Blog

24/11/2021
Por: Lucas Machado

5 motivos para contratar seguro viagem para seus colaboradores

Ninguém está livre de imprevistos ao viajar. Perder um voo, ter a bagagem extraviada, ou, ainda pior, adoecer e precisar ser internado. Além do desgaste emocional, esses contratempos costumam significar gastos inesperados e exorbitantes.

Nas viagens a trabalho, quando a responsabilidade pelos colaboradores é totalmente da empresa, essas situações podem ser ainda mais complicadas. Nesse caso, o seguro viagem pode ser a solução para proteger quem viaja de inúmeras formas. 

Entenda o que é seguro viagem, em que países é obrigatório contratá-lo e porque você deveria investir nesse tipo de serviço.

O que é seguro viagem?

Embora muitos entendam o seguro viagem como um plano de saúde temporário, a verdade é que esse serviço tem uma possibilidade de atuação ainda maior. Além de cobrir possíveis despesas médicas, costuma ser válido também para outras situações relativas à viagem, como a perda de um voo ou danos nas bagagens.

Quando se trata de seguro viagem corporativo, existem coberturas específicas que podem ser adicionadas. Seria o caso do envio de um executivo substituto – se o primeiro estiver impossibilitado de cumprir a agenda –, e do seguro de equipamento – válido para danos, furto ou roubo de um notebook, por exemplo.

De maneira geral, o seguro viagem costuma oferecer cobertura para as seguintes situações:

  • Despesas médicas, hospitalares, farmacêuticas e odontológicas; 
  • Reembolso de despesas de viagens em caso de interrupção ou cancelamento;
  • Assistência para atraso de voo, perda de conexão e extravio de bagagem;
  • Morte acidental em viagem e traslado do corpo;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Seguro em viagens internacionais

Não importa se a viagem é a lazer ou a trabalho, em alguns países, a contratação desse tipo de seguro é obrigatória. Na Europa, por exemplo, os 26 países signatários do Tratado de Schengen exigem que os viajantes tenham um seguro com cobertura mínima de €30.000.

Inclua a contratação do seguro se a viagem for para um desses países: 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Para viagens aos Estados Unidos, a contratação não é obrigatória, mas ainda assim é mais do que recomendada. Como o país não conta com um sistema público de saúde, qualquer consulta médica já tem um alto custo. Imagine então se for necessário ser internado ou fazer uma cirurgia?

Seguro em viagens nacionais

Não existe qualquer obrigatoriedade legal em caso de viagens feitas dentro do Brasil. No entanto, a contratação pode e deve ser feita. Para isso, o deslocamento precisa ser superior a 100km do local de origem. 

Algumas empresas optam por não contratar o serviço se o funcionário tiver plano de saúde com cobertura nacional. Uma vez que o seguro viagem cobre outras inúmeras situações, continua a ser recomendado mesmo nesse caso.

Por que contratar seguro viagem?

Agora que você já sabe o básico sobre seguro viagem, entenda como esse serviço pode ser útil para se prevenir diante dos contratempos de uma viagem a trabalho. 

1. Segurança diante de imprevistos

Seja qual for o seguro, esse é o tipo de serviço que contratamos na esperança de não precisar usar. Quando alguma situação nos obriga a acioná-lo, ficamos aliviados por termos nos precavido e feito essa escolha antes. 

Numa viagem, quando normalmente estamos em um lugar desconhecido, lidar com certas adversidades é um transtorno ainda maior. Imagine durante um compromisso de trabalho! Ao precisar consultar um médico no exterior, por exemplo, basta contatar a seguradora para saber qual hospital procurar. Mais prático e menos burocrático, certo?

2. Reembolso nas questões emergenciais

Nada pior do que ter que enfrentar questões burocráticas para evitar mais gastos. Se a bagagem for extraviada, por exemplo, quem tem seguro viagem sofre menos. Sim, será preciso providenciar novas roupas, mas ao menos a seguradora oferecerá reembolso dessa despesa extra.

O mesmo vale para muitos outros possíveis contratempos que surjam durante a viagem – dos mais simples como esse, até os mais trágicos envolvendo acidentes e morte. Em um primeiro momento, seu colaborador poderá precisar arcar com alguns gastos, mas posteriormente será reembolsado. 

3. Suporte especializado

Dificilmente estamos preparados para lidar com todas as possíveis adversidades que possam surgir – nem como empresa, tampouco como funcionário. A dificuldade em saber orientar corretamente pode dificultar a obtenção de ajuda e atrapalhar o sucesso da viagem. Contar com a ajuda da seguradora pode fazer toda a diferença. 

A quem recorrer se o voo atrasou ou foi cancelado? Normalmente a companhia aérea é a responsável. No entanto, a depender das alterações, essas mudanças podem atrapalhar os planos da viagem a trabalho e ter custos adicionais. Nesse caso, essas possíveis despesas extras estariam a cargo do seguro, ou seja, praticidade e solução. 

4. Sem surpresas no orçamento

Imagine que diante de uma curta viagem de trabalho no Brasil você tenha optado por não contratar o seguro viagem para o integrante da sua equipe. No entanto, durante o deslocamento, o funcionário sofreu um acidente. Todas as possíveis despesas relacionadas a essa situação deverão sair do caixa da sua empresa.  

Optar pela contratação de seguro viagem é também uma maneira de gerir o controle financeiro e evitar surpresas completamente desnecessárias no seu orçamento. Como as despesas durante uma viagem a trabalho devem ser arcadas pelo empregador, é melhor prevenir do que remediar. 

5. Valorização da equipe

Empresas com uma cultura organizacional bem estruturada devem prezar pela segurança de seus colaboradores. Dentre tantas práticas que fazem parte desse modo de atuação, o seguro viagem é um deles. Para quem viaja a trabalho, é importante ter certeza que a empresa o protegerá diante dos imprevistos.

A adoção desse tipo de política indica que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Sendo assim, o esperado é o desenvolvimento de uma equipe mais motivada. Além disso, havendo essa garantia prevista pelo seguro, é provável que o colaborador aceite com facilidade outras propostas de viagem a trabalho. 

Convencido da importância do seguro viagem tanto para a sua empresa quanto para os colaboradores do seu time? Esperamos que sim! Compartilhe esse post nas redes sociais com outras pessoas que podem ter as mesmas dúvidas que você.

Categorias: Transporte

Você também pode se interessar:

Viagens corporativas em alta temporada
17/01/2022
Por: Livia Pizza

Viagens corporativas em alta temporada: quais os principais desafios?

Planejar viagens corporativas em alta temporada é um desafio com diversas faces. Além de enfrentar hotéis e aeroportos lotados, ainda é preciso adequar o orçamento às tarifas especiais.  A alta temporada é o período que compreende as férias escolares e recessos corporativos, como os meses de junho e julho e de dezembro a fevereiro. Independentemente […]

Leia mais
12/01/2022
Por: Lucas Machado

As 5 principais cidades brasileiras que são destinos de negócios

Estamos vivendo um momento positivo de retomada de viagens corporativas no começo de 2022. No final do ano anterior, um estudo realizado pelo o Global Business Travel Association (GBTA) mostrou que cerca de 48% dos viajantes corporativos estavam dispostos a retornar a viajar, enquanto 30% estavam mais do que entusiasmados com a possibilidade.  É verdade […]

Leia mais
11/01/2022
Por: Livia Pizza

O que todo gestor financeiro precisa saber sobre gestão de viagens corporativas

O gestor financeiro é o profissional responsável por administrar a área financeira de uma empresa. Nos últimos anos, seu papel e importância tem crescido para além de seu setor. Por exemplo, é muito comum que gestores financeiros sejam os responsáveis pela gestão de viagens corporativas de uma organização.  Isso acontece, em parte, por conta das […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.