Por Luiz Moura

Bleisure: entenda de uma vez por todas!

04/05/2022

3 minutos de Leitura

Se você já leu este termo por aí, ou é a primeira vez que tem contato com a palavra, certamente está se perguntando o que é bleisure.   O conceito está relacionado ao setor de viagens corporativas e tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos, desde que o mercado começou a olhar com carinho […]

Se você já leu este termo por aí, ou é a primeira vez que tem contato com a palavra, certamente está se perguntando o que é bleisure.  

O conceito está relacionado ao setor de viagens corporativas e tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos, desde que o mercado começou a olhar com carinho para as pessoas que viajam a negócios.  

Grandes empresas já descobriram as vantagens dos viajantes corporativos desfrutarem de algum tempo de lazer durante essas viagens. Continue a leitura e descubra esses benefícios também.  

O que é bleisure?

Bleisure é o termo usado para descrever uma viagem de negócios que abre espaço para o lazer. Neste contexto, os viajantes estendem a duração da sua estadia, para que desfrutem de um período de turismo, relaxamento e lazer no local após encerrar seus compromissos profissionais.  

Mais importante do que saber o que é bleisure é entender que este conceito em viagens traz benefícios para a empresa, para o profissional e para o setor de viagens e turismo:

  • para o profissional: redução do estresse
  • para a empresa: atração e retenção de talentos, aumento da produtividade e do engajamento
  • para o setor de viagens e turismo: estadias mais longas e maior investimento para a classe

O que dizem as pesquisas  

O que não falta são pesquisas para confirmar os benefícios do bleisure e mostrar porque, nos maiores países, já deixou de ser uma tendência para se transformar em uma estratégia de negócios e gestão de pessoas.  

Fundada em 1996, a Expedia — empresa norte-americana de viagens e tecnologia, presente em 29 países — tem parceria com mais de 140 mil hotéis espalhados pelo mundo. (Seu conteúdo vasto e variado está, inclusive, disponível para as empresas que viajam utilizando o app VOLL). Sua expressividade no ramo permite que produza dados e insights interessantes sobre turismo e hotelaria, incluindo viagens de negócios.  

Dito isso, um estudo publicado em 2016 revelou que 43% das viagens praticadas no turismo de negócios são convertidas em lazer, principalmente quando a agenda de compromisso se encerra próxima do fim de semana.  

Apenas um ano depois, a Expedia publicou um novo estudo, revelando que 60% das viagens de turismo estavam sendo convertidas em bleisure.  

A rede hoteleira Hilton Hotels & Resorts descobriu que a prática do bleisure mudou a forma pela qual os profissionais enxergam as viagens de negócios. O que antes era vista como uma obrigação desinteressante, hoje atrai 65% dos profissionais mais jovens dos Estados Unidos — aqueles que têm entre 23 e 35 anos. 

Mais de 30% deles afirmam que o fato de não poderem viajar pode fazer com que recusem propostas de emprego ou procurem uma oportunidade em que possam circular entre conferências, reuniões presenciais, negociações e outras práticas comuns no turismo de negócios.  

Diferença para os negócios 

O mercado de trabalho está lidando com uma geração que valoriza experiências, o que contribui diretamente para a popularização do bleisure e justifica essa prática.  

Esse perfil jovem, dinâmico, comunicativo e bem relacionado das novas gerações faz toda a diferença para os negócios. As reuniões ultrapassam as paredes do escritório, os eventos presenciais são cada vez mais valorizados e consequentemente, o networking se expande.

A alta qualidade das interações traz produtividade para o turismo de negócios, aumentando o desempenho dos profissionais nos objetivos relacionados à viagem.  

Como controlar as despesas com viagens corporativas  

Quando a empresa começa a se mostrar flexível em relação às viagens corporativas, ela sente os benefícios do bleisure no bolso.  

Voos costumam ser mais caros nos finais de semana, assim como a hospedagem.  Portanto, arcar com as passagens de ida na quarta ou quinta-feira e voltar pela segunda de manhã pode beneficiar o orçamento.

No Brasil, otimizar a viagem e seus custos já é possível graças à VOLL. Considerado um dos maiores players de mobilidade do mundo, com o app VOLL as empresas e os colaboradores podem fazer as melhores escolhas em transporte e hospedagem para as viagens de negócios se transformarem em bleisure.

Entre as vantagens, destacam-se:  

  • financeiro descomplicado, com unificação de faturas, facilitando o processo de  pagamento
  • gerenciamento das viagens dos colaboradores em tempo real pelo app
  • possibilidade de personalizar a plataforma 

Pronto! Você aprendeu o que é bleisure. 

É importante que fique claro que, nesta prática, a linha entre o turismo profissional e a viagem de lazer é bem definida. Os turistas corporativos devem possuir maturidade para saber diferenciar quando é hora de agir profissionalmente, e quando é hora de aproveitar para relaxar.  

Cabe às empresas proporcionar uma experiência confortável e produtiva. Conte com a  VOLL para ajudar nessa missão.

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.