Fazer o check-in é um passo importante para quem vai viajar a trabalho. Com o aumento da frequência de cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas, os viajantes corporativos podem enfrentar transtornos e incertezas no momento do embarque, impactando os compromissos profissionais.
Com o avanço da tecnologia, o processo de check-in passou a ser online, tornando-se muito mais rápido e simples. No entanto, algumas boas práticas podem ser adotadas para garantir um embarque tranquilo e seguro.
Veja a seguir um guia completo sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas sobre check-in online.
O check-in é o processo realizado em viagens de avião para confirmar a presença do passageiro no voo e, assim, receber sua autorização para embarcar.
Apesar de ter sua aplicação principal nas viagens de avião, o termo também é utilizado em outros setores relacionados a viagens corporativas, como hotelaria e eventos.
Em todos os casos, o check-in refere-se à confirmação de entrada e obtenção da autorização, que pode ser um cartão de embarque, chave do quarto ou credencial, por exemplo.
Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia aérea para atender os viajantes, horas antes do voo agendado. Porém, atualmente, os check-ins podem ser feitos online.
O processo é simples: para confirmar sua presença e obter o cartão de embarque, o viajante valida seus dados pessoais e recebe atualizações sobre o voo.
Atualmente, o check-in também é o momento no qual o viajante escolhe seu assento, caso isso não tenha sido feito no momento da compra da passagem.
Todo esse processo pode ser feito através do site ou aplicativo da companhia, ou por meio de totens de autoatendimento no aeroporto.
Para qualquer viajante, especialmente o corporativo, o tempo vale muito. Em uma viagem a trabalho, existem muitas tarefas a serem cumpridas, e ter uma delas na palma da mão é extremamente vantajoso.
A digitalização do check-in trouxe diversos benefícios, tornando esse processo muito mais ágil e acessível. Confira alguns deles:
Para quem viaja a trabalho, uma das principais vantagens do check-in antecipado é otimizar o tempo.
Em altas temporadas, por exemplo, as filas para realizar os check-ins nos aeroportos podem ser quilométricas e causar atrasos no embarque.
Mesmo que haja malas para despachar, as filas costumam ser separadas. Assim, ao realizar o check-in online, basta considerar o tempo para despacho de bagagens ou deslocamento entre os portões, caso não precise despachar malas.
Como já falamos, é comum que se formem grandes filas nos aeroportos para realizar o check-in nos aeroportos. Pode parecer redundante, mas evitar filas traz outra vantagem além de economia de tempo.
Permanecer numa fila pode aumentar os níveis de estresse dos viajantes corporativos, impactando, também, sua produtividade. Ao fazer o check-in online, basta dirigir-se à sala de embarque e aguardar o horário do voo com calma e tranquilidade.
Ao fazer o check-in online com antecedência, você terá muito mais opções para escolher o assento, garantindo mais conforto para sua viagem.
Em voos curtos, isso pode não fazer muita diferença, mas em viagens internacionais mais longas, a escolha do assento pode ter um grande impacto.
Quem viaja a trabalho com frequência sabe que é comum esquecer alguma coisa. Porém, esquecer o bilhete de embarque é uma situação difícil de ser contornada e pode fazer com que você perca seu voo e, consequentemente, seus compromissos de negócio.
Com o check-in online, o bilhete de embarque fica disponível diretamente no celular, seja na carteira digital, e-mail ou WhatsApp.
Para quem prefere cópias físicas, é possível imprimir mais de uma cópia para guardar em diferentes compartimentos do viajante, como malas, bolsas de mão ou bolsos da roupa.
A realização do check-in online é simples e intuitiva, sendo disponibilizada tanto no site quanto nos aplicativos oficiais das companhias aéreas.
Siga o passo a passo abaixo:
Acesse o site da companhia aérea pelo computador ou celular, ou baixe o aplicativo da companhia no seu smartphone;
Procure a opção “Check-in” no menu;
Informe os dados da viagem, como aeroporto de origem, seu sobrenome ou código de reserva (geralmente presente no e-mail de confirmação da compra da passagem);
Complete suas informações pessoais, contatos de emergência e outros campos pendentes;
Escolha seu assento no voo, caso não tenha feito isso na compra da passagem. Observe que existem categorias de assento que podem ter custos adicionais;
Adicione serviços extras, como bagagem despachada, refeições ou outras facilidades, também sujeitas à cobrança;
Confirme suas informações e concorde com as regras de restrições de bagagem, cobranças de serviços extras, etc;
Após a confirmação, você terá acesso ao seu cartão de embarque e poderá baixá-lo em PDF, imprimir, enviar por e-mail ou adicionar à e-wallet.
Uma dúvida comum entre viajantes corporativos é sobre quanto tempo antes do voo fazer o check-in online. A resposta é: depende.
Cada companhia aérea trabalha com prazos diferentes de check-in online, especialmente para destinos internacionais.
Na GOL, o check-in online fica disponível a partir de 48 horas antes do voo e se encerra 1 hora antes da partida.
A exceção são voos para os Estados Unidos, nos quais o check-in fica disponível a partir de 24 horas antes do voo e se encerra 1 hora antes dele.
Caso enfrente alguma dificuldade e precise realizar o check-in presencialmente, ele estará disponível a partir de 3 horas antes do voo, encerrando 1 hora antes dele.
Já a LATAM trabalha com check-in automático para voos nacionais. Seu cartão de embarque estará disponível dentro do site ou no aplicativo 48 horas antes do voo.
Para voos internacionais, ou se a compra das passagens foi realizada via agências de viagens ou outros sites, você deve preencher seus dados no site ou app a partir de 48 horas antes do voo para ativar o check-in automático.
Em voos da Azul, existem mais variações de acordo com o destino:
Em uma viagem corporativa, o check-in online é, sem dúvidas, a melhor opção.
Porém, caso tenha dificuldades no processo, ou se enfrentar algum tipo de bug no site ou aplicativo, as companhias aéreas ainda disponibilizam o check-in no aeroporto. A exceção é a LATAM, que emite o check-in automático.
Na GOL, o check-in presencial é disponibilizado a partir de 3 horas antes do voo, encerrando 1 hora antes dele.
Já na Azul, o check-in presencial fica disponível a partir de 3 horas antes do voo, e encerra 1 hora antes da partida. Para voos saindo da Europa ou Estados Unidos, o check-in presencial é aberto a partir de 4 horas antes do voo e se encerra 1 hora e meia antes da partida.
A digitalização de processos e o uso da tecnologia podem transformar não apenas o check-in, mas toda a experiência da viagem corporativa.
Outra solução disponível para facilitar qualquer viagem a trabalho é a VOLL. Com uma tecnologia própria, a VOLL é a maior agência de viagens corporativas digital da América Latina, e oferece uma gestão completa de viagens, despesas e mobilidade.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Acesse o site e conheça!