Por Amanda Doimo

Devo fazer o check-in online ao viajar?

08/08/2022

2 minutos de Leitura

Fazer o check-in online é um passo importante para quem vai viajar. Com cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas cada vez mais frequentes, os viajantes podem acabar enfrentando muitos transtornos e incertezas na hora de embarcar. Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia para atender os viajantes, […]

Fazer o check-in online é um passo importante para quem vai viajar. Com cancelamentos e alterações de voos pelas companhias aéreas cada vez mais frequentes, os viajantes podem acabar enfrentando muitos transtornos e incertezas na hora de embarcar.

Antigamente, o check-in era um processo manual, que dependia de funcionários da companhia para atender os viajantes, horas antes do voo agendado. Porém, atualmente, os check-ins podem ser feitos online e com até 24 horas de antecedência. 

Ao fazer o check-in, o viajante será avisado de qualquer alteração, cancelamento ou reagendamento de seu voo pela companhia aérea. 

Mas existem outras vantagens ao realizar o check-in online também! Nós separamos, neste artigo do blog, alguns pontos a se considerar e fazer o check-in online de sua próxima viagem. Continue a leitura!  

Economize tempo

Para quem vai viajar, ou costuma viajar frequentemente, uma das principais vantagens do check-in antecipado é evitar a perda de tempo. Em altas temporadas, as filas para realizar os check-ins nos aeroportos podem ser quilométricas e, até, causar atrasos no embarque. 

Mesmo que haja malas a serem despachadas, as filas costumam ser separadas para as duas coisas. Portanto, ao fazer o check-in online, é preciso contabilizar somente o tempo de despacho de bagagens ou de deslocamento entre os portões, caso não seja necessário despachar suas malas. 

Evite filas

Como já falamos, é comum que se formem grandes filas nos aeroportos para realizar o check-in nos aeroportos. Pode parecer redundante, mas evitar filas traz outra vantagem além de economia de tempo. Permanecer numa fila pode aumentar os níveis de estresse dos viajantes, que ficam impacientes, principalmente para quem está viajando a lazer e levando consigo crianças pequenas, que possuem uma baixa resistência para situações de espera. 

Além disso, como estamos lidando com uma alta nos casos de Covid-19, principalmente por conta de sua variante ômicron, manter-se longe de aglomerações é mais do que recomendado. Ao fazer o check-in online, basta dirigir-se à sala de embarque e aguardar o horário do voo, com tranquilidade e mantendo a sua segurança.

Escolha seu assento

Sabia que, ao fazer o check-in online com antecedência, você terá muito mais opções para escolher o seu assento? Pode ser que para um voo rápido isso não faça muita diferença, porém, imagine uma viagem internacional mais longa? Ter a possibilidade de escolher entre mais opções pode ser vantajoso para o seu conforto durante a viagem.

Não perca informações importantes

Quem viaja com frequência sabe que é comum esquecer alguma coisa. Agora, imagine esquecer o bilhete de embarque? Para os mais esquecidos, ao fazer check-in online, é possível fazer mais de uma cópia e, inclusive, digitalizar o seu bilhete, evitando situações de desencontros e estresse. As cópias podem ser guardadas em diferentes compartimentos do viajante, como malas, bolsas de mão, bolsos da roupa etc, facilitando encontrá-lo caso solicitado pelos funcionários ou para despacho de bagagens. 

E aí, se convenceu a fazer o check-in online para sua próxima viagem? Esperamos que estes pontos te ajudem a refletir! Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus colegas no Linkedin e marque a VOLL na publicação. Seja um portador de boas notícias!

Até a próxima!

 

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.