Blog

19/01/2022
Por: Marianne Monteiro

3 erros dos gestores ao organizar viagens corporativas

As viagens corporativas são uma estratégia eficaz para gerar negócios, estreitar relacionamentos com seus stakeholders e buscar novas oportunidades para a empresa. 

Entretanto, para os gestores, trata-se de um processo complexo que exige muito planejamento e atenção aos detalhes para que a experiência atinja os objetivos esperados. Além disso, uma viagem mal planejada pode acabar rendendo custos extras e inesperados para a empresa.

Por isso, no artigo do blog de hoje, os especialistas da VOLL preparam uma lista com os 5 erros mais comuns que os gestores cometem ao organizar viagens corporativas. Confira a nossa lista!

Não planejar com a devida antecedência 

Comprar passagens aéreas em cima da hora ou escolher negociar apenas com uma companhia aérea são estratégias que, no longo prazo, podem trazer prejuízos à empresa. Ao planejar as viagens corporativas de maneira pró-ativa, o gestor pode conseguir preços melhores ao consultar um maior número de fornecedores e ampliar a gama de companhia aéreas que possam negociar acordos mais vantajosos.

Para isso, é preciso que o gestor defina com antecedência certos pontos, como:

  • Quais os destinos da viagem?
  • Quantos colaboradores precisam se deslocar?
  • Qual a frequência dessas viagens?
  • É possível meios alternativos de deslocamento, como ônibus?
  • É mais econômico uma estadia em um Airbnb ao invés de um hotel?
  • A viagem acontecerá em alta temporada ou período de feriados?
  • Qual será a agenda que o colaborador deve cumprir?

A partir destas respostas, o gestor poderá pesquisar alternativas e possibilidades com maior amplitude, buscando as opções mais lucrativas para a empresa e que trazem mais conforto para seus viajantes. 

Não ter uma política de viagens bem definida

Eu sei, você sabe, a política de viagens corporativas é essencial para qualquer estratégia de viagens de uma empresa. Porém, não basta apenas que a empresa tenha uma, mas que seja bem estruturada, transparente e constantemente atualizada.  

Em geral, a política de viagens corporativas se divide em três etapas: antes da viagem; durante a viagem e após a viagem. Nestes etapas, devem estar todas as informações necessárias para reserva de passagens, solicitação de adiantamento, como solicitar aprovação da viagem aos responsáveis, qual é a conduta esperada do viajante em um hotel, como organizar seu deslocamento urbano, quais os canais de suporte e como fazer a prestação de contas. 

Se a sua empresa ainda não possui uma política de viagens corporativas, ou como garantir sua aderência, a VOLL tem alguns links que podem te ajudar:

Política de viagens: saiba agora como fazer a sua

Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida

Política de viagens corporativas: crie boas práticas e garanta aderência

Meu funcionário contratou serviços fora da política de viagem. E agora?

Não contratar um seguro viagem

Ainda há muitas dúvidas em relação à contratação, ou não, de um seguro viagem para os colaboradores. Apesar de ser visto como um “seguro saúde temporário” por muitos, a cobertura de seus serviços é muito mais ampla. Além de cobrir as despesas médicas, é válido para outras situações como extravio ou danos à bagagem e perda de um voo, por exemplo. 

No caso de um seguro de viagem corporativo, há coberturas específicas que podem ser adicionadas conforme a necessidade da empresa. Por exemplo, se um executivo não pode cumprir a agenda, é assegurado o envio de um executivo substituto. Ou, em outros casos, pode assegurar equipamentos, como um furto de notebook ou smartphone. 

Em linhas gerais, um seguro viagem oferece cobertura para: 

  • Despesas médicas, hospitalares, farmacêuticas e odontológicas; 
  • Reembolso de despesas de viagens em caso de interrupção ou cancelamento;
  • Assistência para atraso de voo, perda de conexão e extravio de bagagem;
  • Morte acidental em viagem e traslado do corpo;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem.

Sendo assim, contratar um seguro viagem para seus viajantes corporativos, pode oferecer mais segurança diante de imprevistos, garante o reembolso em situações emergenciais (como o furto do notebook, por exemplo), prevê suporte especializado em qualquer lugar do mundo, evita surpresas no orçamento e valoriza a sua equipe. 

Se você ainda precisa de mais motivos para contratar um seguro viagem para seus colaboradores, baixe nosso e-book sobre o tema:

Esta foi a nossa seleção dos principais erros que os gestores podem cometer ao organizar uma viagem corporativa. Gostou do nosso artigo? 😉

Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem bem informadas! Até a próxima!

Você também pode se interessar:

Executivos entrando no aeroporto
09/08/2022
Por: Luiz Moura

Como usar a tecnologia a seu favor para garantir que a política de viagens da empresa seja seguida

Quando um colaborador precisa viajar a trabalho, é comum que ele tenha sido orientado a partir de algumas informações e diretrizes da empresa sobre como fazer o pedido de sua passagem aérea, reservar seu hotel e utilizar as opções de transporte urbano para se movimentar entre uma reunião e outra. A este conjunto de recomendações, […]

Leia mais
03/08/2022
Por: Amanda Doimo

Hospedagem: 5 dicas para a sua próxima viagem a trabalho

A reabertura das fronteiras e o avanço da vacinação em todo o mundo permitiram que mais viajantes corporativos retomassem suas rotinas de viagens internacionais. A VOLL, seguindo essa tendência, agora permite que você reserve e confirme hospedagens em hotéis em todo o mundo, de forma online. Temos o maior marketplace de serviços de viagens corporativas da América […]

Leia mais
02/08/2022
Por: Luiz Moura

Hotel ou Airbnb: qual a melhor opção para a sua viagem a trabalho?

Você provavelmente já utilizou ou conhece o Airbnb, mas… já cogitou usá-lo nas viagens corporativas de sua equipe? Sim, a plataforma de locação de acomodações acompanhou as mudanças do mercado e criou o Airbnb para trabalho.  Com a premissa “Sinta-se em casa, onde quer que o trabalho lhe leve”, a plataforma, que já conta com […]

Leia mais

Receba as novidades sobre o universo da mobilidade

Acompanhe as últimas notícias da Voll. Inscreva-se para receber tudo em primeira mão através da nossa plataforma digital.