Blog

25/05/2020
Por: VOLL

5 atitudes inspiradoras durante a pandemia

Sabemos que a pandemia do coronavírus transformou a maneira como as pessoas vivem. Da mesma forma, empresas, instituições de ensino e demais organizações precisaram repensar suas formas de ser, moldando-se para atender uma necessidade maior de saúde e manutenção da integridade física e mental de seus membros.

Desde meados de março, os meios de comunicação, em sua maioria, se dedicam a oferecer conteúdos preocupantes sobre a situação global. Ao lado das especulações dos grupos de WhatsApp, a televisão e o rádio se tornaram verdadeiras máquinas de notícias ruins. Medo, tensão e apreensão são sentimentos esperados após assistirmos à edição do jornal do fim da manhã.

A situação é séria, todos sabem. Os números são preocupantes, nós todos também já sabemos. Manter uma massa de mais de 210 milhões de pessoas (o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo) cônscia sobre cuidados de higiene e isolamento social é, claro, um grande desafio. Mas entendemos que o momento precisa de mais boas novas do que de maiores alardes.

Há, inclusive, um movimento na Internet de promover aquelas novidades que evidenciam o que o ser humano tem de melhor: sua capacidade de aprendizado e de transformar desafios em grandes vitórias. O The Good News Coronavirus, por exemplo, é um portal que compartilha grandes feitos, filantrópicos, científicos e sociais, que não podem ser desconsiderados.

Em meio a tanto tumulto, há muita coisa boa acontecendo pelo mundo, e a gente preferiu organizar algumas delas neste artigo, para que você não se esqueça delas!

No Brasil, felizmente, as coisas não têm sido muito diferentes. Há muito para se inspirar e se acalmar no meio de tantas mudanças. Por isso, reunimos aqui cinco atitudes inspiradoras, para que você possa aquecer seu coração, mesmo enquanto as manhãs frias de inverno chegam.


1. Uber anuncia parceria para bancar viagens de doadores de sangue em cinco estados

Em uma (incrível e) nova medida para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia global de coronavírus (COVID-19), a empresa anunciou o custeio da viagem de doadores que queriam se deslocar para bancos de sangue.

A medida faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.

Confira aqui, aqui e aqui a ação, na íntegra.


2. Profissionais de saúde poderão usufruir de viagens gratuitamente, oferecidas pelas companhias aéreas

Uma ação conjunta das companhias aéreas Latam, Gol e Azul vem oferecendo ajuda com passagens a profissionais que atuam na área da saúde e precisam se deslocar em meio à pandemia do novo coronavírus.

As três companhias oferecem passagens com o pagamento apenas da taxa de embarque para médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Além prever a isenção total da tarifa, a iniciativa ainda concede pontos nos respectivos programas de fidelidade com pontuação de milhas por cada trecho percorrido pelos profissionais da saúde.

3. Médicos e enfermeiros poderão se movimentar gratuitamente por aplicativos

A 99, empresa de mobilidade urbana, anunciou em 23 de março, mais uma iniciativa para apoiar as ações de controle ao novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A empresa disponibilizará mais de R$ 4 milhões em corridas pela plataforma para os governos municipais no Brasil.

São Paulo foi a primeira cidade parceira a receber 60 mil vouchers enviados à Secretaria Municipal da Saúde para ajudar no deslocamento dos profissionais da área.

Com o mesmo propósito, a Uber e o Itaú Unibanco também anunciaram uma parceria similar para oferecer 200 mil viagens para profissionais de saúde da Prefeitura de São Paulo que estão atuando na linha de frente do combate à COVID-19.

Esses profissionais terão direito a fazer viagens pela plataforma da Uber quando a origem ou o destino for um dos centros de saúde da cidade. A ação entrou em vigor no último dia 15 de maio, e você confere seus detalhes neste link.


4. 99 faz parceria com o governo de Minas Gerais para distribuir remédios à população em risco

A ação teve início no último dia 14/04 em Juiz de Fora (Zona da Mata mineira) e hoje – 28/04 – chegou a Belo Horizonte.

“Neste momento de solidariedade geral, a parceria entre a 99 e o governo de Minas Gerais ajuda a evitar que pessoas mais humildes pertencentes ao grupo de risco se contaminem durante algum deslocamento às unidades da Farmácia Popular. É uma maneira de evitar a formação de filas e pontos de potencial disseminação do vírus nas farmácias regionais administradas pelo Estado”, afirma João Pedro Torneli, especialista de operações da 99.

Apenas na farmácia da regional da capital mineira circulam, aproximadamente, 50 mil pacientes por mês, além de cerca de 220 funcionários.

Para ver mais detalhes e se emocionar com esta ação, clique aqui.

5. 99 doa 5 mil corridas para apoiar combate à Covid-19 em Goiânia

A empresa disponibilizou 5 mil corridas pela plataforma para a Prefeitura de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde, para ajudar nas ações de controle ao novo coronavírus (Covid-19) na capital. Com esta iniciativa, a plataforma contribui ainda para a geração de renda dos condutores que seguem trabalhando.

“Nesse momento delicado, em que toda a sociedade se une para lutar contra o novo coronavírus, a 99 não podia deixar de colaborar. A parceria faz parte de uma iniciativa nacional para doar corridas aos municípios, colaborar no transporte de profissionais de funções essenciais e ajudar a manter a renda de nossos parceiros”, afirma Matheus Wood, gerente de operações da 99 na região.


Para se inspirar mais

Apesar de todos desafios, a pandemia tem feito muito por todos nós. Temos aprendido a valorizar nossa saúde, nosso espaço de trabalho, nossas casas e nossa família. É importante, sempre, buscarmos o aprendizado em todas as experiências de vida, mesmo as mais difíceis.

Para se inspirar mais, convidamos você a assistir à Carta do Futuro, um manifesto publicado pelo Welcome Tomorrow, principal e maior evento de city, business and lifestyle trends da América Latina, que é um braço da iniciativa do Instituto Parar, especialista em mobilidade corporativa. São quatro vídeos curtos, mas muito poderosos. (Prepare-se para se emocionar)

 

Categorias: Notícias, Tendências

Você também pode se interessar:

11/08/2020
Por: Luiz Moura

A vez das novas necessidades na mobilidade corporativa

As constantes transformações na forma de ser de empresas e profissionais têm contribuído para que as necessidades pessoais e coletivas alternem de prioridade. Antes das recomendações de isolamento social, era provável que você tivesse interesse em adquirir um produto ou serviço que, dada a atual circunstância, pode ter deixado de ser uma necessidade latente. Quando […]

Leia mais
28/07/2020
Por: Luiz Moura

O importante papel da tecnologia na mobilidade para o período de retomada

Nada diferente dos demais processos evolutivos dos últimos séculos, a tecnologia vem tendo um papel importante na mudança de comportamentos durante a pandemia do coronavírus. Uma das grandes mudanças se refere à maneira como as pessoas decidem se locomover, tentando manter-se saudáveis e em atendimento às recomendações dos órgãos reguladores sanitários globalmente. Se, por um […]

Leia mais
13/07/2020
Por: Luiz Moura

O que a técnica de social listening tem a ver com uma gestão de mobilidade inteligente?

Na última semana, publicamos o primeiro artigo da série Competências para estruturar um programa de gestão de mobilidade eficiente. E, como citamos, nosso objetivo é trazer referências de algumas habilidades importantes para a figura de gestão de mobilidade nas organizações. Se você ainda não fez a leitura sobre como a gestão de projetos é fundamental para um […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.