Por Luiz Moura

App de transporte ou frota própria para o seu negócio: qual escolher?

28/10/2019

2 minutos de Leitura

O que escolher entre app de transporte e frota de veículo para a sua empresa? Entenda os benefícios e diferenças de ambos.

O que escolher entre app de transporte e frota de veículo para a sua empresa? Acredite: essa dúvida é mais comum do que se pode imaginar. Durante anos, alugar ou mesmo adquirir uma frota própria costumava ser a escolha óbvia. 

Agora, no entanto, a existência dos aplicativos de transporte redefiniu o modelo de mercado e deu origem a uma nova escolha.

Para que você possa compreender os benefícios e diferenças de ambos e escolher a solução mais assertiva, redigimos este artigo. Continue lendo para saber mais.

Como funcionam essas modalidades?

A frota veicular é frequentemente adotada por empresas que trabalham em regiões de difícil acesso, sobretudo indústrias, e que possuem colaboradores que percorrem continuamente em rotas extensas. Nessa opção de mobilidade, a contratante fica responsável por toda a sua gestão, sejam os veículos próprios ou alugados.

Por outro lado, os aplicativos de transporte crescem em solução para os mais diversos empreendimentos. Ao contrário do que acontece na frota de veículos, aqui você tem auxílio na gestão de todos os processos e é especialmente adequado ao deslocamento frequente em trajetos de média e curta distância.

App de transporte ou frota: qual delas é a melhor opção?

Existe uma gama de variáveis que podem influenciar a decisão de contratar um desses meios, mas todas devem convergir para o sucesso do seu negócio. Além disso, é preciso analisar bem o perfil e as necessidades da sua empresa.

Uma frota de veículos exige processos mais densos, desde a busca por um fornecedor, perpassando pelo fechamento do contrato que, geralmente, inclui um custo expressivo de carga tributária, até a sua manutenção.

Em contrapartida, o aplicativo possibilita um cadastro empresarial prático, intuitivo e você paga apenas pela corrida.

Quais os benefícios dos apps de transporte?

A popularidade dessa modalidade de transporte chamou a atenção até de grandes organizações, como braços do governo que comungam da tendência de economia compartilhada. Entenda como esses apps podem impactar o seu empreendimento.

  • Mais eficiência e até mais produtividade;
  • Otimização do tempo com veículos sempre disponíveis;
  • Fim do prejuízo no moroso trabalho de reembolsos dos custos com transporte;
  • Registros precisos de cada viagem;
  • Drástica redução de custos e burocracias;
  • Segurança, sem riscos de acidentes que podem causar problemas e prejuízos enormes na esfera institucional corporativa;
  • Simplicidade na gestão.

Como saber qual app escolher?

É possível reduzir custos sem comprometer o modus operandi de seus negócios. Empresários que migraram de frotas para essa modalidade identificaram uma economia de até 40% por mês.

O ponto controverso é poder usar mais de um aplicativo e, assim, comprometer a simplicidade da gestão. Afinal, o processo se torna mais complexo quando é necessário gerir duas ou mais plataformas de aplicativos que atendam os funcionários.

Há, contudo, uma solução capaz de gerenciá-los em um só lugar, conhecida como VOLL.

A VOLL é um marketplace de mobilidade que reúnem todos os players do mercado num só lugar e unifica as formas de pagamento. Quer gerir um app de transporte para sua empresa e alcançar resultados impressionantes? Agende aqui uma demonstração e veja na prática todas as vantagens.

Inscreva-se

Receba notícias, tendências e análises exclusivas para assinantes.