Por Luiz Moura

Case de sucesso: Aceleração e inovação com a parceria VOLL e Cargill

15/04/2022

4 minutos de Leitura

Nessa história de sucesso com a VOLL, Edrei Carrenho, gestor de frotas e facilities da Cargill, conta mais sobre o o impacto da gestão de frotas e de facilities no cenário global, como a Cargill tem portas abertas para a inovação e os desafios da inclusão de novas tecnologias em atividades com alto impacto em […]

Nessa história de sucesso com a VOLL, Edrei Carrenho, gestor de frotas e facilities da Cargill, conta mais sobre o o impacto da gestão de frotas e de facilities no cenário global, como a Cargill tem portas abertas para a inovação e os desafios da inclusão de novas tecnologias em atividades com alto impacto em grandes corporações como o de mobilidade.

VOLL: Como gestor de frotas e facilities, qual é o seu papel na Cargill?

Edrei Carrenho: Atuo como gerente na gestão da frota completa — desde a definição de modelos até a desmobilização, passando por todo o processo de gestão de multas, combustível, pedágios, treinamento e monitoramento.

Além disso, temos outros serviços que estão ligados à mobilidade dos usuários da empresa no Brasil: car rental, VOLL, telefonia móvel, correios e o transporte de executivos e visitantes.

Também sou responsável pelo funcionamento e segurança do prédio onde temos o Centro Compartilhado de Serviços da Cargill — conhecido como Cargill Business Service, ou CBS.

 

VOLL: Neste ano de 2020, além de lidar com a pandemia, o cenário incerto certamente exigiu reflexões e tomadas de decisão muito urgentes. Como foi essa sensação?

EC: Os dias estão voando! Este ano de 2020 está sendo bem atípico, muito corrido e muito agitado. Estamos com 100% dos funcionários do CBS trabalhando de casa devido à pandemia. A liderança da Cargill decidiu manter todas as nossas filiais de escritórios em casa até o final de janeiro de 2021. Com essa decisão, decidimos alterar e reformar nosso espaço de trabalho, visando oferece ainda mais segurança, mais espaço e conforto às nossas equipes, em espaços mais modernos de trabalho.

Se a pandemia tinha o foco de reduzir ou desacelerar o ritmo de algumas atividades, para mim posso dizer que a realidade é bastante contrária (risos). Estamos precisando nos dedicar com ainda mais foco na mobilidade dos funcionários, com a frota, com a segurança dos condutores e com o prédio em si — teremos um prédio com 660 mesas para 1.100 funcionários.

VOLL: Quais são suas próximas metas e objetivos enquanto Frota & Facilities na Cargill?

EC: Meu foco até maio de 2021 é ter um programa de direção segura para todos os funcionários da Cargill. São aproximadamente 11 mil pessoas e temos uma grande responsabilidade com todas elas. Vamos controlar tudo que envolve segurança dos condutores da frota, gerenciar as condições diante das leis e normas de trânsito e ainda promover treinamentos — em formato de e-learning e presenciais (pós-pandemia) — de segurança, com vídeos e palestrantes de peso.

Também tenho visão de gerenciamento Brasil para serviços de facilities — o que inclui limpeza, portaria, manutenção etc. Apesar de não ser um desafio que dependa exclusivamente do meu time, com certeza teremos muito a contribuir. Precisamos desenvolver um projeto de nível nacional, o que é bastante complexo e demanda muita energia e foco.

VOLL: Como foi para vocês a migração da gestão de mobilidade urbana, do modelo anterior utilizado na Cargill para a VOLL?

EC: Foi ótimo. Gestão completa de gastos, utilização e mais opções de mobilidade, inclusive a nível global.

VOLL: Como a implantação da VOLL se comparou às outras implantações de sistemas capitaneados por você?

EC: Já participei de muitos outros projetos de implementação, mas com a VOLL foi bem mais simples e mais tranquilo. A parceria e o foco, tanto da equipe VOLL quanto do meu time, foram fundamentais para que o onboarding tenha sido um grande sucesso.

VOLL: Hoje, como responsável por Frotas & Facilities, você consegue olhar para trás e aponta qual foi o principal ganhou ao trazer a VOLL para a Cargill?

EC: Acho que posso dizer que os dois principais ganhos têm relação com agilidade e facilidade com a mobilidade em qualquer lugar. Existe uma padronização da operação de mobilidade, o que não seria possível se utilizássemos diferentes ferramentas para esta finalidade.

VOLL: Com a chegada da pandemia, novas necessidades de deslocamentos foram criadas. Como a VOLL conseguiu te apoiar nessas novas demandas?

EC: Com a VOLL, estamos mitigando o risco de contaminação em casos de deslocamentos de funcionários que não possuem veículos e que dependem do transporte público.

VOLL: Os desafios de atuar com facilities não são fáceis. É muita gente para ser ouvida e muitas expectativas para serem alcançadas. Como você acredita que a tecnologia pode contribuir para este objetivo, de forma geral?

EC: Mesmo com a tecnologia, a área de facilities sempre vai ser desafiada com expectativas de desejos. A tecnologia ajuda muito, com a visão de serviços cada vez mais no modelo self-service, tornando a gestão mais ágil e nos ajudando a ter mais tempo e energia para os temas mais importantes, como nossas atividades-fins, mesmo.

VOLL: Recentemente, comemorou-se o dia internacional da inovação (19 de outubro). Como você acredita que uma área de atuação tão estratégica como a facilities pode se beneficiar de novas iniciativas e novas tecnologias?

EC: O foco é buscar sempre mais facilidades para os funcionários, tanto dentro do prédio onde todos convivem como as modalidades externas (comunicação, mobilidade etc).

VOLL: Se uma empresa estiver considerando adotar uma plataforma centralizadora de gestão de mobilidade como a VOLL, quais conselhos você os daria?

EC: Antes de qualquer coisa, é importante entender o modelo de utilização deste serviço dentro da sua empresa. Em seguida, comece divulgando e mostrando as vantagens do serviço para todos os seus futuros usuários. Afinal, quem não quer ter mais facilidade, eficiência, agilidade e menos burocracia, não é?

Sobre a Cargill

Como sede nos Estados Unidos, a Cargill é atualmente a maior empresa do mundo de capital fechado e está presente nos cinco continentes, empregando mais de 160.000 pessoas em 67 países.

Uma das suas maiores operações é no Brasil, que, dada a dimensão territorial e tamanho demográfico, inclui no pacote de sucesso alguns desafios políticos, sociais e culturais que todos nós bons brasileiros já conhecemos. Esses atributos fazem com que o gerenciamento inteligente de mobilidade e facilities seja uma atribuição ousada e altamente necessária.

Sobre a VOLL

Com o objetivo de revolucionar o mercado de gestão de mobilidade e viagens corporativas, a travel tech, fundada em 2018, desenvolve tecnologia e ferramentas para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade e viagens de empresas de todos os tamanhos e segmentos. Sua plataforma já soma 300 mil usuários no Brasil e no exterior.

Hoje, com unidades nas três principais capitais brasileiras – Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro -, a VOLL é uma startup investida pela Wayra e a Iporanga Ventures e uma das integrantes do ranking 100 Startups to Watch 2021, que lista 100 empresas com as soluções mais inovadoras para atender às demandas de uma economia em transformação e prontas a receber a atenção de investidores, grandes corporações, governos e fundos de venture capital. Mais informações: govoll.com

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.