Sabemos que a pandemia do coronavírus transformou a maneira como as pessoas vivem. Da mesma forma, empresas, instituições de ensino e demais organizações precisaram repensar suas formas de ser, moldando-se para atender uma necessidade maior de saúde e manutenção da integridade física e mental de seus membros.
Desde meados de março, os meios de comunicação, em sua maioria, se dedicam a oferecer conteúdos preocupantes sobre a situação global. Ao lado das especulações dos grupos de WhatsApp, a televisão e o rádio se tornaram verdadeiras máquinas de notícias ruins. Medo, tensão e apreensão são sentimentos esperados após assistirmos à edição do jornal do fim da manhã.
A situação é séria, todos sabem. Os números são preocupantes, nós todos também já sabemos. Manter uma massa de mais de 210 milhões de pessoas (o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo) cônscia sobre cuidados de higiene e isolamento social é, claro, um grande desafio. Mas entendemos que o momento precisa de mais boas novas do que de maiores alardes.
Há, inclusive, um movimento na Internet de promover aquelas novidades que evidenciam o que o ser humano tem de melhor: sua capacidade de aprendizado e de transformar desafios em grandes vitórias. O The Good News Coronavirus, por exemplo, é um portal que compartilha grandes feitos, filantrópicos, científicos e sociais, que não podem ser desconsiderados.
Em meio a tanto tumulto, há muita coisa boa acontecendo pelo mundo, e a gente preferiu organizar algumas delas neste artigo, para que você não se esqueça delas!
No Brasil, felizmente, as coisas não têm sido muito diferentes. Há muito para se inspirar e se acalmar no meio de tantas mudanças. Por isso, reunimos aqui cinco atitudes inspiradoras, para que você possa aquecer seu coração, mesmo enquanto as manhãs frias de inverno chegam.
Em uma (incrível e) nova medida para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia global de coronavírus (COVID-19), a empresa anunciou o custeio da viagem de doadores que queriam se deslocar para bancos de sangue.
A medida faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.
Uma ação conjunta das companhias aéreas Latam, Gol e Azul vem oferecendo ajuda com passagens a profissionais que atuam na área da saúde e precisam se deslocar em meio à pandemia do novo coronavírus.
As três companhias oferecem passagens com o pagamento apenas da taxa de embarque para médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Além prever a isenção total da tarifa, a iniciativa ainda concede pontos nos respectivos programas de fidelidade com pontuação de milhas por cada trecho percorrido pelos profissionais da saúde.
A 99, empresa de mobilidade urbana, anunciou em 23 de março, mais uma iniciativa para apoiar as ações de controle ao novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A empresa disponibilizará mais de R$ 4 milhões em corridas pela plataforma para os governos municipais no Brasil.
São Paulo foi a primeira cidade parceira a receber 60 mil vouchers enviados à Secretaria Municipal da Saúde para ajudar no deslocamento dos profissionais da área.
Com o mesmo propósito, a Uber e o Itaú Unibanco também anunciaram uma parceria similar para oferecer 200 mil viagens para profissionais de saúde da Prefeitura de São Paulo que estão atuando na linha de frente do combate à COVID-19.
Esses profissionais terão direito a fazer viagens pela plataforma da Uber quando a origem ou o destino for um dos centros de saúde da cidade. A ação entrou em vigor no último dia 15 de maio, e você confere seus detalhes neste link.
A ação teve início no último dia 14/04 em Juiz de Fora (Zona da Mata mineira) e hoje – 28/04 – chegou a Belo Horizonte.
“Neste momento de solidariedade geral, a parceria entre a 99 e o governo de Minas Gerais ajuda a evitar que pessoas mais humildes pertencentes ao grupo de risco se contaminem durante algum deslocamento às unidades da Farmácia Popular. É uma maneira de evitar a formação de filas e pontos de potencial disseminação do vírus nas farmácias regionais administradas pelo Estado”, afirma João Pedro Torneli, especialista de operações da 99.
Apenas na farmácia da regional da capital mineira circulam, aproximadamente, 50 mil pacientes por mês, além de cerca de 220 funcionários.
A empresa disponibilizou 5 mil corridas pela plataforma para a Prefeitura de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde, para ajudar nas ações de controle ao novo coronavírus (Covid-19) na capital. Com esta iniciativa, a plataforma contribui ainda para a geração de renda dos condutores que seguem trabalhando.
“Nesse momento delicado, em que toda a sociedade se une para lutar contra o novo coronavírus, a 99 não podia deixar de colaborar. A parceria faz parte de uma iniciativa nacional para doar corridas aos municípios, colaborar no transporte de profissionais de funções essenciais e ajudar a manter a renda de nossos parceiros”, afirma Matheus Wood, gerente de operações da 99 na região.