresa, especialmente se for receber clientes. 

Compare e analise bem as opções considerando também com qual finalidade usará o espaço. Por exemplo, se o foco principal for receber clientes, as salas de reuniões se tornam extremamente relevantes na decisão.

Avaliações

Assim como fazemos ao escolher hotéis ou restaurantes, é essencial pesquisar a reputação dos espaços que está cogitando contratar. Use as redes sociais, aplicativos de avaliação e plataformas próprias para se informar e tomar sua decisão.

Custo-Benefício 

Como estamos falando de um coworking em viagem corporativa, o valor deve ser levado em consideração como uma das prioridades, já que será uma diária avulsa ou por um curto período. Por isso, opte por aqueles que flexibilizem o pagamento e ofereçam o melhor custo-benefício. 

E aí, o que achou do conteúdo que trouxemos? Sente-se preparado(a) para escolher um coworking na sua próxima viagem a trabalho ou orientar sua equipe? Então, compartilhe em seu LinkedIn para que as dicas cheguem a mais pessoas.

Até a próxima!

Categorias: Gestão, Tendências

Você também pode se interessar:

Executivos entrando no aeroporto
09/08/2022
Por: Luiz Moura

Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida

Quando um colaborador precisa viajar a trabalho, é comum que ele tenha sido orientado a partir de algumas informações e diretrizes da empresa sobre como fazer o pedido de sua passagem aérea, reservar seu hotel e utilizar as opções de transporte urbano para se movimentar entre uma reunião e outra. A este conjunto de recomendações, […]

Leia mais
03/08/2022
Por: Amanda Doimo

Hospedagem: 5 dicas para a sua próxima viagem a trabalho

A reabertura das fronteiras e o avanço da vacinação em todo o mundo permitiram que mais viajantes corporativos retomassem suas rotinas de viagens internacionais. A VOLL, seguindo essa tendência, agora permite que você reserve e confirme hospedagens em hotéis em todo o mundo, de forma online. Temos o maior marketplace de serviços de viagens corporativas da América […]

Leia mais
02/08/2022
Por: Luiz Moura

Hotel ou Airbnb: qual a melhor opção para a sua viagem a trabalho?

Você provavelmente já utilizou ou conhece o Airbnb, mas… já cogitou usá-lo nas viagens corporativas de sua equipe? Sim, a plataforma de locação de acomodações acompanhou as mudanças do mercado e criou o Airbnb para trabalho.  Com a premissa “Sinta-se em casa, onde quer que o trabalho lhe leve”, a plataforma, que já conta com […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.